Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reabertura dos RUs é comemorada pela comunidade acadêmica
Início do conteúdo da página

Reabertura dos RUs é comemorada pela comunidade acadêmica

Imprimir
Última atualização em Quarta, 30 de Março de 2022, 10h45

retornoru2-2_copy.jpg

Restaurante Universitário Central em Teresina

Os Restaurantes Universitários (RUs) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) estão sendo reabertos à comunidade acadêmica a partir desta segunda (28/03), após a suspensão das atividades presenciais por conta da pandemia. Voltaram a receber os usuários já nesta segunda o RU central (CCN) e RU 2 (Espaço Rosa dos Ventos), no Campus de Teresina, e o RU do Campus de Picos. Os Restaurantes de Floriano e Bom Jesus devem retomar a oferta de refeições a partir desta terça (29/03), após a normalização da entrega de alimentos pela empresa contratada. Já o RU do CCA permanece fechado para reformas.

retornoru2-8.jpg

Divisórias em acrílico reforçar separação para aumentar segurança dos usuários - Foto: RU Central/ Campus de Teresina

No RU Central, em Teresina, foi tranquilo o fluxo de usuários no almoço durante este primeira dia de reabertura. O clima era de muita alegria pela volta do serviço. Outro ponto positivo foi a volta da oferta da alimentação vegana. Isaías Costa, aluno de Odonto, um dos primeiros chegar para almoçar comemorou a volta do RU. "Ótima comida. Estou feliz com a volta do RU", disse.

Satisfação com o retorno também no RU do Campus de Picos. Os usuários mantiveram os cuidados para permanência no espaço e elogiaram a volta do queridinho da UFPI. "O almoço estava incrível! Já faz dois meses que estavámos longe de casa. O RU voltar foi uma das melhores coisas que aconteceu desde que chegamos" , escreveu uma usuária nas redes sociais do RU do CSHNB.

A coordenadora dos RUs celebra a reabertura do serviço, política de maior alcance para garantir a permanência estudantil na Instituição. "Está sendo positivo este primeiro dia de reabertura. Os usuários gostaram do cardápio e se sentiram acolhidos e seguros para fazer suas refeições." destacou Sueli Teixeira. 

retornoru2-4.jpg

RU Central em Teresina estendeu horário de funcionamento em trinta minutos no almoço, que vai até às 14h

Em Teresina, estão sendo servidas inicialmente entre 1200 e 1400 refeições no almoço, distribuídas entre os RU Central e RU 2. O horário de funcionamento passa a ser das 11 às 14 horas para almoço, inclusive para o RU Central que antes da pandemia fechava meia hora mais cedo. Já no período do jantar, os RUs funcionarão das 17 às 19 horas. No interior, os horários de atendimento nos RUs de Floriano, Bom Jesus e Picos se manterão os mesmos: das 11 às 13h30 para almoço; e das 17 às 19h, para refeição de jantar. Inicialmente, o atendimento será de segunda a sexta. 

retornoru2-12.jpg

Organização do acesso para usuários do RU Central em Teresina. Entrada e saída por acessos separados

Entre as medidas de biossegurança adotadas, estão a delimitação das filas com organizadores de sinalização, além da marcação do espaçamento de 1,5m entre as pessoas. Nas mesas, as cadeiras estão alternadas para evitar o contato, além da instalação de divisórias de acrílico. 

Fim do bandejão - A grande novidade na reabertura é a substituição das tradicionais bandejas de aço inox por pratos de louça. Além de evitar o desperdício de comida, a medida tem objetivo de modernizar o serviço de alimentação, aproximando usuários de uma proposta de RU mais afetivo em que o usuário tem na Universidade o uso do mesmo tipo de utensílio que usa em casa. 

Alimentação vegana - Com o retorno dos RUs, as refeições vegetarianas/veganas voltam a estar disponíveis à comunidade acadêmica. A novidade é que para consumir não é necessário um cadastro prévio, basta demonstrar interesse na entrada do restaurante.

Como ter acesso - Para entrada no RU, os estudantes precisam apresentar a carteira de estudante ou o comprovante de matrícula acompanhado de documento com foto. No caso dos servidores, será solicitada a apresentação do crachá ou contracheque atualizado e um documento oficial com foto. Já os colaboradores terceirizados precisam estar com a farda da empresa que fazem parte. É recomendável também portar o comprovante de vacinação físico ou digital para eventual consulta. Vale lembrar que a comprovação de vínculo é de responsabilidade do usuário. 

Para adequar a quantidade de refeições à capacidade de atendimento dos RUs, especialmente em Teresina, será realizada a venda de apenas 1 ficha por usuário. As fichas estarão à venda a partir de 15 minutos antes da abertura dos restaurantes, ou seja, das 10h45 às 14h no almoço e das 16h45 às 19h no jantar. Para quem possuir fichas compradas antes da pandemia, em 2020, a troca deve ser feita durante a próxima semana (28/3 a 1º/4), para aquisição de fichas atualizadas. Os valores não sofreram alterações. 

Taxas e Valores das Refeições dos Restaurantes Universitários (Resolução Nº 52/19 – CAD)

Confira o cardápio para Bom Jesus entre os dias 29 de março a 1 de abril.

Confira o cardápio para Floriano entre os dias 29 de março a 1 de abril.

Confira o cardápio para Teresina entre os dias 28 de março a 1 de abril.

Confira o cardápio para Picos entre os dias 28 de março a 1 de abril.

Todas as informações sobre os Restaurantes Universitários da UFPI estão disponíveis no site da PRAEC.

 

Fim do conteúdo da página