UFPI celebra entrega de homenagem à ex-ministra da saúde Nísia Trindade pela Alepi

Vice-reitor Edmilson Moura representou à Universidade durante homenagem à Nísia Trindade

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), representada pelo vice-reitor, Edmilson Moura, esteve presente na solenidade de entrega do Título de Cidadania Piauiense à ex-ministra da Saúde, Nísia Trindade. A homenagem, promovida pela Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), ocorreu no dia 24 de setembro, no Plenário Deputado Waldemar Macêdo.

A reitora da UFPI, Nadir Nogueira, não pôde comparecer ao evento, pois participa do Seminário Universidades e Biomas: Ciências e Sustentabilidade rumo à COP 30, promovido pela Andifes na Universidade Federal do Pará (UFPA). Para ela, a trajetória da ex-ministra, Nísia Trindade, foi essencial na defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), além de ter colaboração direta com a UFPI, enquanto esteve à frente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). “Nós tivemos a possibilidade de trazer um escritório da Fiocruz para a UFPI, e isso foi uma ação da doutora Nísia Trindade. A partir dessa parceria, conseguimos ofertar mestrados e doutorados para os nossos profissionais. A Fiocruz tem como missão o ensino, a capacitação, a geração de conhecimento e tecnologias, voltadas em grande parte para a saúde pública e o SUS. O Piauí hoje se engrandece, recebendo essa mulher de braços abertos como cidadã piauiense. A UFPI se congratula com ela e com todos os piauienses pela concessão desse título”, ressaltou.

O vice-reitor, Edmilson Moura, que esteve à frente da reitoria na ocasião, também enfatizou o vínculo de Nísia Trindade com a UFPI e com o Piauí. “A ex-ministra Nísia Trindade desenvolveu trabalhos em parceria com professoras da nossa Instituição, além de demonstrar envolvimento com o estado por meio de emendas e recursos destinados ainda durante sua gestão no Ministério da Saúde, beneficiando diversos órgãos e ampliando o suporte financeiro ao Hospital Universitário. Ela tem um trabalho extraordinário: foi a primeira mulher a dirigir a Fiocruz, a primeira mulher a assumir o Ministério da Saúde, sempre ocupando cargos de grande relevância e abrindo caminhos para a equidade de gênero, mostrando que a mulher está preparada para assumir qualquer função”, afirmou.

Emocionada, a homenageada agradeceu a distinção e reforçou seu vínculo afetivo e institucional com o Estado. “Recebo esta honraria com muita felicidade e reconhecimento pelas histórias e experiências que vivi no Piauí. Creio que esse compromisso deve ser o compromisso de todo o Brasil, e agradeço de coração por este gesto”, declarou Nísia Trindade.

*Com informações da Assembleia Legislativa do Piauí