Teve inicio em 22.08 um curso ofertado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) em parceria com a FIOCRUZ, sobre o IFBrM - índice de Funcionalidade Brasileira para Avaliação Biopsicossocial da Deficiência no estado do Piauí, o primeiro estado a aderir ao Plano Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência - Novo Viver sem Limite. A formação é direcionada a profissionais das áreas da saúde, assistência social e educação que atuam em municípios do Estado , com primeira etapa realizada online entre os dias 22 e 30.08 e etapa presencial que acontece esta semana,entre os dias 02 e 04.09 . O IFBrM foi aprovado em 2020 como um instrumento base para a avaliação da deficiência e deverá ser utilizado para implantação de um sistema unificado a ser adotado pelo Governo Brasileiro, conforme prevê a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (BRASIL, 2015).
As representantes da UFPI neste projeto são as professoras Maria Dilma Andrade e Carla Andréa, ambas atuantes no Núcleo de acessibilidade da UFPI.
Oportunamente destaca-se da relevância deste momento em que o índice está sendo validado para uso no sistema vigente de avaliação, visto que estamos saindo do modelo de Classificação Internacional de Doenças (CID) para a Classificação Internacional de Funcionalidades e Incapacidade em Saúde (CIF) e, de forma inovadora estamos adotando critérios biopsicossociais, demarcando uma mudança de paradigma junto este processo de avaliação.
Imagem em plano horizontal de um print de tela de um computador com mosaico de câmeras, das quais 39 estão ligadas e mostram imagens de pessoas (numa delas, encontram-se 5 pessoas juntas) e 3 estão desligadas. Todas estão com os respectivos nomes de exibição dos usuários. De todos os participantes, 44 são mulheres e 2 são homens.
Imagem colorida em plano aberto e vertical apresenta duas mulheres em pé sorrindo em direção à câmera, uma de cada lado de um painel redondo de fundo amarelo-claro, no qual está ilustrado o mapa do Piauí preenchido com diferentes símbolos de acessibilidade coloridos. No painel, também encontra-se o texto “PIAUÍ COM UM OLHAR BIOSPSICOSSOOCIAL NAS AVALIAÇÕES DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA”, com o nome Piauí parcialmente cortado.
Imagem colorida em plano fechado e horizontal mostra algumas pessoas dispostas lado a lado ao redor uma mesa. Do lado esquerdo, uma mulher de perfil direito encontra-se em pé e segura um microfone posicionada na direção das que estão sentadas à mesa. Também do lado esquerdo, dois homens sentados seguram instrumentos musicais. Ao fundo, uma parede verde e um slide que ilustra o mapa do Piauí ao lado de um texto.
Imagem colorida em plano fechado e horizontal com uma mulher em pé em diálogo com a plateia fazendo uso de microfone. Do lado esquerdo, duas mulheres em pé. Ao fundo, além de mesas, cadeiras e outros itens, um slide de fundo branco.