Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI conquista 11 bolsas em chamada adicional do Programa de Produtividade em Pesquisa (PQ) do CNPq

Última atualização em Segunda, 13 de Março de 2023, 11h17

portico 1

Na quinta-feira (9/3), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) anunciou o aumento do número de bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) na categoria 2, que são destinadas a pesquisadores com, no mínimo, três anos de doutorado. Nesse sentido, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) aprovou mais 11 novos projetos, o número se soma às 24 bolsas conquistadas na Chamada Pública Nº 09/2022, o resultado foi divulgado no dia 10 de fevereiro.

Os professores contemplados são: Antonio Wilson Rodrigues da Cunha, Aurenivia Bonifácio de Lima, Carmen Lúcia Silva Lima, Claudia Cristina da Silva Fontineles, Flavio Henrique Duarte de Araujo, Francisco Airton Pereira da Silva, Leilane Rocha Barros Dourado, Ricardo de Andrade Lira Rabelo, Rodrigo de Melo Souza Veras, Romuere Rodrigues Veloso e Silva e Tairon Pannunzio Dias e Silva.

Entre o total de 35 pesquisadores vitoriosos na Chamada Nº 09/2022 e em sua lista adicional, 8 já recebiam o benefício da Bolsa Produtividade em Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (PQDT) da UFPI. Eles são Fabrício Eduardo Rossi, Gerardo Magela Vieira Júnior, Halyson Irene Baltazar, João Marcelo de Castro e Sousa, Renata Barbosa, Antonio Wilson Rodrigues da Cunha, Ricardo de Andrade Lira Rabelo e Rodrigo de Melo Souza Veras.

WhatsApp_Image_2023-03-13_at_10.55.44.jpeg

Professor Tairon Pannunzio Dias e Silva durante trabalho de campo para realização de projeto

Contemplado com o benefício, o professor Tairon Pannunzio Dias e Silva coordena o projeto intitulado “Enzimas fibrolíticas em pré-secado de gramíneas tropicais: qualidade, produção de gases, fermentação ruminal e desempenho de ovinos”.

Segundo o professor Tairon, a concessão da bolsa é o reconhecimento pela dedicação ao ensino, à pesquisa e à formação de recursos humanos, uma vez que nossa proposta envolve alunos de graduação, contemplados com bolsa PIBIC e, alunos de Pós-graduação.

O pesquisador destaca ainda a importância das instituições parceiras como o Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo (CENA/USP) através do prof. Adibe Luiz Abdalla para o desenvolvimento da pesquisa.

Programa de Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQDT - UFPI)

Publicado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQI), o edital disponibiliza recursos por até 2 ano aos docentes que concorreram na chamada do CNPq e que tiveram suas propostas aprovados por mérito, mas que por indisponibilidade de recursos da agência, não foram contemplados com a bolsa. Mais informações sobre a iniciativa da UFPI, consulte aqui.