Superintendência de Recursos Humanos (SRH)
I – Assessorar a Reitoria no planejamento e no desenvolvimento das atividades institucionais inerentes a área de gestão de pessoas;
II- Emitir parecer técnico-conclusivo nos processos administrativos eletrônicos que perpassam pela SRH a fim de subsidiar decisões da Reitoria;
III – Elaboração de instruções normativas relativas à área de gestão de pessoas para aprovação nos órgãos colegiados superiores da UFPI;
IV- Definir a instrução dos processos administrativos de sua competência;
V – realizar atualizações, adequações e controle dos procedimentos internos da SRH;
VI- Orientar os servidores e seus dependentes sobre as legislações, normativos e procedimentos administrativos inerentes aos direitos e deveres do servidor público federal;
VII – Assessorar e responder no atendimento às demandas de órgãos de controle e judiciais;
VIII – supervisionar as coordenações de administração de pessoal, atenção ao servidor, desenvolvimento e pagamento;
IX- Implementar modelos de gestão que buscam o desenvolvimento e a mensuração das atividades realizadas pelos servidores da UFPI, com foco na entrega por resultados e na qualidade dos serviços prestados à sociedade;
X- Avaliar as necessidades atuais e futuras de servidores a fim de suprir o quantitativo, a composição e ao perfil da força de trabalho de cada unidade administrativa/acadêmica da UFPI.
Superintendente: Flávia Lorenne Sampaio Barbosa
Contato: (86) 3215-5593
E-mail:
Coordenação de Administração de Pessoal (CAP)
I - Provimento de servidores efetivo, substituto, visitante, temporário e residente.
II - Lançamento nos sistemas de processos referente à atualização cadastral;
III - Lançamento nos sistemas de processos referente à licenças, afastamentos, concessões , vantagens, benefícios, gratificações, adicionais e vacância;
IV - Inserção de dados no Assentamento Funcional Digital (AFD);
V - Orientação e manuseio do sistema de frequência;
VI - Lançamento nos sistemas de função comissionada;
VII - Emissão de declaração referente à vida funcional dos servidores;
VIII- Orientação de informações relacionadas aos concursos de efetivos e substitutos.
Coordenadora: Linda Josefina Lula Ferreira
Telefone: (86) 3215-5595 / 3215-5598
e-mail:
Coordenação de Atenção ao Servidor (CAS)
I - Realizar atividades de atenção e acolhimento ao servidor por meio de ações educativas em diversas áreas, englobando 3 eixos:
a. Qualidade de vida no trabalho;
b. Preparação para aposentadoria;
c. Direitos, deveres e ética no serviço Público.
II - Realizar atendimentos e/ou visitas domiciliares para subsidiar a pericia médica no que tange às solicitações da Junta Médica;
III - Realizar visitas de prova de vida;
IV - Realizar vistorias e emissão de relatório técnico em saúde e segurança no trabalho com o intuito de sempre sugerir melhorias no ambiente de trabalho dos servidores;
V - Realizar parecer técnico conclusivo com relação aos adicionais ocupacionais (insalubridade/periculosidade).
Coordenadora: Ionara Santos Moura
Telefone: (86) 3215-5597
e-mail:
Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal (CDP)
I - planejamento, monitoramento e execução da Política de Desenvolvimento dos servidores da UFPI;
II - acompanhamento de avaliações de desempenho com vistas a progressão funcional por mérito profissional ou estágio probatório;
III - promover cursos de capacitação;
IV - elaborar e monitorar o Plano de Desenvolvimento de Pessoas da UFPI;
V - supervisionar as avaliações de desempenho para progressão funcional por mérito profissional dos servidores;
VI - avaliar processos de progressão por capacitação e incentivo a qualificação;
VII - analisar e emitir parecer técnico sobre solicitações de afastamento para participação em ações de desenvolvimento;
VIII - avaliar a efetividade das ações de desenvolvimento;
IX - elaborar e monitorar o Plano Anual de Qualificação da UFPI.
Coordenador: Filipe Hudson de Macedo Paz
Telefone: (86) 3215-5601 (também é WhatsApp).
e-mail:
Coordenação de Pagamento (CP)
I – calcular direitos e vantagens dos servidores ativos, inativos, beneficiários de pensão e professores substitutos, temporários e visitantes, técnicos substitutos, médicos residentes e residentes multiprofissional;
II – coordenar, controlar e orientar procedimentos de folha de pagamento dos servidores ativos e inativos;
III – expedir Certidão de Insalubridade e Periculosidade;
IV – executar e controlar procedimentos relativos à demandas de órgãos de controle e devolução ao Erário;
V – realizar o recadastramento anual dos aposentados e pensionistas;
VI – executar e controlar procedimentos relativos ao E-Social, RAIS e DIRF;
VII – executar e controlar as atividades pertinentes à concessão de benefícios, auxílios, indenizações, adicionais, abonos, substituições, carga horária, frequência, progressão, vacância, movimentações, concursos internos e externos, isenção de imposto de renda dos servidores aposentados e pensionistas vitalícios.
Coordenadora: Maria Lúcia Alves
Telefone: (86) 3215-5596
e-mail: