Da esquerda para a direita, o Vice-Reitor da UFPI, Viriato Campelo; e a professora Maria Betânia Guerra Negreiros Furtado, durante lançamento de livro na APL
No sábado (25), a Professora do Departamento de Construção Civil e Arquitetura da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Maria Betânia Guerra Negreiros Furtado, realizou o lançamento do livro: 'Os Jesuítas no Sertão do Piauí: 50 anos entre fazendas e rebanhos (1711-1760)', tendo como palco a Academia Piauiense de Letras (APL). Na oportunidade, o Vice-Reitor, Viriato Campelo, fez a apresentação da obra. Vale ressaltar que o livro tem o selo da Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI).
O Vice-Reitor, Viriato Campelo, comentou sobre a importância do evento: “O lançamento desse livro na Academia Piauiense de Letras teve uma relevância muito grande, uma vez que houve uma aceitação imediata. Esse livro retrata um pouco da história do Piauí, que não tem registros maiores em toda a sua historiografia. Então, nós estamos muito satisfeitos com a receptividade que aconteceu no lançamento. Quero parabenizar a autora pelo excelente trabalho”.
A professora Maria Betânia Guerra Negreiros Furtado expressou sua gratidão pelo lançamento de seu livro: “Foi com imenso prazer que lancei o meu livro, no dia 25 de maio, na Academia Piauiense de Letras, intitulado ‘Os Jesuítas no Sertão do Piauí: 50 anos entre Fazendas e Rebanhos, 1711-1760’. Eu só tenho que agradecer à APL e, em particular, à UFPI, à pessoa do professor Viriato Campelo, que foi o principal responsável para que este livro acontecesse."
O livro, publicado pela Editora da Universidade Federal do Piauí, busca traçar uma parte essencial da história do Piauí, tendo os jesuítas e as fazendas de criação de gado como cenário principal. A obra também está disponível para download gratuito no site da EDUFPI, acesse aqui.
Na ocasião, o evento contou com a participação de acadêmicos e representantes da sociedade, demonstrando a relevância do conhecimento produzido pela UFPI e seu impacto na compreensão da história e desenvolvimento do estado.