Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Exposição “Todas as Cores” traz acervo do Vice-Reitor e destaca diversidade artística de Laura Vinci
Início do conteúdo da página

Exposição “Todas as Cores” traz acervo do Vice-Reitor e destaca diversidade artística de Laura Vinci

Imprimir
Última atualização em Terça, 19 de Novembro de 2024, 17h40

Exposição_arte_de_todas_as_cores.jpg

Exposição de Arte no Espaço Rosa dos Ventos da UFPI

Nesta terça-feira, (19), a Universidade Federal do Piauí (UFPI) inaugurou a exposição de arte “Todas as Cores”, uma mostra que celebra a diversidade e a criatividade através do trabalho, não apenas da renomada artista Laura Vinci, mas também de artistas piauienses. O evento, que acontece na Galeria Afrânio, teve início no Espaço Rosa dos Ventos, e estará aberto ao público até dia 29 de novembro.

Exposição_arte_de_todas_as_cores-11.jpg

Vice-reitor da UFPI, Viriato Campelo

A mostra exibe obras do acervo particular do vice-reitor da UFPI, professor Viriato Campelo, que também atuou como curador e produtor do evento, juntamente com Faena Couto e Priscilla Lima.

Durante a abertura oficial, o vice-reitor ressaltou o que motivou a expor parte do seu acervo e a relevância de oferecer à comunidade acadêmica e ao público em geral o acesso a obras significativas no contexto da arte brasileira.

"O que me motivou foi o desejo de dar continuidade a iniciativas que conectam a arte à nossa Universidade. Tivemos uma exposição marcante sobre Torquato Neto, que trouxe pessoas de diversas regiões do interior até aqui, e isso foi muito inspirador. Pensei: se já realizamos algo tão significativo, por que não trazer meu próprio acervo para contribuir ainda mais? Além disso, precisamos refletir sobre a importância de espaços dedicados à arte dentro da universidade. Não ter uma galeria é algo que precisa ser mudado, e essa exposição é um passo nesse caminho", sublinha.

Exposição_arte_de_todas_as_cores-21.jpg

Curadoras e organizadoras, Faena Couto e Priscilla Lima

Segundo as curadoras e organizadoras, Faena Couto e Priscilla Lima, o conceito da exposição explora profundamente a celebração da diversidade. "A curadoria foi um desafio inicial, mas conseguimos fazer uma seleção cuidadosa do acervo do Prof. Viriato Campelo, que é vasto e impressionante. Ele é um verdadeiro colecionador, com destaque para obras de artistas piauienses em diferentes técnicas: fotografia, xilogravura, aquarela, arte digital, entre outras. Para esta exposição, trouxemos cerca de 60 peças, mas o acervo é ainda maior e inclui objetos adquiridos em viagens ao redor do mundo. O tema 'Todas as Cores' traduz bem a diversidade presente, com estilos que vão do contemporâneo ao mais clássico. Além disso, o espaço foi muito bem aproveitado, e contamos com o apoio de parceiros que nos cederam expositores, o que fez toda a diferença. A galeria está repleta de arte e reflete a riqueza e pluralidade do acervo apresentado", destacam e finalizam.

A exposição também se destaca pelo espaço acessível e dinâmico, garantindo uma experiência imersiva ao público visitante. Interessados podem conferir a mostra gratuitamente, de segunda a sexta, das 10h às 17h, na Galeria Afrânio, localizada dentro da UFPI.

A iniciativa reforça o compromisso da Universidade com a promoção cultural e a valorização da reflexão artística dentro e fora de sua comunidade.

Confira mais fotos:

Exposição_arte_de_todas_as_cores-19.jpg

Exposição_arte_de_todas_as_cores-2.jpg

Exposição_arte_de_todas_as_cores-8.jpg

Exposição_arte_de_todas_as_cores-18.jpg

Fim do conteúdo da página