Com o objetivo de dialogar a respeito da importância da formação docentes sob a ótica da interculturalidade e diversidade na construção de uma educação inclusiva e comprometida em reduzir desigualdades sociais, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou na última sexta-feira, dia 27 de junho, o Encontro de Formação Pedagógica do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) e do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR EQUIDADE).
Encontro reuniu professores formadores, intérpretes e monitores de inclusão selecionados para período 2025.1
O Encontro reuniu 325 candidatos selecionados como professores formadores, intérpretes e monitores de inclusão para atuarem nos cursos ofertados por meio do Programa no período letivo 2025.1, juntamente com os coordenadores de cursos e locais. A programação incluiu rodas de conversa, apresentação do regulamento do Programa na UFPI e o planejamento das atividades acadêmicas que serão desenvolvidas no semestre letivo.
Coordenadores Institucionais, de Cursos e de Polos do PARFOR/PARFOR EQUIDADE UFPI
Presente no evento, o Vice-Reitor da UFPI, Prof. Edmilson Moura, afirmou que mais uma vez a Universidade reafirma o seu compromisso com a implantação de uma educação para a equidade social. “Gostaria de parabenizar todos os selecionados e dar as boas-vindas. É com imensa alegria que estamos aqui hoje. O PARFOR realiza um trabalho de grande alcance e muito importante para a nossa Instituição e para o desenvolvimento da educação no nosso estado”.
Vice-Reitor da UFPI, Prof. Edmilson Moura
Também dando as boas-vindas aos candidatos selecionados, a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Profa. Gardênia Pinheiro, desejou um excelente evento a todos. “Que seja um momento de construção e de grandes discussões”, afirmou.
Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Profa. Gardênia Pinheiro
O Coordenador de Seleção e Programas Especiais (CSPE/PREG/UFPI), Prof. Willian Matsumura, agradeceu aos selecionados por colaborarem com o Programa. “Esse processo seletivo ofertou mais de 300 vagas e vocês integram neste momento o corpo docente da UFPI. Muitos já são professores da casa, alguns estão chegando agora, e é com muita satisfação que recebemos todos vocês para que possamos ampliar cada vez mais as possibilidades de formação de professores da rede básica e também das demandas sociais”.
Coordenador de Seleção e Programas Especiais (CSPE/PREG/UFPI), Prof. Willian Matsumura
Na ocasião, a Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, destacou que escolher trabalhar no PARFOR é assumir um compromisso com a mudança social por meio da formação de professores com a máxima qualidade. “O PARFOR garante essa aproximação entre a Universidade e a educação básica, e é fundamental que se compreenda essa especificidade do nosso público. Ao longo desses anos, é visível o impacto da formação ofertada por meio do Programa na educação do país e, particularmente, aqui no Piauí”, pontuou.
Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro
A Coordenadora Adjunta do PARFOR EQUIDADE/UFPI, Profa. Lucineide Morais, ressaltou que essa edição especial do governo federal já nasce com um perfil muito forte, pois é um programa de reparação histórica. “O PARFOR na UFPI possui essa longevidade, são 15 anos de implantação, porque tem sido exitoso, necessário e rendido muitos frutos. E o PARFOR EQUIDADE chega para ampliar ainda mais o alcance social do Programa, como resposta às reivindicações de grupos historicamente marginalizados na nossa sociedade”.
Coordenadora Adjunta do PARFOR EQUIDADE/UFPI, Profa. Lucineide Morais, destacou objetivos do Programa
Durante a Roda de Diálogo 1: “O projeto formativo do PARFOR/PARFOR EQUIDADE no âmbito da UFPI: aspectos conceituais, legais e didático-pedagógicos”, o Coordenador Adjunto do PARFOR/UFPI, Prof. João Benvindo de Moura, enfatizou aspectos fundamentais para o pleno funcionamento das atividades e afirmou que a UFPI possui o melhor time de formação de professores do estado do Piauí. “Ao longo desses 15 anos, o Programa vem desenvolvendo experiências exitosas que têm transformado a escola pública e colaborado para a qualidade da nossa educação de forma significativa”, frisou.
