





Graduação: Prazo para Dispensa e Trancamento de Disciplinas
Os estudantes dos cursos de Graduação Presenciais, do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) e do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC), vinculados ao CSHNB e ao CPCE, já podem solicitar a Dispensa de Disciplina por Aproveitamento de Estudos. Esse procedimento é destinado a alunos que já cursaram disciplinas equivalentes em outras instituições ou que tenham experiências acadêmicas que justifiquem a dispensa. O prazo para solicitação começou em 10 de março e segue até 30 de abril. Além disso, também está aberto o período para solicitação de Trancamento de Disciplina, permitindo que os discentes optem por não cursar temporariamente um componente curricular no Período Letivo 2025.1. O trancamento pode ser uma alternativa para quem enfrenta dificuldades acadêmicas ou pessoais que impactem o desempenho nos estudos. O processo de Trancamento de Disciplina deve ser realizados de forma on-line, por meio do Portal do Discente, garantindo mais praticidade e acessibilidade aos alunos. Já para realizar Dispensa de Disciplinas é necessário um processo administrativo por meio de requerimento, para gerar um processo eletrônico, é necessário preencher e anexar o requerimento específico da solicitação desejada, bem como todos os demais documentos pertinentes, que devem ser convertidos em arquivo único, formato PDF, e enviado ao endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para composição de processo eletrônico que tramitará nos setores competentes. Requerimento disponível em: https://ufpi.br/formularios-e-requerimentos-sae. Para mais informações sobre os critérios e documentação necessária, recomenda-se consultar os calendários acadêmicos ou buscar orientação junto à coordenação do curso. Confira os calendários na íntegra: Calendário Acadêmico 2025.1 e 2025.2 , Calendário CEAD 2025.1 e 2025.2 e Calendário LEDOC 2025.1 e 2025.2 (CSHNB e CPCE)

DAA/PREG Divulga Calendário de Matrículas para o Semestre 2025.1
A Diretoria de Administração Acadêmica (DAA) da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG) anuncia o cronograma para solicitação de matrículas no semestre 2025.1. O processo será realizado pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) e seguirá um calendário dividido por centros e campi, a fim de organizar o fluxo de acessos ao sistema. Datas por Centros Acadêmicos Os estudantes calouros e veteranos devem acessar o SIGAA para solicitar a matrícula nos seguintes dias: • 17 e 18 de fevereiro – CSHNB, CCS, CCN, CCE e CTT; • 19 e 20 de fevereiro – CPCE, CT, CCA, CCHL e CAFS; • 21 de fevereiro – Todos os Centros e Campi. A DAA/PREG reforça que as solicitações devem ser feitas exclusivamente nos dias designados para cada unidade. Caso contrário, o sistema informará a data correta para o aluno retornar e concluir a matrícula. Estudantes veteranos que não realizaram a Avaliação Docente do semestre 2024.2 não poderão efetuar a matrícula regular. Esses alunos terão três alternativas para se matricular: • Ajuste de Matrícula – 27 e 28 de fevereiro, pelo portal discente. • Matrícula extraordinária – De 19 a 21 de março, pelo portal discente. • Matrícula compulsória – De 25 a 28 de março, via coordenação do curso. O objetivo da organização por centros é garantir um processo de matrícula mais eficiente, atendendo aos alunos de forma organizada. Para mais informações, os estudantes podem acessar o portal da UFPI ou entrar em contato com suas respectivas coordenações de curso.

Informe DAA/PREG: Avaliação docente disponível para preenchimento
A Diretoria de Administração Acadêmica da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (DAA/PREG) informa que está disponível para preenchimento a Avaliação Docente do Período Letivo 2024.2. De acordo com o Memorando Circular Nº 22/2025, os discentes dos cursos de Graduação Presencial e da Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC) do CSHNB-Picos e do CPCE-Bom Jesus poderão realizar a Avaliação Docente entre os dias 7 e 12 de fevereiro de 2025. A participação na Avaliação Docente é obrigatória para todos os estudantes que cursaram disciplinas no semestre indicado. Cada disciplina contará com um formulário específico e, caso tenha sido ministrada por mais de um docente, será necessário preencher um formulário para cada professor responsável. Ressaltamos que a não realização da Avaliação Docente impedirá o estudante de efetuar sua matrícula para as disciplinas do semestre seguinte. O preenchimento das avaliações deve ser feito diretamente no SIGAA e está disponível exclusivamente para alunos veteranos (não ingressantes) que tenham cursado disciplinas no semestre vigente. O DAA/PREG reafirma seu compromisso com a comunidade acadêmica e se coloca à disposição para esclarecer eventuais dúvidas sobre as alterações no calendário. A administração reforça ainda a importância da participação dos estudantes na Avaliação Docente, uma ferramenta essencial para aprimorar a qualidade do ensino e fortalecer o ambiente acadêmico.

Informe DAA/PREG: reabertura do SIGAA para formandos do período 2024.2
A Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (PREG), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Diretoria de Administração Acadêmica (DAA) anuncia a reabertura do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) para que os estudantes formandos do período letivo 2024.2 possam registrar e validar suas Atividades Complementares e Atividades Curriculares de Extensão (ACE). A medida foi comunicada por meio de um memorando da Diretoria de Administração Acadêmica (DAA/PREG), assinado pelo diretor Francisco Gleison da Costa Monteiro. Os prazos estabelecidos são os seguintes: 30/01/2025 a 03/02/2025 – Período destinado à digitação das Atividades Complementares e das ACE pelos possíveis formandos.30/01/2025 a 04/02/2025 – Prazo para análise e validação das atividades pelas Coordenações de Curso. A decisão beneficia estudantes dos cursos presenciais de graduação e do curso LEDOC, nos campi de Picos e Bom Jesus. Buscando garantir que todos os formandos tenham suas atividades acadêmicas devidamente registradas e validadas antes da conclusão do curso. Os estudantes devem acessar o SIGAA dentro dos prazos estipulados para evitar problemas na finalização de sua trajetória acadêmica. Mais informações podem ser obtidas junto às coordenações dos cursos.