Espetáculo “Itararé: dos Desvalidos às Ruas Vazias” leva aos palcos obra publicada pela EDUFPI
A Companhia de Teatro Shangrilá apresenta o espetáculo “Itararé: dos Desvalidos às Ruas Vazias”, no dia 04 de novembro, às 18h, no Cine Teatro da UFPI, com entrada gratuita. O espetáculo é inspirado no livro “Nasce um bairro, renasce a esperança”, escrito por Cláudia Cristina da Silva Fontineles, professora do Departamento de História da Universidade Federal do Piauí (UFPI), e por Marcelo Neto, professor do Departamento de História da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Publicada pela Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI), com apoio da FAPEPI, a obra literária conta a história do Conjunto Habitacional Dirceu Arco Verde, em Teresina, destacando as vivências, lutas e conquistas de uma comunidade marcada por desafios sociais e pela força de reconstruir esperanças coletivas. Na adaptação teatral, esses elementos ganham forma e voz em uma narrativa sensível e provocadora, que transita entre memória, resistência e arte popular. O espetáculo propõe um diálogo entre literatura e teatro, convidando o público a refletir sobre as transformações sociais e culturais que moldam o cotidiano urbano. Para a professora Cláudia Fontineles, ver a obra acadêmica alcançar novos públicos por meio da arte é motivo de grande satisfação. “Muito nos honra ter um livro de nossa autoria — ‘Nasce um bairro, renasce a esperança’, publicado pela EDUFPI no ano de 2016 e fruto de uma criteriosa pesquisa acadêmico-científica acerca da formação histórica da região do hoje denominado Grande Dirceu, durante o período em que o Brasil estava sendo subjugado pelo regime ditatorial que asfixiava nossa gente — chegar à sociedade por meio de sua leitura e ainda inspirar novas releituras sob a forma de uma linguagem artística tão sublime como a teatral. Isso foi realizado pelo grupo teatral Shangrilá”, destaca a professora. Ela acrescenta ainda que é gratificante quando o conhecimento científico ultrapassa os muros da academia e encontra novos caminhos de diálogo com a sociedade: “Quando isso estimula outras leituras e novas escritas e possibilita a produção artística, põe em relevo a responsabilidade e a relevância social das pesquisas que fazemos no âmbito da Universidade pública. Com o espetáculo teatral, consideramos que a reflexão que propusemos na obra ganha uma nova forma de existir e uma nova oportunidade de sensibilizar a sociedade sobre os temas abordados no livro.” O evento conta com o apoio da UFPI, FADEX, FAPEPI, CAPES e do Governo do Estado do Piauí.
Obras aprovadas no Edital EDUFPI Nº 01/2025 são divulgadas em resultado preliminar
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI SUPERINTENDÊNCIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL EDITORA DA UFPI – EDUFPIEDITAL EDUFPI Nº 01/2025 SELEÇÃO DE OBRAS PARA PUBLICAÇÃO – LINHA FAPEPI/EDUFPI DIVULGAÇÃO DO RESULTADO PRELIMINAR A Diretora da Editora da Universidade Federal do Piauí – EDUFPI torna público o resultado preliminar das dezenas de obras submetidas ao Edital EDUFPI Nº 01/2025, destinado à seleção de até 12 livros para publicação no âmbito do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a UFPI e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí – FAPEPI. As obras foram avaliadas por pareceristas, observando-se os seguintes critérios: originalidade e ineditismo; qualidade da escrita e da construção narrativa ou argumentativa; contribuição ao campo de conhecimento. A ordem das obras não obedece a uma classificação por notas. As obras classificadas dentro do limite de até 12 obras previstas no Edital EDUFPI nº 01/2025 foram aprovadas e selecionadas para publicação. As obras que atingiram os critérios mínimos previstos no edital, mas que não se situaram dentro do número de vagas disponíveis, foram aprovadas, porém não selecionadas para publicação nesta etapa, permanecendo como suplentes, podendo ser convocadas caso surja disponibilidade editorial ou financeira futura. Considerando esses critérios, divulgamos a classificação preliminar: clique aqui para acessar o resultado preliminar completo TODAS AS OBRAS INSCRITAS FORAM ANALISADAS. SOMENTE AQUELAS APROVADAS TIVERAM SEUS NOMES DIVULGADOS NA LISTA OFICIAL. Agradecemos os quase 130 manuscritos recebidos. Reiteramos que há outras formas de publicar na editora. Confira nossos procedimentos internos na página Como publicar na EDUFPI.
EDUFPI divulga edital de seleção para publicação de obras piauienses
A Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI) abriu inscrições para a seleção de até 12 obras inéditas que serão publicadas em formatos impresso e digital. O edital conta com financiamento integral da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) e contempla autores piauienses em diversas categorias, com inscrições abertas até o dia 15 de setembro de 2025. Podem submeter propostas autores e autoras naturais do Piauí ou residentes no estado com obras concluídas — individuais ou coletâneas — nas seguintes categorias: literatura (incluindo minicontos e ficção), teses e dissertações adaptadas ao formato livro, além de obras científicas de docentes vinculados a instituições piauienses. A iniciativa garante a publicação totalmente gratuita das obras selecionadas, incluindo revisão, diagramação, impressão, produção de e-book gratuito e ampla divulgação. Cada título aprovado terá uma tiragem inicial de 100 exemplares impressos, sendo metade destinada à EDUFPI e a outra metade ao autor. “A EDUFPI será responsável por todo o processo editorial, incluindo revisão, diagramação e impressão. Esperamos, com isso, fortalecer a cultura piauiense e valorizar a produção intelectual do nosso estado”, afirma a professora Olívia Cristina Perez, diretora da EDUFPI As inscrições devem ser feitas exclusivamente por e-mail, através do endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Os interessados devem enviar: título da obra; nome completo e breve biografia do autor(a); arquivo da obra em formato Word (.doc ou .docx); carta de apresentação destacando a relevância da obra; comprovante de residência; e contato telefônico. No caso de teses e dissertações, é necessário adaptar o conteúdo ao formato de livro. A seleção será feita por pareceristas indicados pela EDUFPI, que avaliarão critérios como originalidade, qualidade da escrita e contribuição ao campo de conhecimento. O resultado final será divulgado até 30 de outubro de 2025 por e-mail aos autores participantes e também na página oficial da EDUFPI.