





PREG divulga 3ª Lista de Espera do curso de Libras e procedimentos e cronograma de Matrícula Institucional com ingresso em 2025.2
A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), torna pública a 3ª Lista de Espera do curso de Libras e procedimentos e cronograma de Matrícula Institucional. Confira a 3ª Lista de Espera. Confira o edital com procedimentos e cronograma da Matrícula Institucional.

Acolhida Cultural 2025.2 #TônaUFPI promove arte, cultura e diversidade no Campus Teresina no dia 14 de agosto
Visando promover cultura, compartilhar informação e fortalecer o acolhimento da comunidade acadêmica, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) realiza, na quinta-feira (14/8), a Acolhida Cultural 2025.2 #TônaUFPI. O evento, que acontece das 8h às 21h15 no Espaço Rosa dos Ventos no Campus Ministro Petrônio Portella em Teresina, contará com um dia inteiro de atividades artísticas, culturais e integração, reunindo discentes, docentes, técnicos e a comunidade externa. A iniciativa possui uma programação diversa, reunindo sessões de cinema, shows de artistas locais, debates, literatura, diversidade e saúde mental. Além disso, a agenda do dia conta com exposições, feiras, oficinas e atividades esportivas. O encerramento será marcado por um Mini Ballroom, prometendo um momento histórico de celebração da cultura e da diversidade. A pró-reitora de Extensão e Cultura da UFPI, Waleska Albuquerque, ressaltou que a Acolhida Cultural nasceu com o objetivo de receber a comunidade acadêmica da instituição no início das atividades semestrais, por meio de ações de acolhimento, informação e cultura. “Agora, em sua segunda edição, estendemos o convite também à comunidade externa, para que todos sejam igualmente acolhidos, conheçam e vivenciem um pouco da nossa Universidade”, elucidou. A professora destacou que a programação da Acolhida Cultural 2025.2 foi pensada para promover a cultura, compartilhar informação e fortalecer o acolhimento. A segunda edição inclui novidades como a Mostra de Cinema, a campanha de vacinação, a participação da Editora EDUFPI, da ONG de proteção animal Bruna Amores de Patas e um concurso em comemoração ao aniversário de 173 anos de Teresina. “Entendemos que eventos como este são fundamentais para fortalecer a vida universitária, pois promovem a integração entre estudantes, professores, técnicos e a comunidade externa. Eles criam um ambiente acolhedor e participativo, contribuindo para o bem-estar, a troca de conhecimentos e o engajamento cultural.”, pontuou. A pró-reitora acrescentou que eventos como a Acolhida Cultural possuem impacto positivo na vida universitária. “Iniciativas assim estimulam o sentimento de pertencimento à Universidade, incentivam a reflexão crítica e valorizam a diversidade, ampliando as experiências formativas para além da sala de aula”, concluiu. Confira a programação completa da Acolhida Cultural

UFPI divulga 9ª Chamada da Lista de Espera (10ª convocação) do SISU 2025 com 68 vagas
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) divulgou, nesta quinta-feira (7/8), a convocação da Nona Chamada da Lista de Espera do SISU 2025 com 68 vagas em 28 cursos de graduação nas modalidades presencial e à distância, nos campi de Teresina, Floriano, Bom Jesus e Picos. As matrículas institucionais ocorrem conforme o cronograma do Edital PREG/UFPI nº 42/2025 de 6 de agosto de 2025 e são realizadas exclusivamente on-line no Sistema de Matrícula da UFPI no site: https://matriculagraduacao.ufpi.br/. Na Lista Geral de Espera do SISU 2025 da Universidade Federal do Piauí, um(a) candidato(a) pode constar em mais de uma modalidade de concorrência, de acordo com as informações preenchidas pelo(a) candidato(a) no questionário de Perfil Social e de Perfil Econômico para a Lei de Cotas. Uma vez selecionado(a) e convocado(a) para uma dessas modalidades, o(a) candidato(a) será automaticamente excluído(a) das demais modalidades. Por exemplo, o(a) candidato(a) pode constar nas modalidades de concorrência AC, EP2 e PPI-2. Se for selecionado(a) e convocado(a) para a modalidade PPI-2, será excluído(a) das outras modalidades (AC e EP-2). Do total de vagas oferecidas, 50% são destinadas a estudantes que cursaram integralmente e exclusivamente o Ensino Médio na rede pública ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público, conforme