Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Plano de Desenvolvimento de Pessoas - PDP
Início do conteúdo da página

Plano de Desenvolvimento de Pessoas

Imprimir
Última atualização em Segunda, 12 de Setembro de 2022, 11h20

A Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP), regulamentada pelo Decreto nº 9.991/2019 e orientada pela Instrução Normativa SGP-ENAP/SEDGG/ME nº 21/2021, tem o Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) como seu principal instrumento,  pois nele se registram demandas (necessidades de desenvolvimento) e se instigam ofertas (ações de desenvolvimento).

Pensando nisso, a Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas/SRH desenvolve todas as etapas do PDP da UFPI através das seguintes etapas:

1ª ETAPA - IDENTIFICAÇÃO DAS NECESSIDADES

Atividade: Reunir e discutir coletivamente sobre as necessidades da equipe e dos membros da equipe e registrar as necessidades de desenvolvimento no Portal SIPEC.

Responsável: Membros da equipe de trabalho (Departamentos, coordenações de curso, pró-reitorias e demais unidades administrativas) 

Como fazer: Um representante da equipe, após receber o perfil adequado, realiza o acesso ao Portal SIPEC e insere as necessidades (Tutorial)

2ª ETAPA - VALIDAÇÃO DAS NECESSIDADES

Atividade: Validar as necessidades de sua equipe e encaminhar à SRH.

Responsável: chefia da unidade

Como fazer: Chefia, após receber o perfil adequado, realiza o acesso ao Portal SIPEC, filtras as necessidades que estão relacionadas a sua unidade e realiza a validação (Tutorial)

3ª ETAPA - ANÁLISE E PRIORIZAÇÃO DAS NECESSIDADES

Atividade: Consolidar necessidades validadas que tenham escopo aproximado e priorizar quais necessidades estarão no PDP da UFPI.

Responsável: CDP/SRH

Como fazer: É realizada a análise e consolidação das necessidades através do Portal SIPEC.

4ª ETAPA - DETALHAMENTO DE SOLUÇÕES

Atividade: Detalhar eventuais soluções já reconhecidas para as necessidades priorizadas e enviar ao Reitor para aprovação

Responsável: CDP/SRH

Como fazer: É apresentada uma possível solução à necessidade priorizada e indica-se se pode ser atendida por educação formal.

5ª ETAPA - APROVAÇÃO E ENVIO DO PDP

Atividade: aprovar o PDP da UFPI e encaminhar ao órgão central do SIPEC

Responsável: Reitor da UFPI

Como fazer: A aprovação e envio ocorre através do Portal SIPEC.

Após a realização da 5ª Etapa do PDP, o órgão central do SIPEC analisa e encaminha à ENAP para análise de oferta de cursos de capacitação. Em seguida o Plano é devolvido à UFPI até o dia 30/11 de cada ano para análise do Reitor, cabendo a ele decidir quanto ao acatamento da menifestação técnica do órgão central.

O PDP é publicado até o dia 15/12 de cada ano na pagina da UFPI na internet.

LINKS ÚTEIS

Plano de Desenvolvimento de Pessoas - PDP 2022

Guia de Elaboração do PDP 2023

Canvas de identificação das necessidades de desenvolvimento 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página