Reunião ocorreu na Prefeitura Universitária
O Conselho de Segurança da Universidade Federal do Piauí (UFPI) se reuniu pela primeira vez, na tarde da quarta-feira (24), na Prefeitura Universitária (PREUNI), localizada no Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina. A reunião teve três principais focos: apresentar a Resolução CAD/UFPI n° 160, de 3 de janeiro de 2024; expor os dados de segurança da Instituição nos últimos cinco anos e abordar a criação do Plano de Segurança e Vigilância (PSV).
Prefeito Universitário, Marco Antônio Mastrangelo
O prefeito universitário da UFPI, Marco Antônio Mastrangelo, destacou a importância da reunião para os discentes, servidores, docentes e terceirizados, que vivem a UFPI no dia a dia e dependem de sua segurança. "Foi uma reunião muito interessante, onde a gente se conscientizou do nosso potencial e das nossas fragilidades e foi o pontapé inicial de um trabalho vasto, muito importante e que vai trazer uma nova sensação de segurança e de conforto para quem está aqui todo dia na Universidade", ressaltou.
Vigilante efetivo Helvídio Fernandes
A Segurança da UFPI também esteve presente na reunião, com o vigilante efetivo Helvídio Fernandes, que contou que o Conselho se reunirá novamente no dia 8 de outubro, de forma on-line, para que um maior número de pessoas consigam atender à ocasião. "Essa foi a primeira reunião para debater um plano de segurança que a gente está construndo. A próxima reunião vai ser dia 8 de outubro, para ver os encaminhamentos que a gente vai conseguir, e ver os efeitos que vamos trazer", disse.
Estudante de Geografia e representante do DCE, Rafael Heberte
O discente do curso de Geografia e representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE) na reunião, Rafael Heberte, disse que a reunião serviu como uma forma de perceber como diferentes setores da Instituição veem a questão da segurança, comparando com o ponto de vista dos estudantes. "O Conselho se reunir hoje é algo muito importante porque a gente vê essas várias visões da UFPI. Então a gente vai ver outros setores falando como que veem a questão da segurança", explicou
Na ocasião, estiveram presentes o prefeito universitário, Marco Antônio Mastrangelo; a diretora do Campus Amílcar Ferreira Sobral, Edmilsa Santana; o diretor do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), Vitor Sandes; o diretor de Governança da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), Alexandre Medeiros; a coordenadora de Avaliação e Regulação da PROPLAN, Luísa Xavier; o vigilante Helvídio Fernandes e o discente do curso de Geografia, Rafael Heberte Ferreira, representando o DCE.