estabelece a Lei nº 12.711/2012. A partir dessa exigência, há reserva de vagas a estudantes com renda familiar bruta per capita mensal menor ou igual a 1 salário mínimo, autodeclarados pretos, pardos, indígenas ou quilombolas e para pessoas com deficiência. Prazo para envio da documentação de validação de cotas - Para candidatos cotistas que precisam comprovar critérios de etnia e raça e/ou baixa renda e/ou pessoa com deficiência (PPI-1, Q-1, PCD-1, EP-1, PPI-2 e PCD-2), o envio de documentação de validação das cotas no Sistema de Matrícula da UFPI (https://matriculagraduacao.ufpi.br/) ocorre das 8h do dia 8 de agosto de 2025 às 23h59 do dia 11 de agosto de 2025, conforme estabelece o cronograma do Edital PREG/UFPI nº 42/2025 de 6 de agosto de 2025 e os procedimentos descritos no Edital UFPI nº 1/2025 de 14 de janeiro de 2025, ambos disponíveis na página da UFPI (https://ufpi.br/sisu-cspe). Prazo para envio da Documentação Básica para todos os candidatos (Cotistas e Ampla Concorrência) - Os candidatos da Ampla Concorrência (AC), os candidatos cotistas com documentação aprovada na etapa anterior (8/8 a 11/8), bem como os candidatos cotistas exclusivamente oriundos de escola pública (EP-2) devem enviar a documentação básica no Sistema de Matrícula da UFPI (https://matriculagraduacao.ufpi.br/), das 8h do dia 8 de agosto de 2025 às 23h59 do dia 14 de agosto de 2025. A documentação básica está disponível no Anexo III (A a I) do Edital UFPI nº 1/2025 de 14 de janeiro de 2025, disponível na página da UFPI (https://ufpi.br/sisu-cspe). A Matrícula Institucional é um procedimento obrigatório para todos os candidatos convocados nas chamadas (Chamada Regular e Listas de Espera) do Sistema de Seleção Unificada. Nesta primeira etapa das matrículas na UFPI, o aluno formaliza seu vínculo com a Instituição. Há ainda a segunda fase, chamada de “matrícula curricular", que vincula o aluno às disciplinas, que ocorre mais à frente, também on-line (via portal do discente no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). ATENÇÃO! O preenchimento das vagas remanescentes pelos candidatos da Lista de Espera ocorrerá conforme estabelecido no Edital UFPI nº 1, de 14 de janeiro de 2025. O candidato cotista (PPI 1, Q 1, PCD 1, EP 1, PPI 2, Q 2, PCD 2 ou EP2) que for selecionado e convocado para ocupar a vaga de Ampla Concorrência (AC), conforme preconiza a legislação vigente, deverá apresentar a documentação comprobatória referente à Ampla Concorrência, sendo dispensada apresentação dos documentos referente à cota escolhida. O candidato cotista (PPI 1, Q 1, PCD 1, EP 1, PPI 2, Q 2, PCD 2 ou EP2) que for selecionado e convocado para ocupar a vaga de outra modalidade de cota, conforme preconiza a legislação vigente, deverá apresentar a documentação comprobatória referente à cota para a qual foi convocado, em concordância com o questionário do perfil socioeconômico respondido pelo candidato no ato de inscrição do SISU. Quando um determinado tipo de vaga de cotas não possuir mais candidatos aptos na espera, a convocação adotará a sistemática disposta nos Art. 14º e 15º, da Portaria Normativa nº 18, de 11 de outubro de 2012 e na Seção IV da Portaria Normativa nº 21, de 5 de novembro de 2012. Neste caso, o candidato (AC ou Cotista) será identificado com um símbolo (#, *, &, %, @, ^, ~, $ ou AC) ao lado do número do CPF e período de ingresso, e a legenda relacionada ao símbolo encontra-se no final do documento, informando a modalidade de concorrência original do candidato. Especificamente neste caso, o candidato deverá apresentar os documentos referentes a sua concorrência original (AC ou Cota escolhida). É de exclusiva responsabilidade do candidato participante da lista de espera da edição única do SiSU 2025, o acompanhamento das convocações da lista de espera, no endereço eletrônico www.ufpi.br/sisu-cspe, e a observância dos procedimentos e prazos estabelecidos, no Edital UFPI nº 1, de 14 de janeiro de 2025 e nos demais editais de convocação. Confira a 9ª Chamada da Lista de Espera do SISU 2025. Confira o edital com os procedimentos e cronograma da Matrícula Institucional. Confira o Edital UFPI nº 1/2025 do SISU 2025. Calendário Acadêmico de 2025 Tem dúvidas? Confira o espaço de respostas para as perguntas mais frequentes: https://ufpi.br/sisu-cspe#duvidas-gerais-e-perguntas-frequentes O candidato que