Coordenador Adjunto do PARFOR/UFPI, Prof. João Benvindo de Moura, destacou especificidades do Programa durante roda de diálogo
Participando do Encontro de Formação Pedagógica pela primeira vez, a Coordenadora do Polo de Luzilândia, Profa. Estefânia Abreu, avaliou que o evento representa um momento ímpar e fundamental para o funcionamento do Programa. “Essa formação é justamente para que possamos programar tudo que será desenvolvido durante o período intensivo e a participação dos coordenadores é de grande importância, pois nos inteiramos dos nossos compromissos e responsabilidades, contribuindo, assim, para o que o PARFOR possa continuar levando aos municípios essa formação com a qualidade a nível da Universidade Federal do Piauí”.
Profa. Estefânia Abreu (primeira do lado esquerdo da foto) participando de reunião de formação pedagógica do curso de Educação Especial Inclusiva
A professora Amélia Raquel Lima, selecionada para atuar no curso de Pedagogia Intercultural Indígena, no Polo de Laranjeiras, reforça que é essencial este momento de formação e de encontro com os demais professores que também estarão atuando no PARFOR. “É um espaço de troca de conhecimentos e experiências. Afinal, ser professor é isso: estar aberto a aprender todos os dias. Além disso, entender o que o PARFOR representa na vida de tantas pessoas, como faz parte de tantos sonhos, certamente inspira os professores a darem o seu melhor. E, enquanto professora, sentir que não estou sozinha nas dificuldades, na vontade e nas ideias é algo muito valioso. Porém, mais valioso ainda é perceber que toda a equipe do PARFOR está presente para oferecer o suporte necessário e construir, juntamente com os professores e discentes, esse caminho de formação”, avaliou.
Durante reunião de formação pedagógica do curso de Pedagogia Intercultural Indígena
Para o professor surdo Misael Weslley, que atuará no curso de Educação Bilíngue de Surdos, em Pedro II, o evento representa um momento de diálogo sobre desenvolvimento, educação, diversidade e inclusão na formação de professores da educação básica. “O PARFOR agora é também conquista da pessoa surda. É fundamental valorizar o conhecimento, as habilidades de ensino e a aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nesse espaço de formação. Com certeza os professores surdos que são referência para toda a comunidade surda desenvolverão um trabalho maravilhoso”.
Professores surdos selecionados para atuarem nos cursos do Programa
A programação do evento iniciou pela manhã no Cine Teatro do Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina, e prosseguiu no turno da tarde com formações específicas para cada curso no Centro de Ciências da Educação (CCE) e no Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL).
A seleção de candidato(a) para atuar no PARFOR da UFPI segue rigorosamente os critérios mínimos obrigatórios para a concessão de bolsas no âmbito do Programa, em conformidade com as disposições contidas na Portaria n° 220, de 21 de dezembro de 2021, que dispõe sobre o regulamento do PARFOR e nos termos da Portaria/CAPES n° 102, de 24 de abril de 2025, que regulamenta o PARFOR EQUIDADE.
Para saber mais sobre o PARFOR/PARFOR EQUIDADE, acesse o site oficial da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES): PARFOR e PARFOR EQUIDADE.
Para saber mais sobre o PARFOR/UFPI e sobre o processo seletivo de Professor Formador (I e II), Formador Intérprete e Monitor de Inclusão, acesse: ufpi.br/parfor.
Confira a programação completa, a transmissão do evento no canal do PARFOR no YouTube, o vídeo do evento e mais fotos:
Mesa de abertura do evento
Roda de Diálogo 2: "A extensão como eixo condutor do projeto formativo interdisciplinar/intercultural do PARFOR/PARFOR EQUIDADE da UFPI"
Roda de Diálogo 3: "SIMPARFOR/INTERPARFOR: a pesquisa como eixo condutor do projeto formativo interdisciplinar/intercultural do PARFOR/PARFOR EQUIDADE da UFPI"
Reunião de Formação Pedagógica do curso de História
Reunião de Formação Pedagógica do curso de Educação Bilíngue de Surdos
Reunião de Formação Pedagógica do curso de Geografia
Reunião de Formação Pedagógica do curso de Pedagogia
Reunião de Formação Pedagógica do curso de Letras Português
Reunião de Formação Pedagógica do curso de Letras-Libras
Reunião de Formação Pedagógica do curso de Educação Física
Reunião de Formação Pedagógica do curso de Educação Escolar Quilombola