Oficina esclarece dúvidas sobre o edital Desafio InovaUFPI; inscrições vão até 6 de outubro

Fotos_editadas-2_1.jpg

Evento ocorreu no Auditório do CT/UFPI

Ocorreu na tarde desta segunda-feira (30/9), no auditório do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), uma oficina com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre o Desafio InovaUFPI. O evento contou com palestras e oficinas que abordaram questões relacionadas à inovação e ao empreendedorismo, com o intuito de preparar os estudantes para a competição multidisciplinar. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do YouTube UFPITV.

O Desafio InovaUFPI visa fomentar a criação de soluções inovadoras para atender às demandas da Universidade, promovendo uma cultura de inovação e empreendedorismo dentro da comunidade acadêmica. A oficina teve como propósito orientar os estudantes interessados em participar do Projeto. O período de inscrições para o desafio está aberto e segue até o dia 6 de outubro. Acesse o edital aqui.

Fotos_editadas-1_2.jpg

Coordenadora de Pesquisa e Inovação da PROPESQI, Keylla Urtiga

A Coordenadora de Pesquisa e Inovação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQI), Keylla Urtiga, abriu o evento explicando a importância do Desafio InovaUFPI e convocando os estudantes a participarem. "Este é um momento para os estudantes expressarem suas ideias e colocarem em prática soluções que podem transformar não só a nossa Universidade, mas também a sociedade. Estamos buscando mentes criativas e dispostas a inovar." Keylla ressaltou também o papel do Desafio como uma plataforma de inovação e incentivo ao desenvolvimento de soluções criativas, aproveitando as oportunidades que surgem no ambiente acadêmico.

WhatsApp_Image_2024-10-01_at_10.57.58.jpeg

Fernando Silva Neto, da Investe Piauí, conduziu a primeira discussão 

A primeira oficina foi ministrada por Fernando Silva Neto, representante da Investe Piauí. Ele falou sobre o papel da agência no fomento à inovação e apresentou projetos recentes que podem servir de inspiração para os estudantes no desenvolvimento de suas próprias ideias. Durante sua fala, Fernando destacou o impacto positivo de iniciativas como o Desafio InovaUFPI: "A inovação está na capacidade de enxergar soluções onde ninguém mais vê. E é isso que buscamos com o Desafio: incentivar vocês a desenvolverem essas soluções”, disse. 

Fotos_editadas-8_2.jpg

Ganhador do Prêmio Nobel de Ciência Jovem, Manoel Nunes

Em seguida, o vencedor do Prêmio Nobel de Ciência Jovem, Manoel Nunes, compartilhou sua trajetória até a conquista do prêmio. Ele falou sobre os desafios enfrentados durante o desenvolvimento de seu projeto e enfatizou a importância do comprometimento com a inovação. "Ganhar o prêmio não foi o ponto final, mas um novo começo. Meu conselho é que nunca deixem de acreditar no potencial de suas ideias, pois elas podem ser transformadoras”, exclamou. 

O evento também contou com a presença do diretor do Centro de Tecnologia, Marcos Lira; da superintendente de Comunicação Social da UFPI, Graciele Barroso; do gerente de Inovação Tecnológica da PROPESQI/UFPI, Albemerc Moraes; da vice-coordenadora do curso de Engenharia de Produção, Naiara Cardoso; e do representante de relações institucionais da Fadex, Anderson Soares.

Desafio InovaUFPI 

Podem participar do desafio equipes formadas por um docente e até três discentes regularmente matriculados em cursos técnicos, de graduação ou pós-graduação da UFPI. Os interessados devem seguir as instruções disponíveis no edital, incluindo a anexação do comprovante de matrícula e de vínculo institucional, além do preenchimento de um formulário detalhando o problema a ser solucionado pela equipe e a proposta de solução, com descrição das principais funcionalidades. A competição representa uma oportunidade única para a exposição de projetos e colaboração com especialistas, visando a promoção de soluções que possam impactar positivamente a UFPI.

A premiação para os três primeiros lugares inclui bolsas e uma taxa de bancada. O primeiro lugar receberá seis meses de bolsa, além de até 20 mil reais para despesas de bancada. O segundo lugar ganhará três meses de bolsa e até 14 mil reais, e o terceiro lugar receberá três meses de bolsa com até 10.400 reais de taxa de bancada. As equipes terão seis meses para executar as propostas premiadas.

Notícia relacionada

"Desafio InovaUFPI" vai premiar soluções inovadoras da comunidade acadêmica; inscrições estão abertas