necessitar tirar dúvidas e/ou obter mais informações gerais sobre o SiSU/UFPI, ou o procedimento de Heteroidentificação deve entrar em contato, exclusivamente por e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O candidato que necessitar tirar dúvidas e/ou obter mais informações sobre os procedimentos de Cota renda, deve entrar em contato, exclusivamente por e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O candidato que necessitar tirar dúvidas e/ou obter mais informações sobre os procedimentos de Cota pessoa com deficiência, deve entrar em contato, exclusivamente por e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Ao enviar o e-mail informe os seguintes dados: Nome completo do(a) candidato(a), CPF e Data de Nascimento; Chamada para o qual foi convocado (Chamada regular, 1º Lista de espera, 2º Lista de espera...); Curso, turno e Centro ou campi (Ex. Direito Noturno CCHL ou Agronomia Matutino e Vespertino CPCE); Vaga para qual concorreu (Ampla Concorrência, PPI 1, Q 1, PCS 1, EP 1, PPI 2, Q 2, PCD 2 ou EP 2); Confira a Live Tira Dúvidas do SISU no canal UFPITV no YouTube.

Coordenações, PREG e PRAEC promovem diálogo estratégico no Encontro Pedagógico 2025.2 do CCA/UFPI
O auditório do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) foi palco, na manhã e tarde da última terça-feira (05), do Encontro Pedagógico 2025.2, um evento que reuniu coordenadores, professores e representantes da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG) e da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC). O encontro, que marca o início do semestre letivo, teve como propósito central fortalecer a integração entre gestão e corpo docente, promovendo planejamento coletivo, troca de experiências e soluções conjuntas para os desafios da vida acadêmica. Coordenadora organizadoras do evento A iniciativa foi idealizada pelas coordenações dos cursos de Medicina Veterinária, coordenado pela professora Mônica Arrivabene; Engenharia Agronômica, sob coordenação da professora Mara Lucia Jacinto Oliveira; e Zootecnia, coordenado pela professora Michelle de Oliveira Maia Parente, com o objetivo de propor uma abertura de semestre inovadora e participativa. Professora Mônica Arrivabene A professora Mônica Arrivabene, coordenadora do curso de Medicina Veterinária, relembrou as dúvidas iniciais sobre a adesão ao encontro. “Disseram que seria difícil reunir tantos docentes nesse período de férias, mas acreditamos e hoje temos aqui um público expressivo. Esse é um momento de construção coletiva e integrativa”, destacou. Professora Mara Lucia Jacinto Oliveira A professora Mara Lucia Jacinto Oliveira, coordenadora do curso de Engenharia Agronômica, destacou a importância da colaboração entre todos os setores da universidade, ressaltando que “todos nós somos partes das expressões da instituição, e é fundamental que essas parcerias estejam alinhadas para o sucesso dos nossos projetos”. Professora Michele de Oliveira Para a professora Michele de Oliveira, coordenadora do Coordenação de Zootecnia, o encontro simboliza uma nova forma de pensar a gestão. “Queremos construir juntos um semestre mais forte e integrado. O objetivo é aproximar, ouvir e fortalecer a comunicação entre todos”, afirmou. Participaram do evento, representando a pró-reitora de Graduação, Gardênia Pinheiro, o diretor da Diretoria de Administração Acadêmica, Francisco Gleison da Costa Monteiro; o coordenador da Coordenadoria de Seleção e Programas Especiais, Willian Mikio Kurita Matsumura; a coordenadora da Coordenadoria de Desenvolvimento e Acompanhamento Curricular, Djanira do Espírito Santo Lopes Cunha; a chefe da Divisão de Estágio Não Obrigatório, Rita de Cássia Alves da Silva; e o coordenador de administração acadêmica complementar, Edivan Carvalho Vieira. Professor Francisco Gleison da Costa Monteiro O professor Francisco Gleison da Costa Monteiro destacou a importância da aproximação com os centros acadêmicos como uma estratégia fundamental. “Muitas vezes as demandas chegam por memorando ou e-mail, mas a PREG está à disposição para dialogar e apoiar em questões como estágios, currículos, matrícula e avaliação. Essa provocação das coordenações foi essencial para começarmos pelo Centro de Ciências Agrárias (CCA)”, explicou. Além disso, anunciou que esta será a primeira de uma série de ações itinerantes da Pró-Reitoria. “O