Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI desenvolveu quase 500 projetos e programas de extensão desde o início da pandemia

Última atualização em Segunda, 01 de Fevereiro de 2021, 10h50

WhatsApp_Image_2021-01-27_at_11.21.49.jpeg

Mesmo com a pandemia da covid-19, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) não deixou de beneficiar a comunidade com o alcance de seus projetos de extensão, desempenhados por alunos, professores e técnicos da Instituiição. Segundo a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC), foram realizados, ao longo de 2020, 478 programas e projetos extensionistas, adaptados para perpectiva online a fim de preservar a saúde de todos. Em janeiro de 2021, 317 programas e projetos ainda estão vigentes.

A PREXC e os extensionistas responderam rápido às necessidades advindas com o período de isolamento social e de pandemia. Ainda em abril de 2020, a Pró-reitoria lançou o edital de seleção e fomento a projetos de extensão no enfrentamento à covid-19 e suas consequências, destinando R$ 180.000,00 para pagamento de bolsas. Foram deferidas 75 propostas e selecionadas 15 para receber as bolsas durante seis meses.

Os projetos apresentados atendiam a grupos diversos, como idosos, mulheres, professores, estudantes, gestantes, agricultores (as) familiares, populações não-humanas, por exemplo.  Os temas também eram ricos e variados, versando sobre saúde física e mental, educação, alimentação saudável, combate à fake news, artes, diálogos, tecnologias da informação e comunicação, dentre outros.

Além dos projetos voltados para o enfrentamento à covid-19 e suas consequências, a PREXC e os extensionistas encontraram meios para a execução dos projetos e programas apresentados antes da pandemia. “Um projeto que, no primeiro momento, era executado presencialmente, por meio de visitas, passou a ser feito por videoconferência. Os estudantes, também, procuraram gravar vídeos, divulgar informações no YouTube ou outras tecnologias disponíveis, adaptando-se à nova realidade. Com isso, a grande maioria dos projetos de extensão, que demandam o contato com a comunidade, foram adaptados”, informou a Pró-reitora da PREXC, professora Deborah Dettmam Matos.

WhatsApp_Image_2021-02-01_at_09.38.46.jpeg

Pró-reitora da PREXC, professora Deborah Dettmam Matos

A Pró-reitora explicou, ainda, que os projetos e eventos de extensão têm acontecido seguindo os protocolos de segurança determinados pelas autoridades sanitárias. “Apesar da dificuldade, a extensão não parou. Antes disso, temos recebido centenas de requerimentos com novas propostas. A dificuldade das atividades presenciais propiciou um ambiente favorável para que as novas mídias possam alcançar um público externo que, fisicamente, não seria possível. Ocorre o mesmo com os eventos, que, anteriormente, estavam restritos à capacidade do auditório, mas que agora não encontram mais restrições quantitativas de capacidade e custos. Estas mudanças são definitivas e, ainda que todos sejam vacinados, creio que perdurarão e impactarão definitivamente a extensão universitária”, finalizou.

Saiba mais sobre a PREXC, programas e projetos de extensão acessando a página da Pró-reitoria aqui.