Descobrir talentos na matemática e despertar nos jovens o entusiasmo por carreiras científicas e tecnológicas foi uma das propostas da 10ª edição da Olimpíada Piauiense de Matemática (Opim), lançada no dia 2 de outubro de 2018 na UFPI, pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal do Piauí ( UFPI ).
A Olimpíada Piauiense de Matemática (OPIM), competição que envolve mais de 400 escolas públicas e privadas do Ensinos Fundamental e Médio, envolvendo mais de 50 mil estudantes de mais de 70 municípios. Com provas aplicadas nos meses de outubro e novembro de 2018 em mais de 50 polos espalhados pelo estado, a Olimpíada Piauiense de Matemática é uma parceria entre UFPI, UESPI e IFPI.
O evento busca fortalecer a conexão entre escolas públicas e privadas e as instituições de ensino de nível superior, num esforço conjunto para que jovens busquem aprofundar seus estudos em Matemática na escola e principalmente na preparação para ingressar na universidade.
“Mais do que medalhas, prêmios e diplomas, a Opim vai proporcionar a estudantes e professores novas descobertas, técnicas e conhecimentos, ajudando os jovens a descobrir mais sobre ciências e tecnologias”, disse o coordenador Prof. João Carlos de Oliveira. “A vantagem também se estende aos professores, que, ao preparar seus alunos para a Olimpíada, são instigados a estudar mais e buscar maior capacitação”, completou.
Coordenador da OPIM, professor Dr. João Carlos de Oliveira Souza
Coordenador da OBMEP, professor Dr. Jefferson Cruz dos Santos Leite
Idealizador da OBMEP e Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, professor Dr. João Xavier da Cruz Neto
Magnifico Reitor, professor Dr. José Arimateia Dantas Lopes
Os Gêmeos de Ouro e Maria Eduarda - Cocal dos Alves