movimento começa aqui e vai se estender até os campi da multicampi, com o intuito de tornar a gestão mais acessível e dinâmica”, acrescentou. Durante o encontro, foram apresentadas novidades importantes, como a implantação do diploma digital, que promete mais segurança aos documentos acadêmicos, apesar de ainda demandar ajustes burocráticos para sua plena implementação. Outro destaque foi o novo modelo de ingresso via Sistema de Seleção Unificada (SISU), que possibilita turmas de primeiro período mais completas, impactando positivamente na organização curricular. A equipe da PREG também compartilhou informações sobre os programas sob sua coordenação, incluindo o Programa de Formação de Professores (Parfor), o Centro de Educação a Distância (CEAD), mobilidade estudantil nacional, monitoria e ações de apoio acadêmico. A relevância dos estágios obrigatórios, previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais e nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs), foi igualmente reforçada como essencial para a formação dos estudantes. Professor Edivan Carvalho Vieira O coordenador de administração acadêmica complementar, Edivan Carvalho Vieira, enfatizou a necessidade de união e diálogo para o avanço da universidade. “Todos nós devemos nos abraçar para construir uma universidade cada vez melhor. Só avançaremos se discutirmos juntos, com opiniões diversas, mas com o mesmo objetivo: qualidade no ensino.” O encontro foi marcado por um ambiente de cooperação e diálogo aberto, com espaço para perguntas e participação ativa dos docentes presentes. “Queremos ouvir as necessidades e construir soluções conjuntas. A Universidade só cresce com essa união”, destacou a professora Monica Arrivabene. PRAEC apresenta ações de assistência, saúde, inclusão e permanência estudantil Equipe da PRAEC também participou do Encontro Pedagógico Na segunda parte do Encontro Pedagógico 2025.2, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) apresentou suas coordenadorias e os serviços voltados à permanência, bem-estar e inclusão dos estudantes da UFPI. Professora Mara Jordana Magalhães Costa Representando o pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, Emidio Matos, a coordenadora da Coordenadoria de Saúde, Esportes e Bem-Estar (COSEB), professora Mara Jordana Magalhães Costa, explicou que a unidade desenvolve programas de promoção à saúde e incentivo à prática esportiva, lazer e bem-estar, com atenção especial a estudantes em vulnerabilidade social e pertencentes a grupos historicamente excluídos do ensino superior. Rafaella Santiago Sousa Freitas A servidora assistente social, Rafaella Santiago Sousa Freitas, coordenadora da Coordenadoria de Assistência Comunitária (CACOM), destacou que a unidade tem como finalidade planejar, coordenar e avaliar ações que abrangem o Programa de Assistência Estudantil (PAE), previsto na Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES – Lei nº 14.914/24).”Entre as competências da CACOM, estão supervisionar e melhorar continuamente as atividades que garantam suporte social e econômico para estudantes em situação de vulnerabilidade”, disse. Professor Fábio Abreu dos Passos O professor Fábio Abreu dos Passos apresentou a Coordenadoria de Inclusão, Diversidade, Equidade e Acessibilidade (COIDEIA), criada para construir políticas e práticas institucionais contra discriminação e preconceitos de qualquer natureza. A COIDEIA atua de forma transversal, articulando-se com as demais estruturas da UFPI para garantir uma universidade inclusiva e promotora de direitos humanos, com combate ao racismo, capacitismo, sexismo, LGBTfobia, entre outras formas de exclusão. Outro destaque foi o Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU), que garante o acompanhamento individualizado de estudantes público-alvo da educação especial, como pessoas com deficiência, com transtorno do espectro autista (TEA) e com altas habilidades. Coordenadora dos RUs da UFPI, Sueli Teixeira A coordenação do Restaurante Universitário (CRU), coordenada por Sueli Teixeira, apresentou o papel estratégico do RU para a permanência estudantil, oferecendo refeições balanceadas e de baixo custo. O RU também funciona como campo de estágio para o curso de Nutrição e desenvolve projetos na área de alimentação e saúde, com resultados publicados em eventos e periódicos científicos.