Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > "Desafio InovaUFPI" vai premiar soluções inovadoras da comunidade acadêmica; inscrições estão abertas
Início do conteúdo da página

"Desafio InovaUFPI" vai premiar soluções inovadoras da comunidade acadêmica; inscrições estão abertas

Imprimir
Última atualização em Segunda, 16 de Setembro de 2024, 14h21

WhatsApp_Image_2024-09-16_at_12.15.21.jpeg

Atenção estudante e professores que vivem a realidade acadêmica e possuem ideias inovadoras inovadoras para solucionar questões que envolvem, por exemplo, mobilidade, segurança e outras temáticas da comunidade universitária, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da Universidade Federal do Piauí (PROPESQI) te convida a participar do edital "Desafio InovaUFPI". O período de inscrições está aberto e segue até o dia 6 de outubro. A competição ocorre durante o evento "StartUFPI - Semana de Negócios e Inovação", que será realizado nos dias 17 e 18 de outubro. O evento reúne a comunidade acadêmica e o setor empresarial, com o objetivo de apresentar propostas inovadoras e fomentar a cultura empreendedora. O edital conta ainda com o apoio da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX) e da Investe Piauí.

O "Desafio InovaUFPI" visa estimular a comunidade acadêmica por meio de uma competição multidisciplinar voltada à criação de soluções inovadoras para as demandas da Universidade. Além disso, busca promover a cultura de inovação e empreendedorismo, alinhada aos desafios contemporâneos, e fortalecer o ecossistema de inovação no estado do Piauí.

Para a Coordenadora de Pesquisa e Inovação da UFPI, Keylla Urtiga, a competição realizada durante o StartUFPI é mais uma iniciativa pioneira da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, voltada para promover mudanças positivas na Universidade. “Trata-se de uma oportunidade em que estudantes e professores da nossa Instituição podem se reunir com o intuito de desenvolver ideias inovadoras para solucionar problemas reais enfrentados no ambiente universitário. Como também, é uma chance de aplicar o conhecimento adquirido em sala de aula e colocá-lo em prática”, destaca.

O assessor da PROPESQI, Albemerc Moraes, ressalta que o edital oferece protagonismo aos estudantes da UFPI, incentivando-os a propor soluções para problemas já existentes. "Todas as áreas do conhecimento estão contempladas, com destaque para aquelas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e à formação crítica e tecnologias sociais. Qualquer aluno e docente da Instituição pode participar, formando equipes para propor soluções que tornem a Universidade mais plural, sustentável e inovadora", afirma.

Em relação à participação no evento, as equipes passarão por uma mentoria e a seleção final será feita por uma banca composta por membros internos e externos da UFPI. As três melhores propostas serão premiadas, e as equipes terão seis meses para implementar suas ideias com recursos de bolsas e verba de bancada, com o apoio da FADEX. Além do caráter pioneiro de oferecer protagonismo aos estudantes, as equipes vencedoras terão o compromisso de executar suas propostas ao longo de seis meses.

Inscrições

Podem participar do desafio equipes formadas por um docente e até três discentes regularmente matriculados em cursos técnicos, de graduação ou pós-graduação da UFPI. Os interessados devem seguir as instruções disponíveis no edital, incluindo a anexação do comprovante de matrícula e de vínculo institucional, além do preenchimento de um formulário detalhando o problema a ser solucionado pela equipe e a proposta de solução, com descrição das principais funcionalidades. A competição representa uma oportunidade única para a exposição de projetos e colaboração com especialistas, visando a promoção de soluções que possam impactar positivamente a UFPI.

Premiação

Todos os participantes receberão certificado de participação. A premiação para os três primeiros lugares inclui bolsas e uma taxa de bancada. O primeiro lugar receberá seis meses de bolsa, além de até 20 mil reais para despesas de bancada. O segundo lugar ganhará três meses de bolsa e até 14 mil reais, e o terceiro lugar receberá três meses de bolsa com até 10.400 reais de taxa de bancada. As equipes terão seis meses para executar as propostas premiadas.

Não perca essa oportunidade! Prepare sua ideia e participe do Desafio InovaUFPI. Acesse o Edital e saiba mais sobre o processo de inscrição e como submeter sua proposta!

Fim do conteúdo da página