
O número de mortes por câncer de próstata vem aumentando continuadamente, de acordo com o Ministério da Saúde. Nos últimos 10 anos, houve um crescimento de 21%, saindo de 14.984 mortes anuais em 2015 para 17.587 em 2024. Diante desse cenário, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) inicia a campanha Novembro Azul 2025 reforçando a importância do diagnóstico precoce, quando as chances de cura podem ultrapassar 90%, e incentivando homens a partir dos 50 anos – ou 45 em caso de histórico familiar, obesidade e raça negra – a procurarem avaliação médica individualizada.
O Novembro azul é uma campanha global que visa a conscientização sobre a saúde masculina, incentivando os homens a buscarem orientação médica e realizar exames de rotina como foco no combate ao câncer de próstata.
A Superintendência de Recursos Humanos apoia esta campanha, relembra a todos os trabalhadores da UFPI a importância do cuidado com a saúde e reforça o alerta da Sociedade Brasileira de Urologia: diagnóstico precoce é decisivo e pode salvar mais de 90% dos pacientes.
Fonte: https://portaldaurologia.org.br/