Representantes da UFPI Participam de Seminário Sobre o Sistema Nacional de Avaliação Unificada de Deficiência (Avaliação Biopsicossocial)
Nos últimos dias 26, 27 e 28 de junho, representantes de diversos setores da UFPI, ligados aos atendimentos às pessoas com deficiência (PCD), participaram do Seminário sobre o Sistema Nacional de Avaliação Unificada da Deficiência (SISNADEF). Os setores – PREG, Perícia Médica, PARFOR, CEAD e PRAEC – enviaram profissionais das áreas de pedagogia, psicologia e serviço social. Dos campi de Floriano e Picos, tivemos a presença de servidores da assistência estudantil e de alguns professores.
A avaliação biopsicossocial é um passo fundamental para transformar o modo como a deficiência é interpretada e abordada no Brasil para fins de acesso às políticas públicas e sua implementação exige a criação de um Sistema Nacional de Avaliação Unificada da Deficiência, o qual objetiva unificar os critérios e processos de avaliação em todo o país. Esse sistema trará inúmeros benefícios tanto para as pessoas com deficiência quanto para o Estado brasileiro, uma vez que haverá maior eficiência na gestão de recursos humanos, financeiros e orçamentários, eliminando retrabalho e sobrecarga das equipes de avaliação e promoverá a padronização de critérios para avaliar e caracterizar a deficiência, garantindo justiça e equidade no reconhecimento da condição de deficiência.
O Seminário foi uma oportunidade única para disseminar conhecimento sobre a avaliação biopsicossocial e o SISNADEF, destacando sua importância para a defesa dos direitos das pessoas com deficiência, sendo dias de muitos aprendizados e trocas de experiências. O Piauí foi o estado escolhido para implementar o projeto piloto com aplicação da avaliação em uma pequena amostra de PCDs que, após análise, servirá de modelo para o restante do país. O Seminário teve como organizadores: Secretária Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - SNDPD/MDHC, Secretaria Nacional da Política de Cuidados e Família/MDS, Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Banco Mundial e Secretaria Estadual para Inclusão de Pessoas com Deficiência - SEID Piauí.
Descrição da imagem: Fotografia colorida em plano horizontal e aberto com sete mulheres, representantes da UFPI, ao lado de um painel com logos e título do evento (Seminário sobre o Sistema Nacional de Avaliação Unificada da Deficiência no Estado do Piauí - Avaliação Psicossocial). As pessoas olham e sorriem para a câmera.
Descrição da imagem: Fotografia colorida em plano horizontal e aberto com oito representantes da UFPI (sete mulheres e um homem) parcialmente à frente de um painel com logos e título do evento (Seminário sobre o Sistema Nacional de Avaliação Unificada da Deficiência no Estado do Piauí - Avaliação Psicossocial). As pessoas olham e sorriem para a câmera.
Descrição da imagem: Fotografia colorida em plano fechado mostra uma mulher em pé com microfone na mão ao lado de outra que segura um cartaz. Elas fazem apresentação para as pessoas que estão sentadas, a maioria de costas, dentre elas, uma pessoa em situação de cadeira de rodas. Ao fundo, uma projeção de slide.
Descrição da imagem: Fotografia colorida em plano aberto com cinco representantes da UFPI (quatro mulheres e um homem) posicionadas em pé e sorrindo para a câmera.