Depois de anos de trabalho, o descanso é bem-vindo, especialmente com a sensação de dever cumprido.
Parabéns pelo seu dia!
Aposentadoria com Qualidade de Vida
Os processos de envelhecimento e a aposentadoria não são homogêneos e sofrem múltiplas determinações, porque estão relacionados com as condições de existência dos trabalhadores – trabalho, classe, cultura, gênero, raça/etnia e acesso às políticas sociais, assim como às percepções individuais. As percepções pessoais do trabalhador são determinantes na forma como podem lidar com essa nova etapa da vida e frente à capacidade de construir novos projetos de vida.
A aposentadoria na velhice precisa ser pensada em convergência com a perspectiva de envelhecimento ativo e saudável pois estas apostam nos fatores de promoção de saúde e bem-estar, o que requer o desenvolvimento de capacidades individuais que promovam mudanças de comportamentos e práticas saudáveis como: atividade física, alimentação saudável, integração social, participação política.
Os fatores de risco e proteção como condições pessoais, psicossociais, organizacionais e ambientais, podem respectivamente dificultar ou facilitar e promover a qualidade de vida, bem-estar e adaptação à aposentadoria. Nesse sentido, é preciso que a gestão pública e as entidades sindicais, trabalhem esses fatores associados ao processo de transição e adaptação à vida de aposentado.
A aposentadoria é mais que um prêmio ou reconhecimento por anos de trabalho e dedicação, é um direito social conquistado pelas lutas da classe trabalhadora. É também um processo, pois deve ser planejada ao longo da vida laboral e sem perder vista que se vincula a um contexto geral da sociedade. A complexidade da realidade na qual está inserido o trabalhador em vias de se aposentar incide sobre suas percepções, bem-estar e dos modos de ser e ver a realidade.
Atividade física
Os exercícios físicos diminuem os riscos de doenças e fortalecem os músculos, evitando a ocorrência de quedas. Atividade física regular também está intimamente relacionada a uma melhor saúde mental. Caminhadas e alongamentos são escolhas interessantes e podem ser realizados em praças e parques da cidade.
Alimentação saudável
Ter uma alimentação balanceada é uma das melhores formas de preservar a saúde. A dieta deve incluir mais cálcio e proteínas, e menos açúcares, gorduras, sódio e alimentos industrializados. Frutas e verduras são sempre bem-vindas no prato! Esse cuidado evita o desenvolvimento de doenças e afasta as chances de desnutrição.
Integração social
Assim como acontece em qualquer faixa etária, a integração social é importante. Os encontros com familia e amigos trazem alegria e fazem com que a pessoa se sinta parte de um grupo social. É interessante participar de atividades coletivas, como aulas de dança ou hidroginástica. Assim, além de se exercitar, convive com outras pessoas.
Participação política
É importante se manter ativo, reivindicando seus direitos para serem efetivamente representados e assim possam viver em uma sociedade que garanta o bem-estar geral e o bem- estar da geração que já contribuiu com o avanço do país e muito ainda tem a usufruir e a contribuir.