A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Programa Nacional de Formação de Professores (PARFOR/UFPI), realizou na sexta-feira, dia 29 de agosto, a solenidade de Colação de Grau da turma de Geografia, segunda licenciatura, do Polo de Castelo do Piauí.
Formatura da turma de Geografia de Castelo do Piauí
Na ocasião, a Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, parabenizou os concludentes em nome da administração superior da UFPI e ressaltou a emoção do momento. “Estamos muito felizes! Este é um momento ímpar para nós porque estamos honrando, mais uma vez, o compromisso assumido pela UFPI, junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), de fazer a reescritura da história da educação no nosso estado com a oferta de ensino superior público e gratuito e com qualidade, por meio do PARFOR, com vistas a melhorar a formação dos docentes em exercício na rede pública, o que influencia na qualidade do ensino que as crianças e os jovens recebem nas escolas. Esta solenidade simboliza, portanto, o resultado de anos de dedicação em prol da UFPI em defesa de um trabalho que tem a missão de melhorar a qualidade da Educação Básica no estado do Piauí”, destacou.
Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro
Concluindo a sua fala, e se dirigindo, especialmente, aos(às) mais novos(as) Geógrafos(as) formados(as) pelo PARFOR/UFPI, a Profa. Glória Ferro enfatizou: “esta cerimônia de colação de grau é particularmente singular e de suma importância, sobretudo, porque a turma é intitulada 'Mentes que movem o mundo', título que carrega uma simbologia bem importante: o compromisso com transformação social e, portanto, com o engajamento na luta pelo enfrentamento e combate das desigualdades sociais no nosso país, por meio dos conhecimentos geográficos”.
Também mencionando o nome escolhido pela turma, “Mentes que movem o mundo”, a Coordenadora do curso de Geografia, Profa. Bartira Viana, enfatizou que, de fato, o professor é o ser que move o mundo. “Não com armas, não com riquezas, mas com o poder sútil e imenso do conhecimento. Hoje, celebramos muito mais do que diplomas. Celebramos histórias de luta, de resistência, de coragem. Ser professor de Geografia é um chamado especial. É ensinar que o mapa não é apenas um desenho, mas um retrato das vidas. Que o território não é apenas um espaço, mas um chão de memória, de identidade, de pertencimento. É compreender que cada rio carrega histórias, que cada cidade revela desigualdades e sonhos, que cada paisagem é reflexo da expressão do trabalho humano e da natureza em diálogo constante. Queridos formandos e formandas, vocês se tornam hoje geógrafos de futuro. Cada sala de aula que os aguarda é um território novo a ser desbravado”.
Coordenadora do curso de Geografia, Profa. Bartira Viana
Para o Coordenador do Polo de Castelo do Piauí, Prof. Mathusalém Silva, foi um momento muito feliz e festivo. “Fiquei emocionado em celebrar a conquista dos alunos do curso de Geografia, pois acredito que toda a trajetória acadêmica deles foi marcada pelo esforço e dedicação, que os levaram até esse momento especial. Foi inspirador ver o orgulho estampado nos rostos dos formandos e de seus familiares”. Ele ressaltou também, que a cerimônia marcou não só a conclusão do curso de licenciatura, mas a parceria colaborativa entre municípios e o PARFOR. “Gostaria de mencionar o apoio do município de Castelo do Piauí, por meio do prefeito Junior Abreu e da Secretária de Educação, Ídala Moreira, que hoje reafirmam este compromisso com a alocação e a implementação da casa de apoio aos professores do Programa. Isso é compromisso de uma gestão que é preocupada com a formação de seus professores”.
Professores Glória Ferro e Mathusalém Silva
A formanda Bruna Luciana, oradora da turma, relembrou os anos de lutas e aprendizados. “Hoje, menciono com orgulho o nome de todos que trilharam essa jornada comigo. E chegam, enfim, a este dia de vitória. Colegas, ao nos formarmos em Geografia, carregamos a responsabilidade de compreender o mundo e sua complexidade de lei, o território como espaço de vida, de luta e de esperança. Somos, a partir de hoje, professores que assumem o compromisso de mover o mundo com mentes críticas, sensíveis e transformadoras”.
Bruna Luciana durante discurso
Presente na solenidade, a vice-prefeita de Castelo do Piauí, Anna Belé, afirmou que o PARFOR é uma ação da UFPI, que juntamente com a parceria do município, veio para engrandecer ainda mais a educação do município. “Quanto mais a gente qualifica os nossos profissionais, os nossos professores, isso reflete na nossa educação. E os nossos alunos é que irão colher esses frutos que já estão sendo ofertados nesse momento de formação. Então, é uma noite realmente muito feliz, de gratidão a todos que ofertaram essa estrutura educacional para os nossos professores. E uma noite para parabenizarmos esses profissionais que se dispuseram a ir atrás de mais conhecimento, mais uma graduação, que com certeza vai aprimorar a sua prática como no profissionais da educação”.
Profa. Glória Ferro e a vice-prefeita de Castelo do Piauí, Anna Belé
A Secretária Municipal de Educação, Ídala Moreira, frisou a importância do aperfeiçoamento dos profissionais. “Estou muito feliz com esse momento, com essa parceria que qualifica os profissionais que estão nas nossas escolas e que ainda não tinham a formação específica. Parabéns para cada um deles e quem está, também, de parabéns é o município e os alunos por receberem agora profissionais que já estão com os seus certificados de conclusão do curso de Geografia. Agradecer à Universidade Federal do Piauí e ao PARFOR por essa parceria e dizer que iremos honrá-la e estreitar ainda mais os nossos laços”.
Profa. Glória Ferro e Secretária Municipal de Educação, Ídala Moreira
Segundo a Pró-Reitora de Ensino de Graduação da UFPI, Profa. Gardênia Pinheiro, o PARFOR/UFPI tem causado grande impacto social na Educação do Piauí, construindo oportunidades mais igualitárias para formação de professores. “Agradeço a cada um pela confiança em nossa instituição e pela dedicação à educação”.
Profa. Gardênia Pinheiro durante Encontro de Formação Pedagógica do PARFOR/UFPI
No sábado, dia 30 de agosto, a equipe do PARFOR/UFPI que estava no município realizou visita às turmas de Letras-Português e de Pedagogia para acompanhamento das atividades acadêmicas. Na ocasião, também foi realizada visita à casa de apoio disponibilizada pela prefeitura de Castelo do Piauí, por intermédio da Secretária Municipal de Educação, Ídala Moreira, para acolher os professores formadores que moram em outras cidades, ação resultante do fortalecimento do regime de colaboração entre o município de Castelo do Piauí e a Universidade Federal do Piauí.
Visitas à casa de apoio para professores e às turmas
Confira mais fotos da solenidade: