Dispositivo de honra da Aula Inaugural do curso de Doutorado do PRODEMA
Na noite da segunda-feira (8), foi realizada a aula inaugural do curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA). O evento, realizado no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI), contou com a presença de estudantes e docentes de diversas instituições que integram a Rede PRODEMA, incluindo a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).
Pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFPI, Rodrigo Veras
Representando a Administração Superior da UFPI, o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Rodrigo Veras, destacou a relevância do programa para a Universidade e ressaltou o papel fundamental da pesquisa científica na busca por soluções para as demandas da sociedade, especialmente as relacionadas ao meio ambiente. “É uma grande satisfação para a Universidade Federal do Piauí sediar esta aula inaugural, que acontece em sistema de rodízio entre as instituições da rede PRODEMA. A pesquisa científica está, cada vez mais, conectada às reais necessidades da sociedade, e o PRODEMA é um exemplo concreto dessa integração. Trata-se de um curso interinstitucional, com forte caráter interdisciplinar, que promove o desenvolvimento ambiental de forma responsável”, afirmou.
Coordenador-geral da Rede PRODEMA, Inajá Francisco de Sousa
O evento também contou com a presença do coordenador-geral da Rede PRODEMA, Inajá Francisco de Sousa, que celebrou a realização da aula inaugural do curso, frisando a importância do momento como uma oportunidade para os estudantes estabelecerem conexões significativas. “Este é um momento ímpar, pois marca o primeiro encontro dos novos alunos com o ambiente universitário e entre si. Considero isso extremamente importante, já que essa presença e troca de ideias é fundamental para o desenvolvimento acadêmico e pessoal”, pontuou.
Coordenadora local do Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente na UFPI, Wilza Gomes Reis Lopes
Em sua fala, a coordenadora local do Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente na UFPI, professora Wilza Gomes Reis Lopes, aproveitou o momento para dar as boas-vindas aos novos estudantes, incentivando a vivência plena da experiência acadêmica. “Sintam-se todos acolhidos. Espero que, além das aulas e da troca de conhecimentos acadêmicos, vocês aproveitem estes dias para compartilhar saberes, vivências e para construírem redes de contato e novas amizades. Afinal, uma das melhores coisas da vida são os encontros que ela nos proporciona”, finalizou.
Professora Patrícia Nápolis foi a organizadora de exposição fotográfica
A programação teve início à tarde com a mostra fotográfica “Cores, cultura e curiosidades: uma viagem fotográfica pela ciência no Piauí”, organizada pela professora Patrícia Nápolis. Ela explicou que a exposição retrata pesquisadores em atuação pelo Estado. “Essa exposição integra um projeto de extensão vinculado à pós-graduação do PRODEMA. É, na verdade, uma viagem fotográfica pelo Piauí, composta por registros das viagens de campo, aulas práticas, atividades e projetos de pesquisa desenvolvidos pelos alunos da pós. Abrimos também para a comunidade acadêmica, com o objetivo de mostrar um pouco do cotidiano desses pesquisadores, destacando principalmente os aspectos ambientais, culturais e sociais do nosso estado”, explicou a professora Patrícia Nápolis.
Público contempla mostra na área externa do Cine Teatro da UFPI
À noite, a programação seguiu com a recepção dos estudantes ingressantes no curso de Doutorado do PRODEMA. Em seguida, foi realizada a palestra de abertura “O Sistema Nacional de Pós-Graduação no Brasil: cenário atual e desafios futuros”, ministrada pelo professor Jairo Lizandro Schmitt, da Universidade Federal de Alagoas.
Performance artística do grupo Sarminina
O evento foi encerrado com uma apresentação cultural da banda “Sarminina”.
Também compuseram o dispositivo de honra, a coordenadora de Programas Stricto Sensu da UFPI, Maria do Carmo Martins; a presidente da comissão da Aula Inaugural, professora Elaine Aparecida da Silva; o diretor técnico-científico da FAPEPI, Pedro Soares Júnior; o assessor de relações institucionais da FADEX, Ribeiro Júnior; e a representante discente, Hamanda Soares Viana Pereira da Silva.