Plano de Desenvolvimento de Pessoas
A Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP), regulamentada pelo Decreto nº 9.991/2019 e orientada pela Instrução Normativa SGP-ENAP/SEDGG/ME nº 21/2021, tem o Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) como seu principal instrumento, pois nele se registram demandas (necessidades de desenvolvimento) e se instigam ofertas (ações de desenvolvimento). Internamente, a UFPI regulamentou o procedimento nas Resoluções CAD nº 152/2023 e CEPEX nº 547/2023.
Pensando nisso, a Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas/SRH desenvolve todas as etapas do PDP da UFPI através das seguintes etapas:
1ª ETAPA - IDENTIFICAÇÃO DAS NECESSIDADES
Atividade: Reunir e discutir coletivamente sobre as necessidades da equipe e dos membros da equipe e registrar as necessidades de desenvolvimento.
Responsável: Membros da equipe de trabalho (Departamentos, coordenações de curso, pró-reitorias e demais unidades administrativas)
Como fazer: Atribuição do chefe da unidade aplicar os questionários a cada um dos servidores lotados na unidade a fim de que estes registrem suas percepções individuais a respeito das necessidades de desenvolvimento da unidade.
2ª ETAPA - VALIDAÇÃO DAS NECESSIDADES
Atividade: Validar as necessidades de sua equipe e encaminhar à unidade dirigente.
Responsável: chefia da unidade
Como fazer: Chefia filtras as necessidades e encaminha as informações consolidadas à unidade dirigente.
3ª ETAPA - INSERÇÃO DOS DADOS NO PORTAL SIPEC
Atividade: Receber, consolidar e inserir as informações recebidas das unidades subordinadas no Portal SIPEC.
Responsável: chefe da unidade dirigente
Como fazer: Após receber perfil adequado, o chefe da unidade dirigente consolida os dados recebidos das unidades subordinadas e insere no Portal SIPEC, eliminando necessidades que sejam muito parecidas ou repetidas.
4ª ETAPA - ANÁLISE E PRIORIZAÇÃO DAS NECESSIDADES
Atividade: Consolidar necessidades validadas que tenham escopo aproximado e priorizar quais necessidades estarão no PDP da UFPI.
Responsável: CDP/SRH
Como fazer: É realizada a análise e consolidação das necessidades através do Portal SIPEC e posterior envio ao Reitor para aprovação.
5ª ETAPA - APROVAÇÃO E ENVIO DO PDP
Atividade: aprovar o PDP da UFPI e encaminhar ao órgão central do SIPEC
Responsável: Reitor da UFPI
Como fazer: A aprovação e envio ocorre através do Portal SIPEC.
Após a realização da 5ª Etapa do PDP e posterior publicação nesta página, os servidores já podem solicitar suas ações de desenvolvimento, inclusive as que forem realizadas mediante afastamento ou licença para capacitação.
O PDP é publicado até o final de setembro.
LINKS ÚTEIS
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