Quem Somos

Superintendência de Recursos Humanos (SRH)

I – Assessorar a Reitoria no planejamento e no desenvolvimento das atividades institucionais inerentes a área de gestão de pessoas;

II- Emitir parecer técnico-conclusivo nos processos administrativos eletrônicos que perpassam pela SRH a fim de subsidiar decisões da Reitoria;

III – Elaboração de instruções normativas relativas à área de gestão de pessoas para aprovação nos órgãos colegiados superiores da UFPI;

IV- Definir a instrução dos processos administrativos de sua competência;

V – realizar atualizações, adequações e controle dos procedimentos internos da SRH;

VI- Orientar os servidores e seus dependentes sobre as legislações, normativos e procedimentos administrativos inerentes aos direitos e deveres do servidor público federal;

VII – Assessorar e responder no atendimento às demandas de órgãos de controle e judiciais;

VIII – supervisionar as coordenações de administração de pessoal, atenção ao servidor, desenvolvimento e pagamento;

IX- Implementar modelos de gestão que buscam o desenvolvimento e a mensuração das atividades realizadas pelos servidores da UFPI, com foco na entrega por resultados e na qualidade dos serviços prestados à sociedade;

X- Avaliar as necessidades atuais e futuras de servidores a fim de suprir o quantitativo, a composição e ao perfil da força de trabalho de cada unidade administrativa/acadêmica da UFPI.

Superintendente: Flávia Lorenne Sampaio Barbosa

Contato: (86) 3215-5593

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Coordenação de Administração de Pessoal (CAP)

I - Provimento de servidores efetivo, substituto, visitante, temporário e residente.

II - Lançamento nos sistemas de processos referente à atualização cadastral;

III - Lançamento nos sistemas de processos referente à licenças, afastamentos, concessões , vantagens, benefícios, gratificações, adicionais e vacância;

IV - Inserção de dados no Assentamento Funcional Digital (AFD);

V - Orientação e manuseio do sistema de frequência;

VI - Lançamento nos sistemas de função comissionada;

VII - Emissão de declaração referente à vida funcional dos servidores;

VIII- Orientação de informações relacionadas aos concursos de efetivos e substitutos.

Coordenadora: Linda Josefina Lula Ferreira

Telefone: (86) 3215-5595 / 3215-5598

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Coordenação de Atenção ao Servidor (CAS)

I - Realizar atividades de atenção e acolhimento ao servidor por meio de ações educativas em diversas áreas, englobando 3 eixos:

a. Qualidade de vida no trabalho;

b. Preparação para aposentadoria;

c. Direitos, deveres e ética no serviço Público.

II - Realizar atendimentos e/ou visitas domiciliares para subsidiar a pericia médica no que tange às solicitações da Junta Médica;

III - Realizar visitas de prova de vida;

IV - Realizar vistorias e emissão de relatório técnico em saúde e segurança no trabalho com o intuito de sempre sugerir melhorias no ambiente de trabalho dos servidores;

V - Realizar parecer técnico conclusivo com relação aos adicionais ocupacionais (insalubridade/periculosidade).

Coordenadora: Ionara Santos Moura

Telefone: (86) 3215-5597

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Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal (CDP)

I - planejamento, monitoramento e execução da Política de Desenvolvimento dos servidores da UFPI;

II - acompanhamento de avaliações de desempenho com vistas a progressão funcional por mérito profissional ou estágio probatório;

III - promover cursos de capacitação;

IV - elaborar e monitorar o Plano de Desenvolvimento de Pessoas da UFPI;

V - supervisionar as avaliações de desempenho para progressão funcional por mérito profissional dos servidores;

VI - avaliar processos de progressão por capacitação e incentivo a qualificação;

VII - analisar e emitir parecer técnico sobre solicitações de afastamento para participação em ações de desenvolvimento;

VIII - avaliar a efetividade das ações de desenvolvimento;

IX - elaborar e monitorar o Plano Anual de Qualificação da UFPI.

Coordenador: Filipe Hudson de Macedo Paz

Telefone: (86) 3215-5601 (também é WhatsApp).

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Coordenação de Pagamento (CP)

I – calcular direitos e vantagens dos servidores ativos, inativos, beneficiários de pensão e professores substitutos, temporários e visitantes, técnicos substitutos, médicos residentes e residentes multiprofissional;

II – coordenar, controlar e orientar procedimentos de folha de pagamento dos servidores ativos e inativos;

III – expedir Certidão de Insalubridade e Periculosidade;

IV – executar e controlar procedimentos relativos à demandas de órgãos de controle e devolução ao Erário;

V – realizar o recadastramento anual dos aposentados e pensionistas;

VI – executar e controlar procedimentos relativos ao E-Social, RAIS e DIRF;

VII – executar e controlar as atividades pertinentes à concessão de benefícios, auxílios, indenizações, adicionais, abonos, substituições, carga horária, frequência, progressão, vacância, movimentações, concursos internos e externos, isenção de imposto de renda dos servidores aposentados e pensionistas vitalícios.

Coordenadora: Maria Lúcia Alves

Telefone: (86) 3215-5596

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