Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Inscrições para o II Simpósio de Ensino em Parasitologia (SEPar)/ II Simpósio Nacional de Ensino em Parasitologia (SINEPar)

Última atualização em Terça, 26 de Outubro de 2021, 08h32

FOTO_1_copy.JPG

O ensino de Parasitologia é de imprescindível para a formação profissionais de saúde. Afinal, estes profissionais serão responsáveis por prevenir, identificar, tratar e controlar parasitoses, sendo necessário também para futuros professores de Ciências e Biologia, que terão a oportunidade de trabalhar o tema na educação em saúde. Assim, o II Simpósio de Ensino em Parasitologia (SEPar)/ II Simpósio Nacional de Ensino em Parasitologia (SINEPar), tem como objetivo debater sobre as novas estratégias de ensino em Parasitologia. O evento ocorrerá em ambiente virtual devido à pandemia de COVID-19, com a programação abrangendo mesas-redondas, palestras, oficinas e apresentações de trabalhos científicos.

No Simpósio serão abordadas diversos conteúdos relacionados a parasitologia, como os indicadores de saúde para doenças negligenciadas na América Latina com palestrantes de diferentes países; oficinas abordando novas estratégias de educação, como a utilização de mídias para divulgação científica e ferramentas virtuais no ensino de Parasitologia; abordará de maneira geral a educação em parasitologia, a importância dos profissional de saúde na prevenção de parasitoses, finalizando com a mostra científica de trabalhos produzidos na forma de vídeo e premiação dos melhores trabalhos submetidos.

A coordenadora do II SEPar/I SINEPar é a Profa. Daniela Reis Joaquim de Freitas, que possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Adjunta e líder do Grupo de Estudos em Microbiologia e Parasitologia (NUEMP) no Departamento de Parasitologia e Microbiologia, membro do Núcleo de Pesquisa em Prevenção e Controle de Infecções em Serviços de Saúde (NUPCISS) na Universidade Federal do Piauí e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF-UFPI).

Sem_título_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy.png

Profa. Daniela Reis Joaquim de Freitas na abertura do I SEPAR realizado em 2019

A professora ressalta que o ensino de Parasitologia não deve se restringir a fazer com que o aluno decore o ciclo biológico dos parasitos. "Mas sim, propiciar ao estudante a compreensão de como funciona o processo de doença causada pelo parasito, o processo de manejo e principalmente prevenido a infecção na comunidade. Também é necessário debater o porquê destas parasitoses serem doenças enquadradas como negligenciadas, e discutir maneiras de mudar isto. Assim, o II SEPar tem a importante missão de continuar a divulgar e discutir projetos de pesquisa, ensino e extensão na área de Parasitologia, realizados dentro e fora da universidade”.

FOTO_3.jpg

Profa. Daniela Reis Joaquim de Freitas e os alunos Antonio Rosa e Luíza Ester no encerramento do I SEPAR

O evento é destinado para profissionais, estudantes e professores das áreas de infectologia, enfermagem, biologia, ciências da natureza, nutrição, medicina veterinária, farmácia, biomedicina, biologia, laboratórios clínicos, vigilância epidemiológica, gestão e políticas de saúde. É gratuito e aberto ao público da Universidade Federal do Piauí e de outras Instituições de Ensino Superior.

Ressalta-se que só serão gerados certificados para aqueles participantes que estiverem presentes em no mínimo 85% do evento.

A seguir, confira:

• Programação do evento;
  • Tutorial 01, referente às inscrições de participantes filiados à UFPI;
  • Tutorial 02, referente às Inscrições de participantes filiados a outras Instituições de Ensino Superior;
  • Edital referente à submissão de trabalhos;
  • Anexos A e B, referentes ao Formulário de submissão e modelo do resumo (AGUARDANDO O ARQUIVO PARA ANEXAR);
  • Anexo C, referente ao modelo de slides para apresentação de trabalhos (AGUARDANDO O ARQUIVO PARA ANEXAR).