Na tarde desta segunda-feira (16), estudantes e gestores da Rede Pública Estadual do Piauí participaram da Solenidade de Premiação da 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Durante o evento, que aconteceu no Centro de Convenções de Teresina, foram premiados 43 estudantes da Rede Pública Estadual.
Além da premiação dos alunos que alcançaram os melhores desempenhos do estado na 17ª edição da OBMEP, professores e escolas da Rede Pública de Ensino receberam honrarias. Entre elas estão a escolas Conselheiro Saraiva (Batalha), Deusa Rocha (Nossa Senhora dos Remédios) Cônego Cardoso (Castelo do Piauí) U.E Jomasio dos Santos Barros (Nossa Senhora dos Remédios), U. E. Marcos Parente (União), CETI Augustinho Brandão (Cocal dos Alves), U.E. Gayoso e Almendra (Batalha), CETI Inês Maria de Sousa Rocha e U. E. Patronato Irmãos Dantas e as escolas municipais Centro Educativo Municipal Antônio Ferreira Neto (Piripiri) e O.G Rêgo de Carvalho (Teresina). Durante a cerimônia, também foram homenageadas as secretarias de educação dos municípios de Morro do Chapéu do Piauí e Vera Mendes.
A estudante Vera Thauanny Silva de Abreu, medalhista de ouro na edição de 2022 da OBMEP, foi convidada para discursar durante a cerimônia. "É com imensa alegria e gratidão que estou aqui para compartilhar com todos vocês uma conquista que representa não apenas meu esforço, mas também o poder da educação e da dedicação. A OBMEP é um reflexo do meu comprometimento com a aprendizagem e com a superação dos desafios. Gostaria de encorajar todos os alunos aqui presentes a abraçar a matemática e outras disciplinas desafiadores com entusiasmo e determinação", destacou a medalhista de ouro durante seu discurso.
Representando o governador Rafael Fonteles, o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, participou do evento destacando as ações do Projeto Seduc Olímpica, iniciativa que tem como objetivo alavancar o desempenho dos estudantes em olimpíadas nacionais do conhecimento.
"Entregamos as medalhas e menções honrosas aos estudantes vitoriosos e premiações aos professores, escolas e municípios que se destacaram. Foram 43 alunos e alunas da Rede Estadual medalhistas, orgulho para a Seduc. Ressaltamos o projeto Seduc Olímpica e o potencial educativo das Olimpíadas de Conhecimento", pontua o gestor.
Veja algumas fotos do evento: