Página inicial > Auditoria > Parfor > Últimas Notícias - Parfor > Profa. Cláudia Fontineles, professora formadora do PARFOR/UFPI, vence Edição 2024 do Prêmio Professora Cecília Nunes

Última atualização em Sexta, 23 de Agosto de 2024, 09h46

A Profa. Dra. Cláudia Fontineles, professora do Departamento de História, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), e dos Programas de Pós-Graduação em História do Brasil e em Ciências Políticas, ambos vinculado à UFPI, que também atua como professora formadora nos cursos de graduação ofertados pelo PAFOR/UFPI, foi a vencedora da Edição 2024 do Prêmio Professora Cecília Nunes, na categoria Ensino Superior.

WhatsApp Image 2024 08 23 at 09.21.14

A entrega do prêmio ocorrerá nesta sexta-feira, dia 23 de agosto, durante o encerramento do VIII Encontro Estadual de História, da Associação Nacional de História - Seção Piauí (Anpuh-PI).

WhatsApp Image 2024 08 23 at 09.21.14 1

Confira a entrevista realizada com a Profa. Cláudia Fontineles para saber mais sobre o Prêmio Professora Cecília Nunes.

1. Professora, poderia falar um pouco sobre o que é o Prêmio Professora Cecília Nunes?

O prêmio foi criado pela Associação Nacional dos Professores de História - ANPUH, seção Piauí, no ano de 2022, premiando a Profa. Dra. Teresinha Queiroz. Em 2022, a Anpuh decidiu homenagear a Profa. Suely (in memoriam).

2. Como ocorre o processo de escolha do(a) vencedor(a)?

A indicação ocorre por meio da indicação realizada por um associado da Anpuh, em formulário que apresente a justificativa da indicação. Depois, a submissão é submetida a uma Comissão Avaliadora da Anpuh e, após aceita, é apresentada para votação entre os associados.

3. A premiação ocorre todos os anos?

A escolha é bianual e ocorre concomitantemente ao Simpósio Estadual da Anpuh.

4. Como você se sente sendo a vencedora desta edição?

É uma grande honra receber uma premiação feita a partir da indicação de colegas de ofício em uma área que conta com tantos profissionais qualificados e comprometidos, como é a área de História.

O prêmio ganha um significado maior para mim, porque recebe o nome da Profa. Cecília Nunes, professora do curso de História da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e uma das fundadoras do curso de História da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), que eu tive o prazer de ter como educadora, uma defensora da educação pública de qualidade e de um ensino que considerasse as dimensões afetivas para o processo de aprendizagem.

É uma grande alegria e uma grande responsabilidade receber essa homenagem da comunidade historiadora, um grupo de pessoas que tanto tem contribuído para a educação de qualidade e para o pensamento crítico em nossa sociedade.

WhatsApp Image 2024 08 23 at 09.01.21

Profa. Cláudia (ao centro de azul) com a turma de História do Polo do PARFOR/UFPI de Miguel Alves

Em nome de toda a equipe do PARFOR/UFPI, a Profa. Glória Ferro, Coordenadora Institucional do Programa, parabeniza a Profa. Cláudia pela conquista e ressalta a relevância do Prêmio. “Trata-se de um momento muito especial e de importante reconhecimento do trabalho realizado pela Profa. Cláudia Fontineles. Gostaria também de agradecer por toda contribuição que ela tem dado ao PARFOR da UFPI, colaborando de forma tão competente com a formação dos nossos professores”.

WhatsApp Image 2024 08 23 at 09.01.21 1

Registro da Profa. Cláudia com a turma de Geografia do Polo do PARFOR/UFPI de Miguel Alves