Coordenações com a turma de Letras-Libras
Com o objetivo de realizar o acompanhamento das atividades acadêmicas do período letivo 2025.1 e fortalecer a parceria entre o Programa e o município, discutindo melhorias na logística para a execução dos cursos, as Coordenações Institucional e de Cursos do PARFOR/UFPI estiveram em Miguel Alves, que atualmente possui o maior Polo do Programa, com 7 turmas em andamento, distribuídas nos cursos de Educação Física, Geografia, História, Letras-Libras, Letras-Português e Pedagogia.
A visita, que aconteceu na segunda-feira (28), contou com a participação da Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro; do Coordenador Adjunto, Prof. João Benvindo de Moura; da Profa. Maria Lemos; e dos Coordenadores de Cursos: Profa. Bartira Viana (Coordenadora do curso de Geografia); Prof. Dalton Macambira (Coordenador do curso de História); Profa. Maraisa Lopes (Coordenadora do curso de Letras-Libras); Profa. Carolina Aquino (Coordenadora do curso de Letras-Português); e Profa. Maria Solange da Silva (Coordenadora do curso de Pedagogia).
Comitiva do PARFOR/UFPI no Polo de Miguel Alves
“O PARFOR/UFPI preza por esse acompanhamento bem de perto, pautado no diálogo, de modo a garantir a qualidade da formação dos nossos cursistas. Nas visitas nós conseguimos avaliar como está sendo desenvolvido o processo formativo e identificar quais as principais demandas, sempre buscando solucioná-las da melhor forma possível. Nosso objetivo não é apenas certificar, mas proporcionar uma formação sólida, que tenha ressonância com a prática docente em sala de aula”, explica a Profa. Glória Ferro.
Durante visita à turma de Geografia
Segundo o Prof. João Benvindo, as visitas permitem avaliar in loco a qualidade da formação que está sendo ofertada. “É um momento de ouvir diretamente os alunos, professores, coordenação local, secretaria de educação, além de nos propiciar avaliar as instalações físicas dos prédios e conhecer de perto a realidade dos alunos. As visitas também fortalecem os vínculos, diminuem as tensões e servem de termômetro pra avaliar a formação de professores como um todo”.
Durante visita à turma de Letras-Português
Em sua primeira visita como Coordenador do curso de História, o Prof. Dalton Macambira avalia que foi um momento bastante positivo e fundamental para esta nova fase. “Foi um encontro muito bom, tanto com a coordenação local, com as professoras de estágio que estavam em sala de aula, assim como com os alunos, pois tive a oportunidade de ouvi-los e de falar um pouco sobre o nosso método de trabalho. Já fui Coordenador do curso de graduação em História na UFPI e é muito gratificante retornar e poder usar a experiência que tenho como gestor e na área de formação de professores. Estamos no sexto período do curso e espero que possamos prosseguir da melhor forma esse trabalho, sempre aberto ao diálogo para que possamos encontrar as soluções em conjunto nessa reta final do curso”, enfatiza.
Professores Glória Ferro, Dalton Macambira e João Benvindo
Para a Coordenadora do Polo de Miguel Alves, Profa. Raimunda Pereira, as visitas são sempre muito aguardadas por todos e de grande importância, pois aproximam mais os cursistas e a Instituição. “Orientações, reivindicações e sugestões acontecem em tempo real, permitindo que juntos possamos alinhar os pontos positivos e ajustes necessários para que o processo de formação continuada do PARFOR/UFPI aconteça da melhor forma e com qualidade. Em nome da Profa. Glória Ferro, agradeço a toda a equipe que esteve presente no nosso Polo”.
Professoras Raimunda Pereira e Glória Ferro discutiram demandas do Polo
Para Edivan Gomes, cursista de Pedagogia, a iniciativa transcende a mera formalidade e irradia um impacto significativo na qualidade do ensino e, consequentemente, no desempenho dos cursistas. “Ao dialogar diretamente com alunos e professores, os gestores conseguem identificar as necessidades específicas, os desafios enfrentados e os pontos fortes do Polo. Essa imersão permite a criação de estratégias mais eficazes para otimizar os recursos, ajustar as metodologias e promover um ambiente de aprendizado mais estimulante e propício ao sucesso. Ao se sentirem valorizados, amparados e integrados a um sistema de apoio consistente, os alunos demonstram maior engajamento, motivação e confiança em suas habilidades”, ressalta.
Durante visita à turma de Pedagogia
A comitiva da UFPI foi recepcionada com um café da manhã ofertado pelo prefeito de Miguel Alves, Francisco Paiva, conhecido como Veim da Fetraf, e pela Secretária Municipal de Educação, Profa. Rosinete Oliveira. Na ocasião, as autoridades reafirmaram o compromisso com o Programa, discutiram demandas e afirmaram que está sendo estudado um projeto de construção de um prédio para sediar os cursos ofertados pelo PARFOR/UFPI no município. Dentre as medidas já adotadas pela prefeitura, está a disponibilização de uma casa para acolher os professores formadores que moram em outros municípios.
Café da manhã foi realizado na casa ofertada pela prefeitura para os professores formadores
Confira o vídeo e mais fotos da visita:
Turma de Letras-Libras
Turma de Educação Física
Turma de Letras-Português
Turma de História