As assistentes sociais do NAU, Rafaella Santiago e Thaís Guimarães, visitaram 07 (sete) bibliotecas públicas no período de 15 de agosto a 06 de setembro de 2023 com objetivo de agregar novos parceiros para tecer a Rede de Leitura Inclusiva do Piauí, trocar experiências e vivências para fortalecer as instituições.
A Rede de Leitura Inclusiva é um projeto encabeçado pela Fundação Dorina Nowill para Cegos que visa estreitar as relações entre professores, educadores, bibliotecários leitores, audiodescritores, tradutores e interpretes de libras, organizações sociais etc. para disseminar a leitura inclusiva e acessível pelo Brasil e garantir o direito da pessoa com deficiência nas ações e políticas de livro e leitura. Inclusive o GT da Rede de Leitura Inclusiva Piauí se reunirá dias 19 e 20 de setembro na Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castelo Branco com representante da Dorina Nowill São Paulo.A Rede de Leitura Inclusiva é um projeto encabeçado pela Fundação Dorina Nowill para Cegos que visa estreitar as relações entre professores, educadores, bibliotecários leitores, audiodescritores, tradutores e interpretes de libras, organizações sociais etc. para disseminar a leitura inclusiva e acessível pelo Brasil e garantir o direito da pessoa com deficiência nas ações e políticas de livro e leitura. Inclusive o GT da Rede de Leitura Inclusiva Piauí se reunirá dias 19 e 20 de setembro na Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castelo Branco com representante da Dorina Nowill São Paulo.
No ensejo, cada Biblioteca recebeu o kit da coleção “Dorinha pelo Brasil: Inclusão sem barreiras” que contem cinco livros tinta-braille impressos; cinco CDs com audiodescrição referentes aos livros; um CD com os títulos audiolivros e marca páginas em braile. Além disso, foram orientados sobre os cursos gratuitos da Fundação Dorina Nowill e sobre o cadastro na Dorinateca que é uma biblioteca virtual da Fundação Dorina que disponibiliza para download, livros acessíveis para organizações promovam a leitura inclusiva. O acervo é composto por mais de 5.000 livros acessíveis nos formatos: Braille, Digital Acessível DAISY, MP3 e Fonte Ampliada. Assim, as pessoas com deficiência visual podem usufruir do material acessível através do acesso à internet.
Bibliotecas que foram visitadas:
Biblioteca Municipal H. Dobal, Biblioteca Municipal São João, Biblioteca Municipal Abdias Neves, Biblioteca Municipal Fontes Ibiapina, Biblioteca Municipal da Costa e Silva, Biblioteca Estadual Desembargador Cromwell de Carvalho, Biblioteca do Tribunal de Contas do Estado do Piauí.
Fotografia em plano aberto com um grupo de três mulheres sentadas à mesa
em visita à Biblioteca Municipal H. Dobal
Fotografia em plano aberto com um grupo de quatro pessoas sentadas em um
um tapete na Biblioteca Municipal São João, ao fundo estantes com livros.
Fotografia em plano fechado com um grupo de três pessoas de pé na
Biblioteca Municipal Abdias Neves. Elas seguram a coleção Dorinha
pelo Brasil nas mãos. Ao fundo, estante de livros.
Fotografia em plano fechado com um grupo de quatro mulheres de pé na Biblioteca
Municipal Fontes Ibiapina. Elas seguram a coleção Dorinha pelo Brasil nas mãos.
Fotografia em plano fechado com um grupo de quatro mulheres de pé, na
Biblioteca Municipal da Costa e Silva.
Fotografia em plano fechado com um grupo de três pessoas de
pé na Biblioteca Estadual Des. Cromwell de Carvalho
Fotografia em plano fechado com um grupo de três pessoas na
Biblioteca do Tribunal de Contas do Estado do Piauí.