Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Campus da UFPI em Bom Jesus passa a oferecer residência agrícola; inscrições abrem nesta segunda (22)

Última atualização em Segunda, 22 de Março de 2021, 08h39

Egressos dos cursos de Engenharia Agronômica ou Agronomia terão a oportunidade de fazer residência no Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE) da UFPI em Bom Jesus. A qualificação integra o Projeto “Jovens Agrônomos na Agricultura do Cerrado Piauiense” e faz parte do programa Residência Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), com o intuito de atender a agricultura do Cerrado Piauense. Proposto pelo professor Fabio Luiz Zanatta, do CPCE, o Programa é destinado a profissionais, que tenham finalizado o curso a menos de 24 meses.

As atividades do projeto inciam na próxima segunda-feira (22), com a abertura das inscrições para participar da seleção, podendo ser feitas por meio do formulário. Podem concorrer egressos dos cursos de Engenharia Agronômica ou Agronomia, entre 15 e 29 anos. Além desses critérios, estudantes dos referidos cursos que já finalizaram as disciplinas (inclusive estágio) também estão aptos para se inscrever. As inscrições encerram no dia 31 de março.

Na prática, o professor Fabio Zanatta explica que os egressos dos dois tipos de cursos interessados pelo Programa passarão por uma seleção após estarem devidamente inscritos. Em seguida, irão atuar com a supervisão de técnicos e orientação da coordenação do Projeto, realizando atividades diárias, sendo beneficiados com uma bolsa correspondente ao valor de R$1.200,00, paga pelo MAPA, por meio da FADEX (pelo período de até um ano).

O professor Fábio também compartilha que esse representa o primeiro Programa que abrange a área das Ciências Agrárias por inteiro, contemplando também a agricultura. Nessa perspectiva, ele contribui para o aperfeiçoamento dos profissionais, garantindo melhores inserções dos mesmos no mercado de trabalho. Ainda segundo o professor, é comum que muitos egressos tenham dificuldades iniciais, porque a agricultura é uma área que necessita de bastante experiência prática. No seu entendimento, o Projeto é uma iniciativa importante para a Universidade, já que completa o ciclo iniciado com os estudos pelos discentes. “O objetivo é a inserção no mercado de trabalho e o sucesso profissional dos egressos, confirmando a qualidade do ensino ofertado na Instituição e reconhecendo os esforços alocados na formação desses jovens”, finaliza.

Com o Programa, a ideia é qualificar jovens profissionais das áreas de ciências agrárias e afins, promovendo a inserção desses no mercado de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento da agricultura brasileira. A expectiva para o estado é bastante positiva, uma vez que visa diminuir o desemprego e contribuir para o sucesso profissional dos jovens, além de garantir o desenvolvimento regional e da agricultura do Piauí.

Para mais informações, acesse o edital aqui.