Visando promover cultura, compartilhar informação e fortalecer o acolhimento da comunidade acadêmica, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) realiza, na quinta-feira (14/8), a Acolhida Cultural 2025.2 #TônaUFPI. O evento, que acontece das 8h às 21h15 no Espaço Rosa dos Ventos no Campus Ministro Petrônio Portella em Teresina, contará com um dia inteiro de atividades artísticas, culturais e integração, reunindo discentes, docentes, técnicos e a comunidade externa.
A iniciativa possui uma programação diversa, reunindo sessões de cinema, shows de artistas locais, debates, literatura, diversidade e saúde mental. Além disso, a agenda do dia conta com exposições, feiras, oficinas e atividades esportivas. O encerramento será marcado por um Mini Ballroom, prometendo um momento histórico de celebração da cultura e da diversidade.
A pró-reitora de Extensão e Cultura da UFPI, Waleska Albuquerque, ressaltou que a Acolhida Cultural nasceu com o objetivo de receber a comunidade acadêmica da instituição no início das atividades semestrais, por meio de ações de acolhimento, informação e cultura. “Agora, em sua segunda edição, estendemos o convite também à comunidade externa, para que todos sejam igualmente acolhidos, conheçam e vivenciem um pouco da nossa Universidade”, elucidou.
A professora destacou que a programação da Acolhida Cultural 2025.2 foi pensada para promover a cultura, compartilhar informação e fortalecer o acolhimento. A segunda edição inclui novidades como a Mostra de Cinema, a campanha de vacinação, a participação da Editora EDUFPI, da ONG de proteção animal Bruna Amores de Patas e um concurso em comemoração ao aniversário de 173 anos de Teresina. “Entendemos que eventos como este são fundamentais para fortalecer a vida universitária, pois promovem a integração entre estudantes, professores, técnicos e a comunidade externa. Eles criam um ambiente acolhedor e participativo, contribuindo para o bem-estar, a troca de conhecimentos e o engajamento cultural.”, pontuou.
A pró-reitora acrescentou que eventos como a Acolhida Cultural possuem impacto positivo na vida universitária. “Iniciativas assim estimulam o sentimento de pertencimento à Universidade, incentivam a reflexão crítica e valorizam a diversidade, ampliando as experiências formativas para além da sala de aula”, concluiu.
Confira a programação completa da Acolhida Cultural.