Página inicial > Últimas Notícias - DAA > Graduados da UFPI receberão Diploma Digital a partir de março de 2023

Graduados da UFPI receberão Diploma Digital a partir de março de 2023

Última atualização em Sexta, 14 de Abril de 2023, 16h37

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Diretoria de Administração Acadêmica (DAA) e da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI/UFPI), viabilizou, a partir da Portaria DAA/PREG N°03/2023, de 28 de março de 2023, a expansão do quantitativo de emissões de Diplomas Digitais de Graduação.

O Diploma de curso de graduação da UFPI, expedido pelo DAA, para graduados a partir de março de 2023, será exclusivamente em formato digital, conforme legislação vigente.

Tendo a mesma validade jurídica do documento físico (em papel), na UFPI (desde 2022), através de solicitação, já é possível emitir o diploma como documento nato-digital, ou seja, o modelo que adota o formato digital a partir da origem. Desde então, mediante a STI, foram implantadas, por determinação do Ministério da Educação (MEC), constantes atualizações com soluções tecnológicas para gerar maior segurança nos sistemas eletrônicos. Para, dessa forma, poder coibir fraudes em diplomas e registros acadêmicos, como as ocorridas com documentos não digitais.

A UFPI, por meio da STI, atende aos requisitos de assinaturas com certificação digital e carimbo de tempo na Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), conforme os parâmetros do Padrão Brasileiro de Assinaturas Digitais (que confere ao diploma digital sua validade jurídica). Em tempo recorde, a UFPI é uma das primeiras instituições de ensino superior do país, e única universidade pública do Piauí, a se adequar as exigências do MEC.

O que é diploma digital?

Diploma digital de curso superior de graduação é o documento com existência, emissão e armazenamento integralmente digitais.

Ao investir em mais essa inovação tecnológica, a UFPI, junto ao MEC promovem a modernização de documentações acadêmicas, aliada às exigências da legislação educacional, e ainda evita fraudes ao reforçar a segurança para registro e emissão de diplomas digitais.

Essa inovação permitirá a desburocratização do processo de geração e emissão do diploma e, consequentemente, a economia de tempo e custo do serviço.

O diploma digital da UFPI possui validação digital nacional, através de ambientes com segurança garantida, tanto no sistema acadêmico próprio (SIGAA/UFPI), quanto no sistema MEC (Gov.br).

Como funciona o diploma digital?

O Diploma Digital é documento de comprovação de conclusão de curso de graduação na UFPI, solicitado, emitido, registrado, disponibilizado e validado por meio eletrônico, com igual valor à versão impressa (física).

Quais são as diferenças entre o diploma digital e o diploma físico?

Apenas a representação visual difere em alguns pontos, como as assinaturas digitais, QR-code, código, link de validação e o layout de representação gráfica. Todas as demais informações e representações são semelhantes, conforme determina a legislação.

outro diploma

Quais são as vantagens do diploma digital?

Rapidez na emissão, recebimento e validação do diploma por meio eletrônico, com a mudança de 180 dias no formato impresso para 60 dias no formato digital. Além disso, o Diploma Digital gera economia de tempo, esforço e de recurso financeiro médio de R$ 665 mil reais ao ano para UFPI.

Quem pode solicitar o diploma digital?

Alunos graduados que colarem grau após 01/01/2022, conforme Portaria MEC n° 1001 de 08 de dezembro de 2021. Já os alunos que colarem grau até 31/12/2021, alunos que colarem grau por decisão judicial e alunos PEC-G independente da data de colação de grau, terão seus diplomas apenas em formato impresso, conforme a legislação vigente.

Como solicitar o diploma digital?

Todas as orientações e detalhes para solicitação do diploma de graduação estão descritos na Portaria nº 03/2023 de março de 2023, do DAA

A solicitação de diploma será organizada em processo administrativo que, ao final de sua tramitação, culminará na disponibilização do Diploma Digital ao aluno graduado, através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), que poderá ser validado a qualquer tempo através da página eletrônica da UFPI ou do Diploma Digital MEC

Como acessar o diploma digital?

Após a expedição do diploma digital, o discente graduado, receberá notificação do processo de diploma.  A partir de então poderá acessar e baixar seu diploma digital direto do Portal do Discente no SIGAA, pelo caminho SIGAA>Portal do Discente>Ensino>Certidões e Diplomas> Diploma de Conclusão de Curso.

acesso

representação

Tela para gerar representação visual do Diploma Digital ou baixar arquivo XML de validação do diploma digital

Diploma digital

Representação visual - Anverso
 versoRepresentação visual - Verso

Como atestar a validade do diploma digital?

O diploma digital emitido pela UFPI pode ser validado tanto na página da UFPI (https://sigaa.ufpi.br/sigaa/public/diplomadigital/form.jsf) utilizando QR-code ou código de validação no anverso do diploma, quanto pelo portal do MEC (http://portal.mec.gov.br/diplomadigital/) através do arquivo XML, disponibilizado junto a representação visual do diploma digital.

validação do diploma

Tela de validação de diploma pelo SIGAA/UFPI

Valida
Certificado de Validação de diploma – SIGAA/UFPI

Primeiro Passo Acessar o Portal do MEC através desse link:
 mec

Segundo Passo:

Clicar na Opção: "Verifique a Conformidade do Seu Diploma"

Terceiro Passo:

Escolher (upload) Arquivo XML (O arquivo deve estar salvo no computador)

conformidade

Quarto Passo:

Clicar em Verificar

verificar

analise

Após o último passo é só aguardar o resultado da Análise. Se o resultado apresentado for "Diploma Digital em Conformidade" então está tudo certo com o diploma digital analisado.

verifica

Mais informações: