Na foto, da direita para a esquerda, o diretor do CPCE, professor Everaldo Moreira; e o coordenador do projeto pela UFPI, professor Fábio dos Santos
A Universidade Federal do Piauí, por meio do Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE/UFPI), em Bom Jesus, comemora a aprovação de um importante projeto internacional em cooperação com a Universidade de Burgos (UBU), na Espanha. A iniciativa fortalece o intercâmbio científico entre Brasil e Europa, ampliando a presença da UFPI em redes globais de pesquisa.
O projeto, intitulado “Control and planning of processes under high uncertainty and variability (CyPVar)” é coordenado pelos professores Daniel Sarabia Ortiz e Alejandro Merino Gómez, da Universidade de Burgos, e conta, na UFPI, com a participação do professor Fábio Sandro dos Santos, responsável pela coordenação local.
O projeto foi financiado pelo Ministério da Ciência, Inovação e Universidades do Governo da Espanha e cofinanciado pela União Europeia, com uma subvenção de 71.400,00 euros para três anos. A pesquisa tem como objetivo desenvolver soluções digitais inovadoras para lidar com a variabilidade na indústria, promovendo a colaboração entre docentes, estudantes e grupos de pesquisa das duas instituições.
A parceria prevê a troca de experiências entre pesquisadores, realização de missões técnicas, publicações conjuntas e formação de recursos humanos em nível de pós-graduação, ampliando o alcance e a visibilidade internacional da UFPI.
Segundo o diretor do CPCE, professor Everaldo Moreira, o projeto se diferencia dos editais convencionais frequentemente lançados pelas agências de fomento nacionais, evidenciando a versatilidade e a capacidade do corpo docente em captar recursos externos e firmar parcerias estratégicas com instituições de excelência. “Essa conquista amplia a visibilidade do CPCE no cenário acadêmico internacional e reafirma nosso compromisso com a produção de ciência de qualidade, capaz de transformar realidades e fortalecer o papel da UFPI na região da Chapada das Mangabeiras e além de suas fronteiras. Temos convicção de que os resultados desse projeto trarão avanços significativos para a pesquisa, a formação de recursos humanos e a inovação”, destacou.
Para o coordenador do projeto pela UFPI, professor Fábio Sandro dos Santos, a aprovação deste projeto reforça o compromisso da UFPI com a internacionalização e com a produção de conhecimento científico de impacto, em colaboração com instituições de excelência. “Esperamos que os primeiros resultados, previstos para 2026, contribuam para avanços significativos na pesquisa e na formação de novos pesquisadores”, enfatizou.
Coordenadores do projeto da Universidade de Burgos
Já os coordenadores espanhóis do projeto comentaram o contentamento sobre a a aprovação do projeto CyPVar, que representa uma oportunidade única de colaboração entre a Espanha e o Brasil. “A parceria com a UFPI permitirá desenvolver soluções digitais inovadoras para a indústria, além de fortalecer os laços científicos e acadêmicos entre nossas instituições”, concluíram os professores Daniel Sarabia Ortiz e Alejandro Merino Gómez.