Turma da Disciplina de Memória e História de Vida, com a Professora Maria do Rosário Silva
O Programa de Extensão Universitária para Pessoas Idosas da Universidade Federal do Piauí (PTIA/UFPI) desenvolve ações de promoção ao bem-estar e à inclusão social de idosos há 27 anos. Vinculado ao Departamento de Serviço Social da Universidade, o programa promove diversas atividades educacionais e recreativas gratuitas, voltadas a pessoas com mais de 60 anos, no Campus da UFPI em Teresina.
Aula do Curso de Pintura em Tela 1
Neste semestre, estão sendo oferecidas à comunidade 22 opções de cursos, presenciais e online. Entre as oportunidades estão Administração Básica para Pequenos Negócios, Espanhol, Jardinagem, Tai Chi Chuan, Artes Manuais e Arte Terapia, Capoterapia, além de Oficinas de Biojóias, Pintura, Dança e outras. Mais de 230 idosos estão matriculados nas atividades que ocorrem no turno da manhã de segunda a sexta-feira, nas dependências do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL/UFPI).
Autodidata, Professor Osvaldo dá aulas de Pintura em Tela há mais de 20 anos
Atuando de forma voluntária, os professores das disciplinas são, em sua maioria, docentes da Universidade e profissionais da comunidade, alguns, autodidatas, que prestam serviço ao Programa há mais de 20 anos. Além de professores, o programa conta com monitores da graduação e da pós-graduação de diferentes cursos, como Serviço Social, Ledoc e Letras.
Coordenadora do PTIA, Profa. Solange Teixeira
Coordenadora da PTIA, a Prof. do Departamento de Serviço Social, Solange Teixeira explica que a proposta do Programa é colaborar para um envelhecimento digno, com mais autonomia, conhecimento, desenvolvimento de habilidade e inserção social. "Historicamente, no Brasil, muitos idosos têm baixos níveis educacionais, de informação, problemas de saúde... e isso tem a ver com o dificíl acesso às políticas públicas. O PTIA surge com a proposta de ser uma política que visa fortalecer vínculos comunitários e de amizade, com vivências intergeracionais. Essa é a contribuição do programa.", avalia a Professora.
Neste segundo semestre de 2025, o Programa iniciou um novo projeto, o Segundas-Feiras no PTIA, em que, semanalmente, são oferecidas palestras aos idosos para tratar de temas de interesse da maturidade. Na próxima segunda, dia 8 de setembro, a Professora Regilda Moreira-Araújo, do PPG em Alimentos e Nutrição, falará sobre alimentação saudável e nutrição para enfrentar a perda muscular. As palestras, abertas ao público em geral, ocorrem das 9h às 11h30, no Espaço Noé Mendes.
Professora do PTIA, Maria do Rosário Silva
Professora de disciplinas associadas à memória e ao fortalecimento de vínculos de pertencimento, desde 2000, a docente aposentada do Curso de Serviço Social da UFPI, Maria do Rosário Silva, trabalha com exercícios de memória e reconstituição de histórias de vida. As atividades estimulam a capacidade de memória e, através dela, a produção de conhecimento e a descoberta de talentos. Segundo a professora, há alunos que se descobriram escritores de livros e até poetas de cordel, além de outros que escreveram a própria biografia a partir dos aprendizados na disciplina.
“Trabalhamos com reconstituição de histórias, sobretudo, localizando o idoso na sociedade, no seu lugar e fazendo o vínculo com as origens. Esse vínculo fortalece a identidade com a nossa cultura, com nossa história e faz com que, cada vez mais, a gente amplie a nossa autoestima nessa jornada do envelhecimento”, destaca a professora Maria do Rosário Silva, que, neste semestre, ministra a disciplina “História de Vida e Memória.”
Fisioterapeuta Ana Célia Faustino, aluna do PTIA
A fisioterapeuta Ana Celia Faustino é aluna do PTIA há 2 anos. Já fez aulas de Espanhol e atualmente frequenta o curso de Pintura em Tela. Ela conta que participar das atividades é muito enriquecedor. “O PTIA traz essa questão de se redescobrir e renascer, porque o idoso só pára se realmente quiser. E o PTIA dá essa oportunidade para reconhecer a capacidade que se tem”, conta a aluna Ana Célia, que se prepara, ao lado de outros colegas da disciplina no PTIA para expor seus trabalhos em uma exposição no mês de outubro, de 1º a 10 de outubro, no Teresina Shopping, com abertura no Dia Internacional do Idoso.
Confira mais registros da aula de Pintura em Tela do PTIA