Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Auditoria > Parfor > Últimas Notícias - Parfor > PARFOR Indica: livro “Discurso, imagens e imaginários”
Início do conteúdo da página

PARFOR Indica: livro “Discurso, imagens e imaginários”

Imprimir
Última atualização em Terça, 27 de Agosto de 2024, 08h20

WhatsApp Image 2024 08 23 at 08.34.39

O “PARFOR Indica” é um projeto de incentivo à leitura do PARFOR/UFPI e inclui a indicação de obras literárias (livro, revista, reportagem, resenha e outras produções acadêmicas), de diversos gêneros, como romance, conto, poesia, drama, além de produções didáticas, configurando um espaço para compartilhar a sua opinião sobre obras que você leu e gostou muito, de modo a instigar a leitura dessas produções por outros leitores. 

Hoje, trazemos a indicação do Prof. João Benvindo de Moura, Coordenador do curso de Letras Português do PARFOR/UFPI. Trata-se do livro “Discurso, Imagens e imaginários”, organizado pelo Prof. João Benvindo e pela Profa. Maraisa Lopes, Coordenadora do nosso curso de Letras-Libras. O livro foi lançado pela Pedro & João Editores. Confira onde encontrar o livro.

SINOPSE:                                         

Esta obra reúne dezessete capítulos escritos por pesquisadores brasileiros do campo da Análise do Discurso. Valendo-se de corpora diversos, as pesquisas aqui contempladas exploram, em sua maioria, discursos midiáticos, políticos, religiosos e humorísticos.

Essa variedade temática permite uma multiplicidade de olhares, além de representar uma amostra significativa da produção científica realizada por grupos de pesquisa vinculados às mais diversas Instituições de Ensino Superior brasileiras, no campo da Análise do Discurso.

A obra está dividida em três partes: a primeira é composta pelos dez capítulos iniciais, tendo como base a Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, criada pelo Professor Emérito da Universidade Paris XIII, Patrick Charaudeau. A segunda parte comporta cinco capítulos, voltando-se para a Análise do Discurso Materialista, fundada pelo filósofo francês Michel Pêcheux. A terceira e última parte compreende dois capítulos, fundamentados na Análise do Discurso Crítica, representada, principalmente, pelo linguista britânico Norman Fairclough.

Fim do conteúdo da página