Página inicial > Últimas Notícias - DAA > DAA promove palestras de instrução acadêmica aos discentes ingressantes da UFPI

DAA promove palestras de instrução acadêmica aos discentes ingressantes da UFPI

Última atualização em Quinta, 29 de Dezembro de 2022, 22h58

A equipe da Diretoria de Administração Acadêmica (DAA/UFPI), realiza, desde novembro, palestras de boas-vindas e instrução acadêmica para discentes ingressantes da UFPI. A iniciativa faz parte das ações da diretoria acadêmica, que tem como objetivo promover maior conhecimento sobre a organização e normativos institucionais aos estudantes da graduação, sobretudo os ingressantes.

Atendendo as diversas solicitações institucionais, as palestras já foram realizadas no Centro de Ciências da Natureza, Centro de Ciências da Saúde e Centro de Tecnologia, no Campus de Teresina e, . A partir de janeiro de 2023, a palestra ocorrerá nos Campus Almicar Ferreira Sobral-Floriano, Professora Cinobelina Elvas-Bom Jesus-PI, Centro de Educação Aberta e a Distância dentre outros centros do campus.

WhatsApp_Image_2022-12-24_at_10.03.32_1.jpegCampus Senador Helvídio Nunes de Barros-Picos

Discentes participando da palestra "Bem vindos à Graduação na UFPI"

As ações de instrução acadêmica integram o conjunto de estratégias de avanço institucional promovendo conhecimento da IES aos discentes. De acordo com o diretor da DAA/UFPI, Leomá Matos, a iniciativa oferecerá benefícios à instituição. “Os discentes passam a ser acompanhados mais de perto pela Administração Superior da UFPI, colaborando de forma mais direta com os alunos e também com os cursos e departamentos de ensino, que de forma coletiva constroem uma comunidade acadêmica melhor orientada quanto ao conhecimento da IES e suas demandas”, destaca.

WhatsApp_Image_2022-12-24_at_10.03.29.jpeg

Diretor da DAA/UFPI ministrando palestra no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros-Picos

Segundo a chefe de Divisão de Programas e Matrículas (DPM/DAA), Regina Tajra, as palestras contribuem para o conhecimento dos direitos e deveres dos estudantes. “A DAA se faz mais próxima da comunidade acadêmica, orientando-a como melhor solicitar e acompanhar as demandas da UFPI, informando sobre seus direitos e deveres na graduação”, ressalta.

Na palestra intitulada como “Bem vindos à Graduação na UFPI”, são apresentados pontos importantes como o organograma, hierarquia e funcionamento da UFPI, bem como os principais serviços estudantis atendidos pela DAA/UFPI. Além de destacar os direitos e deveres dos estudantes na IES, melhorando a vida acadêmica dos alunos, que passam a conhecer e melhor utilizar os serviços da instituição.

WhatsApp_Image_2022-12-24_at_10.03.31_1.jpeg

Equipe da DAA/UFPI ministrando palestra no Centro de Ciências da Saúde

“O discente que conhece bem a UFPI e aprende a acompanhar sua vida acadêmica através de seus histórico escolar (HE), é sem dúvida um aluno que com mais facilidade vivencia o curso de graduação, pois aproveita as diversas oportunidades que a IES proporciona como matrículas, trancamentos, dispensas de componentes curriculares, retificações de registros, monitorias, láureas universitárias, programas de iniciação científica e também assistência estudantil”, destaca Fernanda Carvalho, chefe da Divisão de Controle Acadêmico (DCA/DAA).

As palestras são solicitadas e agendadas através do e-mail , e atendidas em conformidade com as demandas da Diretoria.

registrado em: ,