Página inicial > Últimas Notícias - DAA > UFPI divulga o Calendário Acadêmico 2024 da Graduação Presencial

UFPI divulga o Calendário Acadêmico 2024 da Graduação Presencial

Última atualização em Terça, 09 de Janeiro de 2024, 15h35

O Calendário Acadêmico de 2024 da Universidade Federal do Piauí (UFPI) está disponível para consulta. A aprovação aconteceu por meio da Resolução Nº 619 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX) de 18 de dezembro de 2023. O novo calendário regulamenta os Períodos Letivos de 2024.1 e 2024.2 dos cursos de graduação presencial da Instituição.

Com as datas propostas, o primeiro e segundo períodos letivos começam e terminam dentro do ano de 2024, ou seja, a Universidade iguala o calendário acadêmico ao calendário civil. Além disso, o calendário possui maior flexibilidade, pode ser estendido no caso de interrupção das aulas, não havendo prejuízos aos dias letivos e apresenta novidades como, por exemplo, quatro oportunidades para os alunos realizarem as matrículas em cada semestre.

Ademais, o calendário fornece ainda novas possibilidades para assegurar o avanço dos currículos dos discentes, muitos dos quais não conseguiram cursar certas disciplinas e sofreram atrasos devido à pandemia, oferecendo a oportunidade de disciplinas bimestrais para os alunos. “Em vez do aluno fazer uma disciplina no semestre todo, ele consegue fazer duas disciplinas ou mais, se elas tiverem condição de pré-requisito, uma como a outra”, esclareceu Leomá Matos, Diretor Administrativo Acadêmico da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG/UFPI).

Conforme a Resolução CEPEX N° 619, o calendário conta com 100 dias letivos e o começo das atividades do período 2024.1 em 15 de março e sua conclusão acontece no dia 15 de julho. As matrículas curriculares irão acontecer durante o dia 4 ao dia 8 março para todos os estudantes da graduação, calouros e veteranos. Na sequência, o período 2024.2 inicia-se no dia 14 agosto e será concluído em 18 de dezembro.

Confira as datas e orientações referentes aos períodos letivos 2024.1 e 2024.2 na Resolução CEPEX N° 619 do Calendário Acadêmico de 2024.

registrado em: ,