Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reunião garante a realização da eleição do CCS no dia 16 de julho

Reunião garante a realização da eleição do CCS no dia 16 de julho

Última atualização em Terça, 13 de Julho de 2021, 21h52

WhatsApp_Image_2021-07-09_at_19.43.07.jpeg

Reunião ocorreu no Departamento de Educação Física no Setor de Esportes

A Superintendência de Tecnologia de Informação (STI/UFPI) promoveu nesta sexta (9) uma reunião entre a direção do Centro de Ciências da Saúde (CCS), a comissão responsável pela nova eleição dos dirigentes do Centro e as chapas participantes para garantir que está mantida para a próxima sexta (16) a escolha dos novos diretor(a) e vice-diretora do CCS.

A preocupação é assegurar o direito de participação integral dos votantes no processo eleitoral com a inclusão das listas de professores, técnicos, alunos de graduação e de pós e também dos residentes no SIGEleição, módulo dos Sistemas SIG da UFPI que permite votação on-line de forma ágil e segura.

Entenda - A Comissão Eleitoral divulgou inicialmente, conforme consta no aditivo ao Edital 01/2021, que a eleição de dirigentes do Centro iria ocorrer nesta sexta (9/07). Porém, segundo a plataforma oficial de registro de pedido de eleição à STI, Sistema Sinapse-UFPI, a votação foi marcada pela própria comissão para acontecer apenas dia 16/07. Por essa razão, na noite dessa quinta (8), a comissão anunciou que o processo de eleição do CCS foi "adiado". Além disso, o dia 9/07 diverge da data da eleição do CCS, que foi sugerida e aprovada pelo Consun para acontecer dia 7 de julho.

Na reunião, o Superintendente da STI observou que a realização de votações pelo SIGEleição precisa seguir normas da Universidade, que estabelecem prazo mínimo de 10 dias úteis entre o registro do pedido no Sinapse e a data de realização do pleito. Porém, segundo o Superintendente Jaclason Veras,  a comissão só formalizou o pedido da eleição ao STI no dia 2 de julho, e a última lista de votantes foi enviada apenas dia 6 de julho. As normas de eleições on-line na UFPI, que contam no site da STI, foram definidas ainda em novembro em 2020, pela gestão anterior, poucos dias após a primeira eleição do CCS, que ocorreu dia 11 de novembro - e que foi anulada. A atual gestão está ratificando o cumprimento das normas para manter a toda a legalidade e coesão para um pleito seguro.

A STI esclareceu ainda que está tomando todas as providências para a realização tranquila da eleição do dia 16 de julho, com a inserção minuciosa das listas com os nomes dos quase 3 mil votantes ligados ao CCS e a realização dos testes no SIGEleição, como vem ocorrendo nas quase 80 votações on-line realizadas na UFPI com uso da plataforma.

WhatsApp_Image_2021-07-09_at_19.43.09.jpeg

Superintendente da STI, Jaclason Veras

"Nós, da STI, estamos nos comprometendo que dia 16 de julho faremos todo o necessário para que a eleição ocorra perfeiramente para não gerar problemas e que a comunidade do CCS possa ter toda a tranquilidade para manifestar nas urnas seu desejo para a gestão do Centro", afirmou Jaclason Veras.