PARFOR/UFPI promove diálogos sobre ancestralidade e inclusão durante XIX SIMPARFOR e II INTERPARFOR dos Polos de Pedro II e Piripiri
No último sábado (08), os Polos de Pedro II e Piripiri realizaram, em conjunto, a XIX edição do Seminário Interdisciplinar do PARFOR/UFPI (XIX SIMPARFOR) e a II edição do Seminário Intercultural do PARFOR Equidade/UFPI (II INTERPARFOR). Coordenadores Institucionais, de Polos e de Cursos com a Secretária de Educação de Piripiri Com o tema “Diálogos Interculturais na educação: entrelaçando saberes sobre ancestralidade, diversidade e inclusão”, o evento ocorreu no Centro Educativo Municipal Manoel Lira, em Piripiri, e reuniu as turmas de Educação Bilíngue de Surdos, Letras-Português e Pedagogia do Polo de Pedro II, e as turmas de Letras-Libras e Pedagogia Intercultural Indígena de Piripiri. Evento reuniu professores formadores e cursistas dos dois Polos A programação englobou a exposição de pôsteres e sessões de comunicação oral, com foco na discussão dos resultados de pesquisas e das experiências interdisciplinares e interculturais desenvolvidas ao longo do semestre letivo 2025.1. Dando as boas-vindas a todos, a Coordenadora do Polo de Piripiri, Profa. Lêda Borges, destacou que é por meio da educação que podemos alcançar as mudanças que queremos. “A educação é dinâmica. Quanto mais a gente faz, mais temos que fazer. E esse é o nosso compromisso, oportunizar que um número cada vez maior de profissionais possam se qualificar, pois sabemos que isso reflete na qualidade do ensino não só do nosso município, mas de todo o Piauí”. Coordenadora do Polo de Piripiri, Profa. Lêda Borges O Coordenador do Polo de Pedro II, Prof. Danielson Barros, ressaltou o impacto positivo do PARFOR/UFPI. “Sinto-me honrado em fazer parte desse programa de formação de professores, que contribui diretamente na qualidade da educação e que já promoveu tantas mudanças significativas em diferentes regiões do estado. Quero desejar excelentes apresentações aos cursistas. Tenham calma e aproveitem bastante esse momento formativo e de grande conhecimento”, frisou. Coordenador do Polo de Pedro II, Prof. Danielson Barros Na ocasião, a Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, agradeceu a todos pelo trabalho colaborativo que vem sendo desenvolvido no âmbito do Programa. “Nós só conseguimos desenvolver ações dessa magnitude, porque contamos com uma equipe de profissionais competentes e, além disso, comprometidos com formação de professores. Reiteramos o nosso agradecimento por essa parceria e pela contribuição de cada um de vocês. Que sigamos firmes no propósito de promover uma sociedade mais justa, equânime e cidadã por meio da educação”. Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro Para o Coordenador Adjunto do PARFOR/UFPI, Prof. João Benvindo de Moura, o SIMPARFOR e o INTERPARFOR são momentos fundamentais para o processo formativo dos cursistas. “São eventos já consolidados no calendário do Programa e que oportunizam que os alunos apresentem o resultado das pesquisas e dos estudos desenvolvidos durante o semestre letivo, o que é bastante produtivo, pois permite o compartilhamento de experiências e a socialização de saberes”, frisou. Coordenador Adjunto do PARFOR/UFPI, Prof. João Benvindo de Moura Segundo a Coordenadora Adjunta do PARFOR Equidade/UFPI, Profa. Lucineide Morais, essa ação do governo federal possui um caráter muito especial, principalmente, pelo público que atende. “É um programa que tenta cumprir uma reparação histórica, sendo uma das muitas medidas necessárias para reparar a segregação, a discriminação, a falta de acesso à educação. Então, nos sentimos muito comprometidos e responsáveis para fazer com que esse programa dê certo. E ele vem sendo amparado pelas experiências exitosas que o PARFOR desenvolve ao longo desses 15 anos, muito bem conduzido pela Profa. Glória”. Coordenadora Adjunta do PARFOR Equidade/UFPI, Profa. Lucineide Morais De acordo com a cursista de Pedagogia Intercultural Indígena, Mara Farias, o evento foi inspirador. “Meu profundo agradecimento ao PARFOR/UFPI pela oportunidade de absorver tantos saberes incríveis. Nosso seminário foi um momento maravilhoso, muito rico em cultura. Toda a organização e o conteúdo merecem, sem dúvida, a nota máxima”, avaliou. Durante apresentação do grupo de Mara Farias A Profa. Maraisa Lopes, Coordenadora do curso de Letras-Libras, reiterou que o evento proporciona aos cursistas a vivência acadêmica desde o início do curso. “Esse momento de compartilhamento do que foi