Página inicial > Auditoria > Parfor > Últimas Notícias - Parfor > Turma de Educação Física, do Polo de Floriano, realiza culminância da disciplina de ACE com projeto sobre meio ambiente na cidade de Flores do Piauí

Última atualização em Terça, 27 de Agosto de 2024, 10h17

WhatsApp Image 2024 08 27 at 08.38.03

Na manhã de sábado (24), os cursistas de Educação Física, do Polo de Floriano, realizaram o evento de culminância do Projeto “Percepção Ambiental: processo de construção, formação de valores e comportamentos no espaço escolar”, desenvolvido no âmbito da disciplina de Atividades Curriculares de Extensão (ACE – 3), que teve como tema “Meio ambiente, educação ambiental e educação para o consumo”. O evento foi realizado em Flores do Piauí, cidade natal de alguns cursistas da turma.

WhatsApp Image 2024 08 27 at 10.07.38

Mesa de abertura do evento

Segundo a Profa. Socorro Moura, que ministrou a disciplina de ACE, os acadêmicos participaram de uma caminhada às margens da Lagoa das Flores refletindo sobre as questões ambientais daquela região. Em seguida, se dirigiram à Escola Moderno Lucídio Portela para a realização das apresentações como palestras, brincadeiras e exposição dos temas nos stands relacionados ao Meio Ambiente.

WhatsApp Image 2024 08 27 at 09.05.30

Profa. Socorro Moura e cursistas durante visita à Lagoa da cidade

“O evento contou ainda com a participação do grupo de Capoeira Estilo Brasileiro que demonstrou a prática da Capoeira e que apresentou também a dança Maculelê, típica da região. As atividades foram desenvolvidas e apresentadas para a comunidade externa (crianças da comunidade) abordando os temas relacionados ao Meio Ambiente, contemplando habilidades e competências nos quais os estudantes foram protagonistas na organização e execução”, explica a Profa. Socorro Moura.

WhatsApp Image 2024 08 27 at 08.38.42

Cursistas realizaram a exposição dos temas em stands

Para a Coordenadora do Polo de Floriano, Profa. Delcimar Azevedo, o evento representou um momento de aprendizagens, compartilhamentos e vivências da realidade escolar do município. “Muitas riquezas em informações para todos que aqui estão, alunos da educação básica, professores, os cursistas e a todos nós. O PARFOR/UFPI tem esse diferencial em proporcionar momentos itinerantes, possibilitando novas experiências aos cursistas”, afirma.

WhatsApp Image 2024 08 27 at 08.39.45

Professoras Delcimar Azevedo e Socorro Moura

Ana Gabriela Oliveira, cursista de Educação Física, que mora em Flores do Piauí, enfatiza que é importante proporcionar aos estudantes a oportunidade de vivenciar experiências práticas, estimulando sua conexão com a natureza e seu engajamento em ações de preservação.  “Agradeço de coração a oportunidade de vivenciar e compartilhar a ACE III em Flores do Piauí, para celebramos a criatividade, o aprendizado e a conscientização ambiental. Todas as disciplinas deveriam abordar questões ambientais e a responsabilidade individual na proteção do planeta, discutindo aspectos como sustentabilidade, conservação de recursos naturais, mudanças climáticas e biodiversidade”.

WhatsApp Image 2024 08 27 at 08.39.07

Evento contou com a participação de alunos da educação básica

A Profa. Glória Ferro, Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, reitera a importância da disciplina para o processo formativo dos cursistas. “O Programa é pautado na tríade: ensino, pesquisa e extensão. E essa disciplina, como o próprio nome diz, se configura como uma atividade que consolida a função social da Universidade, pois transcende seus muros e chega à comunidade, disseminando conhecimento e transformando as relações sociais”, destaca.

WhatsApp Image 2024 08 27 at 10.01.41 2

Profa. Glória Ferro foi homenageada no mural dos colaboradores do evento

Confira mais fotos:

WhatsApp Image 2024 08 27 at 08.41.07