Aconteceu ontem (04), às 10 horas, no Espaço Noé Mendes da Universidade Federal do Piauí (UFPI), a 13ª Premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas 2017 (OBMEP). O evento contou com a participação de alunos, professores, escolas e secretarias de várias cidades do Estado do Piauí, e teve o propósito de reconhecer e premiar o empenho de todos, com medalhas de ouro, prata e bronze. Mais de 126 alunos do Piauí foram contemplados. A segunda da fase OBMEP edição 2018 vai acontecer dia 15 de setembro do corrente ano.
Conhecendo um pouco da história...
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.
Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais:
- Estimular e promover o estudo da Matemática;
- Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade;
- Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas;
- Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional;
- Contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas;
- Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
O público-alvo da OBMEP é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio. Em 2017, mais de 18 milhões de alunos de participaram da olimpíada.
Apresentamos a seguir alguns programas desenvolvidos ao longo desses anos e convidamos você a conhecer um pouco mais a OBMEP.
Voltado para os professores de matemática das escolas públicas, o programa quer estimular atividades extraclasse com o uso dos materiais da OBMEP, tais como provas e Bancos de Questões. Professores e de todo o país são habilitados e preparados para desenvolver essa atividade em sua escola ou em escolas vizinhas. Visite a página para conhecer melhor o programa http://www.obmep.org.br/na-escola.htm.
Você encontrará neste site muitas outras informações e eventos, como as cerimônias regionais e nacionais de premiação, encontros com alunos do PIC, etc.
Visite, participe e incentive a participação na OBMEP. Cerca de 18 milhões de alunos, em praticamente todos os municípios brasileiros, têm participado da competição!
Mais fotos do Evento:
Professor Newton Luis Santos (PI01) e Egnilson Miranda de Moura (PI02), Coordenadores Regionais da OBMEP no Piauí.
Professores Premiados
O Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, esteve presente e pontua a importância do evento. “O Piauí tem se destacado dentre os Estados do Nordeste e nada mais prazeroso em dizer que até o nome do nosso estado tem tudo a ver com a matemática, pois começa no pi e vai até o i”, destaca.
Professor João Xavier da Cruz Neto - Idealizador da Olimpiada Brasileira de Matémática das Escolas Públicas e Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação da UFPI
Professor Jurandir de Oliveira Lopes - Coordenador do Programa de Iniciação Cientifica - PIC e Coordenador do Curso de Graduação em Matemática
Professora Liane Mendes Feitosa Soares - Chefe do Departamento de Matemática da UFPI
Professor Edmilson Miranda de Moura - Diretor do Centro de Ciências da Natureza da UFPI
Delegação de Cocal dos Alves
Alzenir Lima Marques - Membro da Organização do Evento
Nyelson Feitosa - - Membro da Organização do Evento