Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Com o tema “Os jesuítas no sertão do Piauí”, obra é discutida no Bate-Papo do SALIPI 2024

Última atualização em Terça, 11 de Junho de 2024, 11h06

livro_prof._betânia_SALIPI-1.jpg

Bate-Papo com a professora Maria Betânia Guerra Negreiros Furtado

Na segunda-feira, (10), durante a 22ª edição do Salão do Livro do Piauí (SALIPI), o Bate-Papo Literário foi marcado por uma discussão envolvendo o livro "Os jesuítas no sertão do Piauí: 50 anos entre fazendas e rebanhos (1711-1760)" da autora, professora do Departamento de Construção Civil e Arquitetura da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Maria Betânia Guerra Negreiros Furtado. O momento, mediado por Jasmine Malta, trouxe à tona a importante contribuição desses religiosos na região sertaneja do estado.

Durante o debate, foram abordados temas como a presença dos jesuítas nas fazendas e rebanhos do Piauí no século XVIII, suas ações missionárias e educacionais, além do impacto social e cultural deixado por eles na região.

Através da obra de Maria Betânia Guerra Negreiros Furtado, os participantes puderam aprofundar seus conhecimentos sobre a história local e a influência da Companhia de Jesus no desenvolvimento do Piauí.

O livro, publicado pela Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI), busca traçar uma parte essencial da história do Piauí, tendo os jesuítas e as fazendas de criação de gado como cenário principal.

A obra também está disponível para download gratuito no site da EDUFPI, acesse aqui.

livro_prof._betânia_SALIPI-3.jpg