Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Roda de conversa sobre “Amamentação e Sustentabilidade” levanta questões importantes no SIUFPI 2023

Última atualização em Sexta, 24 de Novembro de 2023, 17h05

SEG 14 copy

Roda de conversa foi promovida no X SEMAE que faz parte do SIUFPI 2023

Dentre as programações do SIUFPI 2023, a roda de conversa realizada pelo Serviço de Apoio à Amamentação (SAMA), que aconteceu na tarde da última quinta-feira (23), levantou questões importantes sobre maternagem e aleitamento materno. O intuito da roda de conversa foi conscientizar sobre a importância da amamentação e seus benefícios para a relação mãe e filho e também para o meio ambiente.

Inaugurado em 2018, o SAMA é um benefício da Coordenadoria de Assistência Comunitária (CACOM), órgão da PRAEC, que está voltado para a promoção de apoio às mulheres estudantes e trabalhadoras da UFPI. Segundo a coordenação do SAMA, o projeto está passando por uma reestruturação para poder acolher as discentes da Instituição que estão em processo de aleitamento materno.

SEG 18

A escritora e psicanalista Edna Santos, autora do livro 'Maternagem e suas vicissitudes: uma construção para a saúde pública' esteve presente na roda para divulgar a obra. Ela conta que a obra trabalha as complexidades da maternidade e das mudanças que ela proporciona ao longo da vida de uma mãe. "Maternar envolve uma rede de apoio e de políticas públicas, desde o pré-natal. Envolve atenção na saúde básica, principalmente nesse momento da vida que é a infância", conta.

SEG 17

Psicanalista e escritora Edna Santos

Laurenir Dantas, odontóloga e sanitarista da área da saúde pública da PRAEC e integrante do SAMA, conta que o projeto está trabalhando a amamentação como uma área importante no campo social e humano. "Estamos tratando da amamentação como um campo social significativo para o ser humano, tanto no campo biológico, quanto no campo psíquico", diz.

SEG 19

Odontóloga e sanitarista da área de saúde pública da PRAEC, Laurenir Dantas

O estudante de Enfermagem Gustavo Teixeira comentou também sobre a importância da roda de conversa para a área estudada por ele. "Essa mesa-redonda contribui para o entendimento da Enfermagem como uma das protagonistas da discussão. O enfermeiro terá contato contínuo com a mãe e o bebê, e é necessário que haja uma orientação precisa de como a amamentação deve ser realizada", explica.

SEG 20

Gustavo Teixeira, estudante de Enfermagem

A sustentabilidade também foi pauta da roda de conversas, já que o leite materno não necessita de preparos, portanto, o ato de amamentar se torna uma forma saudável de alimentar a criança nos primeiros anos de vida, além de contribuir com a redução na utilização de plásticos e embalagens.

SEG 10

Notícia relacionada:

“Repensando o Social para um Futuro Sustentável” inicia o X SEMAE no SIUFPI 2023

Oficina “Planos e Projetos de Vida” acontece na programação do X SEMAE no SIUFPI 2023