construído ao longo do semestre letivo é extremamente importante para a formação de cada um enquanto profissionais. Representa uma oportunidade de troca de conhecimentos, pois os cursistas podem assistir a outros trabalhos, ouvir outros colegas e professores também”. Professoras Maraisa Lopes e Glória Ferro acompanham apresentações da turma de Letras-Libras Presente no evento, a Secretária de Educação de Piripiri, Tânia Monteiro, assegurou o apoio municipal às ações do Programa. “Acreditamos no poder transformador da educação e não mediremos esforços para valorizar cada vez mais os nossos profissionais. Os nossos alunos têm direito de aprender com qualidade, amor e respeito”, disse. Professoras Lêda Borges e Tânia Monteiro Segundo a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Profa. Gardênia Pinheiro, é visível o impacto social que o PARFOR/UFPI tem causado na Educação do Piauí. “Por meio do Programa, estamos construindo oportunidades mais igualitárias para a formação de professores. E esse seminário é a prova disso, oportunizando a troca de experiência, aprendizados e inspirações”. Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Profa. Gardênia Pinheiro
PARFOR/UFPI divulga nova edição da Revista Form@re
Acaba de ser publicada uma nova edição da revista Form@re, periódico editado pelo Parfor/UFPI desde 2013. A nova edição contém 10 artigos que apresentam experiências exitosas nas áreas de Pedagogia, Letras, Educação Física, Química, Física e Geografia. Os trabalhos foram realizados por pesquisadores de diferentes Instituições de Ensino Superior que escolheram a revista Form@re como veículo de divulgação de suas pesquisas. Convidamos alunos, professores e pesquisadores das mais diversas licenciaturas a conhecerem nossa revista, publicarem conosco ou se cadastrarem como pareceristas. Acesse aqui e confira a nova edição da Form@re.
Edital de seleção a bolsas de residência docente do PRILEI/UFPI
A Coordenação Institucional do Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial e Continuada de Professores com ênfase na Educação Integral (PRILEI), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), no uso de suas atribuições legais, torna público a seus alunos regularmente matriculados nos Cursos de Pedagogia, Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa, Ciências da Natureza e Química, no âmbito da PRILEI/UFPI, dos Editais 35 e 66 do ano de 2021, que, no período de 20 a 21 de outubro de 2025, estarão abertas as inscrições para o processo seletivo de bolsas de Residência Docente, de acordo com a disponibilidade de cotas concedidas exclusivamente pelos Editais MEC/SEB n. 35 e 66, ambos de 2021. Confira aqui.
PREG e PROPLAN realizam encontro Conexão em Bom Jesus para fortalecer diálogo e ações acadêmicas
No CPCE, encontro conexão promove a integração e o diálogo com a multicampia Nos dias 1º e 2 de outubro de 2025, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou, no Auditório 2 da Pós-Graduação do Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE), em Bom Jesus, o Encontro Conexão PREG e PROPLAN: Escuta e Ação nos Centros e Multicampia. A iniciativa reuniu equipes da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), direção do campus, coordenações de curso, coordenadores de estágio, integrantes dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) e técnicos administrativos, em um momento formativo e de planejamento voltado ao fortalecimento do diálogo e da cooperação institucional. O encontro teve como propósito aprofundar o diálogo entre a gestão e a comunidade acadêmica, promovendo o alinhamento de estratégias para o aprimoramento da gestão institucional, acadêmica e curricular. A programação contemplou temas essenciais para a realidade multicampi, como panorama geral dos cursos, flexibilização e atualização curricular, curricularização da extensão, estágios, permanência estudantil, avaliação institucional e ENADE, além de debates sobre sustentabilidade e formação ética. A comitiva foi composta pela professora Gardênia Pinheiro, pró-reitora de Ensino de Graduação; professor Francisco Gleison, diretor da Diretoria de Administração Acadêmica (DAA); professora Marli Clementino, coordenadora-geral de Graduação; Djanira Cunha, coordenadora de Desenvolvimento e Acompanhamento Curricular; professor Alexandre Medeiros, diretor de Governança; e professora Luísa Oliveira, coordenadora de Avaliação e Regulação Acadêmica. Diálogo e integração institucional Pró-reitora Gardênia Pinheiro durante apresentação no Conexão PREG e PROPLAN A pró-reitora de Ensino de Graduação, professora Gardênia Pinheiro, destacou a relevância do evento como espaço de escuta qualificada e construção coletiva.