DAA/PREG divulga Agenda Acadêmica da Graduação referente ao mês de outubro de 2026

A Diretoria de Administração Acadêmica (DAA), vinculada à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), divulga a Agenda Acadêmica da Graduação referente ao mês de outubro de 2026, reunindo uma seleção dos principais prazos, eventos e atividades previstos nos calendários acadêmicos vigentes.

A iniciativa tem como objetivo auxiliar discentes, docentes, coordenações de curso e demais setores acadêmicos no acompanhamento das atividades programadas para o período, contribuindo para o cumprimento dos prazos e para o adequado planejamento das atividades acadêmicas.

Importante: Esta publicação apresenta um resumo dos principais eventos acadêmicos previstos para outubro de 2026, elaborado com base nos calendários acadêmicos institucionais vigentes. Além das datas aqui destacadas, poderão existir outras atividades, procedimentos e prazos específicos aplicáveis a determinados cursos, modalidades de ensino ou unidades acadêmicas.

Os(as) interessados(as) devem consultar regularmente os calendários acadêmicos oficiais, bem como os comunicados divulgados pela UFPI, uma vez que as datas e atividades previstas poderão sofrer alterações ao longo do mês, conforme atos normativos e determinações institucionais.

Entre os principais eventos previstos para os cursos de graduação, destacam-se:


📅 Cursos de Graduação Presenciais 

05 a 07/10

Solicitação de Estágio Obrigatório para discentes não vinculados à UFPI, via processo administrativo, para o período letivo 2027.1.

05 a 23/10

Prazo para envio, pelos docentes, aos Departamentos de Ensino, Chefias de Curso e Coordenações de Curso, do Quadro de Atividades Docentes (QAD) relativo ao período letivo 2027.1.

05 a 31/10

Solicitação on-line da oferta de disciplinas para o período letivo 2027.1 pelas coordenações de curso.

13 e 14/10

Digitação e consolidação do resultado final do rendimento acadêmico dos discentes, pelos docentes, referente ao período letivo 2026.2, para as turmas ofertadas no 1º bimestre.

Solicitação de ingresso como Aluno Especial e de Programa de Mobilidade Estudantil Interna para o período letivo 2027.1.

14/10

Início do 2º Bimestre de 2026.2.

14 e 16/10

Matrícula compulsória pelas coordenações de curso para o período letivo 2026.2, para as turmas ofertadas para o 2º bimestre.

26/10 a 19/11

Confirmação da oferta de disciplinas para o período letivo 2027.1 pelos Departamentos de Ensino e Chefias de Curso.

30/10

Último dia para os discentes realizarem a digitação das Atividades Científico-Acadêmico-Culturais de Graduação (Atividades Complementares).


📅 Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD)

05 a 23/10

Prazo para envio, pelos docentes, aos Departamentos de Ensino, Chefias de Curso e Coordenações de Curso, do Quadro de Atividades Docentes (QAD) relativo ao período letivo 2027.1.

13 e 14/10

Digitação e consolidação do resultado final do rendimento acadêmico dos discentes, pelos docentes, referente ao período letivo 2026.2, para as turmas ofertadas no 1º bimestre.

14/10

Início do 2º Bimestre de 2026.2.

14 e 16/10

Matrícula compulsória pelas coordenações de curso para o período letivo 2026.2, para as turmas ofertadas para o 2º bimestre.

26/10 a 19/11

Cadastro on-line da oferta de disciplinas para o período letivo 2027.1 pelas Chefias / Coordenações de Cursos.

30/10

Último dia para os discentes realizarem a digitação das Atividades Científico-Acadêmico-Culturais de Graduação (Atividades Complementares).


📅 Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC) - Campi CSHNB e CPCE

02/10

Término do Tempo-Universidade referente ao período letivo 2026.2.

03/10

Início do Tempo-Comunidade referente ao período letivo 2026.2.

05 a 23/10

Prazo para envio, pelos docentes, às chefias/coordenações de curso, do Quadro de Atividades Docentes (QAD) relativo ao período letivo 2027.1.

26/10 a 19/11

Cadastro on-line da oferta de disciplinas para o período letivo 2027.1 pelas chefias/coordenações de curso.

30/10

Último dia para os discentes realizarem a digitação das Atividades Científico-Acadêmico-Culturais de Graduação (Atividades Complementares).


📅 Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC) - CAFS e CCE/CMPP

05 a 07/10

Cadastro on-line de oferta de componente curricular para o período letivo 2026.2 pelas coordenações de curso.

13 e 14/10

Prazo para envio, pelos docentes, às coordenações de curso, do Quadro de Atividades Docentes (QAD) relativo ao período letivo 2026.2.

14/10

Divulgação do Edital para Seleção de Monitores referente ao período letivo 2026.2, pela CAAC/PREG.

Até 16/10

Publicação do Edital do processo seletivo de ingresso na LEDOC 2027.1.

29/10

Conclusão das aulas do período letivo 2026.1 em regime de alternância.

30/10

Publicação do Edital de Monitoria pelas coordenações das LEDOCs para o período letivo 2026.2, com base no Edital de Monitoria publicado pela CAAC/PREG.

30/10 a 03/11

Rrealização do Exame Final do período letivo 2026.1. 


📅 Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR)

07 a 09/10

Cadastro on-line de oferta de componente curricular para o período letivo 2026.2 pelas chefias/coordenações de curso.

17/10

Encerramento das aulas do período complementar 2026.1.

22/10 a 14/11

XXI Seminário Interdisciplinar do PARFOR/UFPI (SIMPARFOR).

IV Seminário Intercultural do PARFOR Equidade/UFPI (INTERPARFOR).


📅 Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial e Continuada de Professores com Ênfase na Educação Integral (PRILEI)

16/10

Último dia para trancamento de matrícula no curso ou trancamento de disciplina (componente curricular), referente ao período letivo 2026.2, on-line, via Portal do Discente.

Último dia para solicitação de Aproveitamento de Estudos (Dispensa de Disciplina).


Datas importantes

04/10

Dia de São Francisco - dia não letivo exclusivamente para o Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB), em Picos.

12/10

Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil - feriado nacional.

15/10

Dia do Professor – recesso acadêmico para docentes e discentes.

19/10

Dia do Piauí - dia não letivo estadual.

28/10

Dia do Servidor Público.


Atenção

A DAA/PREG orienta os(as) estudantes a observarem atentamente os prazos aplicáveis ao seu curso e a acompanharem regularmente as informações divulgadas pelas coordenações de curso, pela Diretoria de Administração Acadêmica (DAA), pelas Coordenadorias da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG) e pela própria Pró-Reitoria, por meio de seus canais oficiais de comunicação.

O cumprimento dos prazos acadêmicos é fundamental para assegurar a regularidade da vida acadêmica e evitar prejuízos relacionados à matrícula, ao aproveitamento de estudos, às Atividades Complementares, às Atividades Curriculares de Extensão de Graduação (ACE) e aos demais procedimentos previstos nos calendários institucionais.

As informações foram organizadas com base nos calendários acadêmicos institucionais vigentes dos Cursos Presenciais, CEAD, LEDOC, PARFOR, e PRILEI.