1. Descrição
É o serviço que presta atendimento, acompanhamento e orientação educacional aos estudantes vinculados aos benefícios da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários – PRAEC, bem aos demais estudantes da comunidade universitária desta Instituição.
2. Objetivo
Auxiliar pedagogicamente os estudantes desta instituição, com a finalidade de que estes concluam seus cursos com êxito, minimizando as retenções e eliminando as possibilidades de evasão.
3.Público-Alvo
Estudantes beneficiados pelos programas da PRAEC e demais estudantes desta instituição.
4. Pré-requisitos
Está vinculado aos programas da PRAEC; ser estudante desta instituição.
5. Pedagogos Responsáveis
Nº | NOME | TELEFONE | |
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• Pedagoga Ma. Cremilda Monteiro Lima |
(86) 3215-5642/3215-5645 |
6. Fluxo Geral do SEPE
6.1 ACESSO
a) Ingresso nos benefícios – os estudantes receberão do Profissional do Serviço orientações acerca do acompanhamento e dos critérios para permanência em cada programa. É realizada a análise do histórico e registro da média simples (MS) do último semestre cursado. Se apresentarem baixo rendimento terão agendados atendimento individual e conforme cada situação poderão ser encaminhados a serviços internos de apoio ao estudante ou externos, conforme a necessidade.
b) Encaminhado por Outros Serviços/Coordenações – para os estudantes encaminhados é agendado um atendimento individual. Este é realizado de acordo com sua disponibilidade de horário. Considerando a situação apresentada, são feitas orientações pedagógicas e, se necessário, há encaminhamento para serviços internos de apoio ao estudante ou externos, conforme a necessidade.
c) Estudante de demanda espontânea – seguem os passos descritos no item b.
6.2 ATENDIMENTO
De modo geral, o atendimento é realizado analisando a situação acadêmica do estudante e, segundo a necessidade, é agendado um atendimento individual. No caso de estudantes vinculados aos benefícios da PRAEC, são repassadas orientações relativas às normas para a permanência em cada programa.
Atendimento Individual – destina-se aos estudantes com baixo rendimento acadêmico ou outras necessidades educacionais. Nele é feita uma escuta da situação do estudante. Em seguida, é aplicado um questionário de sondagem sobre seus hábitos de estudos. A partir deste questionário são feitas orientações pedagógicas e construído um plano de estudo adequado às suas necessidades
6.3 ENCAMINHAMENTO A SERVIÇOS INTERNOS DE APOIO AO ESTUDANTE OU EXTERNOS
Realiza-se após análise da situação do estudante, quando é verificada a necessidade de apoio de outros profissionais. O encaminhamento pode ser direcionado a serviços de apoio internos desta instituição, bem como, a serviços externos.
7. Fluxograma do processo