Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI aprova 24 projetos para o Programa de bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) CNPq

Última atualização em Sexta, 24 de Fevereiro de 2023, 15h50

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) conquistou 24 bolsas na Chamada Pública Nº 09/2022 - Bolsas de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. O número corresponde a 80% das bolsas concedidas às Instituições de Ensino Superior no estado do Piauí. A iniciativa lançada pelo CNPq, teve seu resultado final divulgado no dia 10 de fevereiro, e tem por intuito incentivar o aumento de conhecimento e valorizar pesquisadores que possuam produção científica, tecnológica e de inovação de destaque em suas respectivas áreas acadêmicas.

Entre os pesquisadores contemplados, destacam-se os professores Gerardo Magela Vieira Júnior, Halyson Irene Baltazar, João Marcelo de Castro Sousa e Renata Barbosa. Eles foram beneficiados anteriormente pelo edital de Bolsa Produtividade em Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (PQDT) da UFPI.

Publicado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQI), o edital disponibiliza recursos por 1 ano aos docentes que concorreram na chamada do CNPq e que tiveram suas propostas aprovados por mérito, mas que por indisponibilidade de recursos da agência, não foram contemplados com a bolsa. Mais informações sobre a iniciativa da UFPI, consulte aqui.

“Com a entrada desses 4 novos pesquisadores que atualmente integram o Programa de Bolsa de Produtividade em Pesquisa e em Desenvolvimento Tecnológico da UFPI, edição ano 2022-2023, o nosso Programa cumpre todos os seus objetivos, em especial o de aumentar a competitividade da UFPI juntos às agências de fomento ou instituições que possam financiar a pesquisa científica ou desenvolvimento tecnológico, culminando com a efetiva aprovação desses pesquisadores”, frisou a Coordenadora de Pesquisa e Inovação, Keylla Urtiga.

WhatsApp_Image_2023-02-16_at_10.04.27.jpeg

Professora do Curso de Engenharia de Materiais, Renata Barbosa

A professora do Curso de Engenharia de Materiais, Renata Barbosa, aparece na lista de aprovados na chamada 09/2022 do CNPq. Ela também fez parte do Programa de Bolsa de Produtividade da UFPI. “Nós docentes nos sentimos valorizados pelo Programa lançado pela nossa Universidade. Assim há o incentivo para que possamos submeter projetos de pesquisa e, consequentemente, há impacto no conceito dos PPGs que estamos vinculados”, ressaltou.

Conforme comenta a professora Renata, os recursos obtidos foram essenciais para o desenvolvimento do projeto de pesquisa. “O propósito é fabricar filmes para embalagens poliméricas, sendo aplicadas em produtos alimentícios. A base desse filme é um material polimérico biodegradável, utilizando o amido do mesocarpo do coco babaçu”, explicou.

A UFPI possui no momento 75 bolsistas de Produtividade em Pesquisa pelo CNPq, sendo que 6 novos bolsistas ingressaram pela chamada 09/2022 dos quais 4 estão participando do programa interno PQDT UFPI em 2022/2023 e 4 ascenderam de PQ-2 para PQ-1D.

Destaca-se ainda que 4 pesquisadores ascenderam do nível PQ-2 para o nível PQ-1D. O professor Yuri Jacques constitui um dos nomes que conseguiu ascender para o nível PQ-1D da Bolsa Produtividade do CNPq. Para ele, representa um reconhecimento tanto coletivo como individual.

WhatsApp_Image_2023-02-16_at_10.04.57.jpeg

Professor Yuri Jacques durante apresentação de trabalho

“Esse tipo de conquista aumenta a visibilidade da pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (PPGCA), Campus Professora Cinobelina Elvas, Bom Jesus, e da UFPI como um todo. Historicamente, essa foi a primeira bolsa PQ nível 1 aprovada por um docente do CPCE/UFPI”, enfatizou o professor Yuri Jacques.

O pesquisador também acrescenta a importância da política da Universidade em apoiar a produção dos docentes. Ele pontua que ter sido beneficiado em editais internos da UFPI, a exemplo do Promissão (Missão Internacional) ajudou a fortalecer a internacionalização e publicação de produtos de qualidade. “Esperamos continuar contribuindo para o fortalecimento da pesquisa, inovação tecnológica e formação de recursos humanos de excelência. Por fim, deixo o meu agradecimento a todos que contribuíram de forma direta ou indiretamente e ao meu Grupo de Pesquisa em Conservação do Solo e Qualidade Ambiental (CSQA)”, destacou.