Aconteceu ontem (17), a edição 2018 do Dia C da Ciência. A feira aconteceu em todo o país. Em Teresina, acontece na Praça Rio Branco, centro de capital, durante todo o dia.
Conhecida por uma intensa programação em todo o país para mostrar a importância de pesquisas e como elas influenciam o cotidiano das pessoas, as instituições de pesquisas do Piauí se juntaram para organizar o Dia C da Ciência 2018. O evento acontecerá dia 17 de outubro, quarta-feira, na Praça Rio Branco, em Teresina, e tem como objetivo estimular a produção e a divulgação científica no estado, bem como a divulgação dos produtos oriundos de pesquisas.
O Dia C da Ciência é uma oportunidade de levar as pesquisas e projetos realizados nas Instituições de Ensino para a praça pública, visível para toda a comunidade, e assim despertar o interesse e a curiosidade pela produção científica.
Estavam presentes stands da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Centro de Pesquisa Agropecuária do Meio-Norte (Embrapa) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), que realizarão uma programação com foco em reunir diferentes setores sociais em defesa da área de Ciência, Tecnologia, Inovação e redução das desigualdades.
O Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas, aponta a importância de eventos como o Dia C da Ciência para popularização da produção científica. “A Universidade e Instituições de Pesquisa e Ensino devem divulgar seu trabalho e mostrar para a comunidade o que a Universidade faz, trazendo a comunidade para o nosso lado para defender investimentos em ciência e tecnologia”, explica.
Reitor Prof. Dr. José Arimatéia Dantas; a Vice-Reitora Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira
e o Vice- Diretor do CCN Prof. Jefferson Cruz dos Santos Leite durante o Dia C da Ciência
O Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas, aponta a importância de eventos como o Dia C da Ciência para popularização da produção científica. “A Universidade e Instituições de Pesquisa e Ensino devem divulgar seu trabalho e mostrar para a comunidade o que a Universidade faz, trazendo a comunidade para o nosso lado para defender investimentos em ciência e tecnologia”, explica.
O Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação da UFPI, Prof. Dr. João Xavier da Cruz Neto, aponta a importância de estudantes se interessarem por pesquisa mesmo antes de ingressarem em instituições de ensino superior. “A praça está cheia de jovens, alunos do ensino fundamental, ensino médio, que nos fazem perguntas das mais variadas. Essa curiosidade pela investigação é que nós devemos alimentar desde a pré-escola”, aponta.
A edição 2018 do dia C da Ciência em Teresina continuou a todo vapor na tarde desta quarta-feira. O intuito principal do evento foi aproximar as produções cientificas à sociedade. A feira que aconteceu na Praça Rio Branco, centro da cidade, trouxe várias iniciativas inovadoras na área.
Uma delas é do Laboratório de Robótica, Automação e Sistemas Inteligentes do IFPI (LABIRAS). Wellison, um dos estudantes responsáveis pelo stand, apresentou as novidades. “A gente tem projetos que envolvem medicina com eletrônica e arquitetura com realidade virtual”.
Outro destaque foi um dos stands da Embrapa que tratou de esclarecer sobre a relação da produção e das propriedades medicinais do mel, como explicou a estudante Beatriz: “Esses méis, por exemplo, são produzidos pela mesma abelha, mas podem possuir propriedades diferentes de acordo com a planta na qual foi colhido o néctar”.
As atividades ocorrem em todas as regiões do país, sendo que 24 cidades do Piauí receberão eventos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia SNCT. Os resultados de diversas pesquisas serão apresentados à população por meio de feiras científicas abertas ao público em geral em diversas regiões do Piauí.
O dia C da Ciência é uma iniciativa do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino e do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação.
Confira fotos do evento: