Página inicial > Últimas Notícias - PRAEC > NAU/PRAEC – Reunião de Inserção dos novos bolsistas BINCS e BINCS-ES

NAU/PRAEC – Reunião de Inserção dos novos bolsistas BINCS e BINCS-ES

Última atualização em Sexta, 18 de Outubro de 2024, 16h15

Nas datas 10 e 11 de outubro de 2024 a Equipe do NAU/PRAEC realizou a Reunião de Inserção dos Auxiliares Acadêmicos da Bolsa de Inclusão Social (BINCS) e da Bolsa de Inclusão Social - Estudante Surdo (BINCS-ES) que ingressaram na primeira etapa dos Editais 05/2024 e 06/2024 PRAEC/UFPI, respectivamente.

A Bolsa de Inclusão Social (BINCS) é um benefício no valor de R$500,00 (quinhentos reais) destinado ao/à estudante regularmente matriculado/a e frequente nos cursos de graduação presencial da UFPI que presta auxílio acadêmico a um/a outro/a estudante que seja público-alvo da educação especial/PAEE (Pessoas com deficiência, pessoas com Transtorno do Espectro Autista - TEA e Altas habilidades/superdotação), também regularmente matriculado/a e frequente nos cursos de graduação presencial nesta Instituição. Para concorrer a Bolsa de Inclusão Social – Estudante Surdo (BINCS - ES) o/a estudante necessita apresentar habilidades em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), pois prestará auxílio acadêmico a um/a estudante surdo/a (público-alvo da educação especial/PAEE).

Os bolsistas da BINCS são intitulados/as auxiliares acadêmicos e desempenham a função da tutoria entre pares que é entendida como uma atividade acadêmica de interação do/a estudante (tutor/auxiliar) com outro estudante (tutorado/auxiliado) na qual utilizam estratégias pedagógicas que contribuirão para o desenvolvimento de competências educacionais, sociais e interpessoais dos estudantes, tendo como público-alvo os/as discentes vinculados ao Núcleo de Acessibilidade da UFPI.

Na oportunidade foram realizados acolhimento e orientações sobre o papel e compromissos do/a auxiliar acadêmico/a, os critérios para permanência e desligamento na bolsa, além dos instrumentais de acompanhamento: o Plano de trabalho: com atividades que serão desenvolvidas ao longo do mês com base na rotina acadêmica e necessidades demandas pelo/a estudante PAEE e o Serviço Pedagógico; a Frequência: com o relatório das atividades que foram desenvolvidas entre os pares e o Relato de experiência: registro da experiência de ser auxiliar acadêmico/a durante o semestre.

Nesta primeira etapa ingressaram 14 auxiliares acadêmicos, sendo 11 bolsistas BINCS e 03 bolsistas BINCS-ES. Os Editais 05/2024 e 06/2024 PRAEC/UFPI são de fluxos contínuos com vigência até janeiro de 2025.

pog_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy.jpg

Descrição da imagem: Fotografia colorida em plano vertical de uma sala de paredes brancas, onde se encontram pessoas (mulheres e homens) sentadas em cadeiras dispostas em círculo, e uma profissional do NAU, que aparece de costas e em pé do lado direito da imagem. Com cada uma das pessoas sentadas se vê, total ou parcialmente, uma pasta azul-escura e papéis.

pog_1_copy_copy_copy_copy_copy.jpg

Descrição da imagem: Fotografia colorida em plano horizontal mostra sete pessoas (quatro mulheres e três homens) lado a lado e em pé olhando e sorrindo em direção à câmera. Três delas usam crachá da UFPI e outras três seguram pasta de cor verde. Ao fundo paredes brancas e portas de madeira.

pog_2_copy_copy_copy_copy_copy_copy.jpg

Descrição da imagem: Fotografia colorida em plano vertical de uma sala de paredes brancas, onde se encontram pessoas (mulheres e homens) sentadas em cadeiras dispostas em círculo, e uma profissional do NAU, que aparece em pé, de costas para a câmera e de frente para o círculo.