No Histórico Escolar de Graduação, o estudante da UFPI consegue acompanhar seu avanço e desempenho no curso que desenvolve na instituição. O documento é utilizado pelo discente durante sua formação acadêmica e após conclusão, junto ao diploma de graduação.
Dados Pessoais
O histórico inicia com cabeçalho institucional, bem como data e hora de emissão do sistema SIGAA. Em seguida as informações pessoais do discente, que deve ser acompanhada pelo aluno e se necessário deve solicitar a retificação.
Dados do Curso
Possui informações do curso como tipo de regime (crédito ou bloco), ênfase, currículo que está vinculado, atos normativos do curso, informações sobre o processo seletivo de ingresso do discente, período/nível em que o discente encontra-se estudando ou já integralizou, informações de trancamento de período letivo/curso, prazo máximo de conclusão de curso ou sua prorrogação, dados de conclusão de curso como ano/período letivo de saída, data de colação de grau, data de expedição de diploma, tipo de saída do curso e até o título do trabalho de conclusão de curso (TCC) cadastrado, além do Índice de Rendimento Acadêmico (IRA).
O Status acadêmico define a situação acadêmica do discente, variando entre:
- ATIVO: indica que o discente está cursando regularmente o curso.
- CADASTRADO: indica que o discente está cadastrado no SIGAA, mas ainda não é aluno ativo, ou seja, inexiste matrícula em disciplina, concluída ou não, para este discente.
- CANCELADO: o discente é desligado da instituição, deixando de estar ativo.
- CONCLUÍDO: indica que o discente concluiu o curso e não está mais ativo.
- EXCLUÍDO: o discente deixou de ser cadastrado na instituição. Neste caso, é mantido o registro dos dados do discente para fins de histórico/auditoria.
- FORMANDO: o discente de graduação está matriculado nos componentes curriculares pendentes para integralização do currículo, ou seja, cursando os últimos componentes curriculares e se integralizá-los, mudará para o status GRADUANDO.
- GRADUANDO: o discente de graduação integralizou todo currículo do curso e aguarda, regularização do ENADE para colação de grau.
- TRANCADO: o discente é desligado da instituição por um período ou dois, consecutivos ou não, retornando ao status ATIVO ao final de cada trancamento. O tempo que o discente passa sob trancamento não é contabilizado no prazo máximo de conclusão do curso.
Componentes Curriculares Cursados/Cursando
É possível acompanhar as disciplinas (componentes curriculares) em curso e/ou cursadas por período letivo, conforme situação acadêmica em cada uma. A situação de cada disciplina pode variar entre aprovado por média-AM, reprovado por nota-RN, reprovado por falta-RF, exame final-EF, crédito concedido-CC ou crédito automático-CA conforme o quadro de legendas, também presente no histórico. Além destes, também há indicação MATRICULADO – quando cursando as disciplinas, TRANCADO – quando a disciplina foi trancada naquele ano/período, ou CANCELADO – quando cancelada no período de ajuste de matrícula.
Quadro de Legendas
No quadro de legendas há a indicação dos tipos de componentes (optativos, eletivos, extensão, ...), e da situação de cada componente curricular (aprovado, reprovado, dispensado, trancado, cancelado, ...).
ENADE: ingressante e concluinte
Também há a indicação da situação frente ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE de cada discente, se ingressante e concluinte. Todo curso passa pela avaliação do ENADE a cada 3 (três) anos, em que é verificado o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.
Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.
A inscrição é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de licenciatura e bacharelado que estão em ciclo avaliativo. A situação de regularidade do estudante é registrada no histórico escolar.
Quadro resumo percentual (%) de integralização de componentes curriculares
Neste quadro é possível perceber o percentual de integralização de cada grupo de componentes curriculares, conforme definido no Projeto Pedagógico de Curso (PPC). Os componentes curriculares geralmente são divididos em quatro grupos:
a) Obrigatórios – conjunto de componentes definidos de cumprimento obrigatório para todos os discentes vinculados aquela estrutura curricular. Dentre eles, estão incluídos os componentes de estágio obrigatório e os de conclusão de curso.
b) Optativos – componentes diversos que podem ser cursados de forma variada, entre os discentes, até integralizarem a carga horária (CH) definida no PPC do curso.
c) Atividades Complementares – conjunto de atividades a serem desenvolvidas durante o período da formação, constituindo um conjunto de estratégias didático-pedagógicas que permitem a relação entre teoria e prática e a complementação, por parte do estudante, dos saberes e habilidades necessárias à sua formação. Podem ser cumpridos de forma variada por cada discente, que apresenta certificação/declaração ao urso para avaliação, até integralizar a CH definida no PPC do curso.
Também é possível perceber, no histórico escolar, extrato das Atividades Complementares cumpridas pelo discente, conforme categoria, data ou ano/semestre de validação pelo curso, CH integralizada, a máxima e aproveitada pelo curso conforme previsto em cada PPC.
d) Atividades Curriculares de Extensão – conjunto de atividades a serem desenvolvidas durante o período da formação, estendendo-se à comunidade, sob a forma de cursos e serviços especiais. As atividades de ensino e os resultados da pesquisa que são inerentes, constituem o elo entre a universidade e a comunidade, ao compartilhar conhecimento desenvolvido no ensino e na pesquisa. Pode ser cumprida de forma variada, por cada discente, através de projetos, eventos ou atividades de extensão institucional, da certificação/declaração apresentada ao curso para avaliação, ou ainda por componentes curriculares de extensão, até integralizar a CH definida no PPC do curso.
Componentes Curriculares Obrigatórios Pendentes
Neste quadro é possível verificar quais componentes curriculares obrigatórios ainda estão pendentes de integralização pelo discente, embora esteja matriculado. À medida que são integralizados, ou quando cumpridos através de componentes equivalentes ou eletivos, ou ainda por aproveitamento de estudos, os componentes listados passam para o quadro de componentes cursados no início do histórico escolar.
Observações e Equivalências no Histórico
Alguns registros e observações são registradas no histórico, para melhor compreensão e consolidação da informação acadêmica do discente. Informações como registro de dispensa de disciplinas (CC e CA), ocorrências, advertências e sanções recebidas, retificações de notas, registros de transferências e remoções, trancamentos e cancelamentos especiais, equivalências de disciplinas, dentre outros previstos em normativos institucionais.
Código de verificação
O histórico escolar, assim como diversos documentos institucionais, emitido pelo sistema SIGAA/UFPI, podem ter sua autenticidade e consistência verificados de forma on-line pela UFPI, através do link (https://www.sipac.ufpi.br/public/jsp/autenticidade/form.jsf) seguindo as instruções do rodapé do documento.