“O Conexão PREG é um exercício de escuta e alinhamento de ações entre os centros e a administração superior. Ao estarmos no CPCE, ao lado da PROPLAN, da direção, das coordenações de curso e de estágio, dos NDEs e das equipes técnicas, reafirmamos que a gestão acadêmica se faz com pessoas, dados e propósito. Queremos fortalecer os cursos em sua integralidade, do planejamento do PPC à execução pedagógica, do acompanhamento discente à permanência estudantil e às avaliações internas e externas (CPA/ENADE), garantindo decisões orientadas por indicadores, mas também sensíveis às especificidades locais. Nosso objetivo é único: assegurar melhores condições de ensino e aprendizagem e formar profissionais qualificados e comprometidos com o desenvolvimento do Piauí e do país”, explicou. O diretor de Administração Acadêmica, professor Francisco Gleison, ressaltou a importância da aproximação com as novas coordenações de curso. “A visita a Bom Jesus marcou o início de uma relação mais direta e dialógica entre a DAA e as novas gestões. O encontro possibilitou discutir a rotina processual da Diretoria e fortalecer a comunicação sobre os fluxos acadêmicos, especialmente matrículas, dispensas e tramitação de processos. Também reforçamos a relevância do diploma digital, que representa um avanço na modernização e agilidade dos procedimentos institucionais. Esse diálogo é essencial para alinhar práticas e acelerar soluções que impactam diretamente a vida acadêmica dos estudantes”, disse. O diretor de Governança da PROPLAN, professor Alexandre Medeiros, destacou o caráter estratégico da ação. “Iniciativas como esta ampliam a integração entre o planejamento e a gestão acadêmica. É fundamental que as decisões estejam apoiadas em dados institucionais e na participação ativa das unidades multicampi”, afirmou. A coordenadora-geral de Graduação, professora Marli Clementino, reiterou o papel estratégico do Conexão PREG.“O encontro reafirma a importância do diálogo direto com as unidades da multicampia. Fortalecer a graduação passa por ouvir as equipes locais, compreender seus contextos e construir, de forma coletiva, soluções para os desafios cotidianos. Além de seu caráter formativo, o Conexão é um espaço de construção conjunta, que amplia a participação dos diferentes segmentos e consolida uma política institucional sólida de formação superior, pautada na qualidade, equidade e compromisso com a missão pública da UFPI”, pontuou. Diretor e vice-diretora, Everaldo Moreira e Kelly Moura, respectivamente O diretor do CPCE, professor Everaldo Moreira, destacou a relevância da presença das pró-reitorias. “Recebemos com grande satisfação a visita da professora Gardênia e da equipe da PREG. Esse contato próximo com as pró-reitorias, diretores e coordenadores é essencial para fortalecer o diálogo e a cooperação institucional. A participação da PROPLAN foi igualmente importante, oferecendo informações valiosas sobre o planejamento das atividades e das avaliações dos cursos, além de orientações sobre como integrar essas ações de forma mais organizada e eficiente”, declarou. A vice-diretora do CPCE, professora Kelly Moura, avaliou o encontro como extremamente positivo.“Foi uma oportunidade de conhecer de perto a atuação da PREG e da DGOV, seus serviços e equipes. Também permitiu que os visitantes compreendessem o contexto e os desafios do nosso campus. O encontro foi intenso e muito proveitoso, fortalecendo o diálogo institucional e a integração da UFPI”, disse. Na mesma linha, o professor Wagner Costa Lima, coordenador do curso de Medicina Veterinária do CPCE, destacou o impacto para os novos gestores.“Como novos coordenadores, consideramos essencial esse contato direto com as pró-reitorias e suas equipes. O diálogo aberto favorece a troca de experiências, o fortalecimento da cooperação e a aquisição de conhecimentos fundamentais para a melhoria contínua dos nossos cursos. Com o apoio da PROPLAN, tivemos acesso a orientações estratégicas sobre planejamento e avaliação, o que contribui para uma gestão mais integrada e eficaz”, frisou. Após as atividades no CPCE, a programação do Conexão PREG e PROPLAN seguirá para os demais campi e centros da UFPI. Os próximos encontros acontecerão nos campi de Picos e Floriano, ampliando o diálogo com a comunidade acadêmica e fortalecendo a integração institucional em toda a multicampia.