Página inicial > Últimas Notícias - PRAEC > NAU/PRAEC: O Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU) celebra os seus 8 anos

NAU/PRAEC: O Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU) celebra os seus 8 anos

Última atualização em Terça, 25 de Outubro de 2022, 16h49

O Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU), vinculado à Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), completou (8) oito anos de existência neste domingo, 23 de outubro de 2022. O NAU foi aprovado pela Resolução CAD/UFPI Nº 28 em 23 de outubro de 2014, a partir da submissão do Projeto de Criação do Núcleo, elaborado por estudiosos na área de educação especial e inclusiva da Universidade Federal do Piauí UFPI.

O NAU é um setor que oferece serviços multiprofissionais e tem como finalidade garantir ações de fomento à permanência, desenvolvimento pessoal e aprendizagem de estudantes público-alvo da educação especial (PAEE), a saber: pessoas com deficiência (física, visual, intelectual, psicossocial, auditiva e surdez, múltipla), pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) e com altas habilidades/superdotação. Desta forma, a ação do NAU contribui, entre outras coisas, com a diminuição das taxas de evasão deste público e com o desenvolvimento pessoal, emocional e educacional dos/as estudantes PAEE. A equipe é composta por duas assistentes sociais, uma pedagoga e uma psicóloga. As ações envolvem desde a escuta e orientação de alunos/as e professores/as, até a realização de eventos e a promoção de atividades culturais ao público-alvo.

Durante todo o mês de outubro, o NAU vem realizando retrospectiva de suas ações nas mídias sociais (IG: @nau_ufpi/site: nau.ufpi.edu.br), assim como presenteando com botons da Campanha “Se liga na Inclusão” os/as servidores/as da UFPI e parcerias externas que atuaram diretamente com o Núcleo e são parte da construção da inclusão na instituição.

a.png

#paratodosverem: imagem em plano horizontal com a imagem de três objetos. Uma embalagem de pacote de papel com o texto “NAU 8 anos-Gratidão”. Ao centro, um cartão com o texto: “O NAU faz 8 anos e você faz parte dessa história! Gratidão! A sua força move o mundo”. Logo abaixo do cartão, um boton em formato de broche fixado. Na lateral direita, uma caixa com fita de cetim verde e com uma arte no tampo contendo o texto: “Nau 8 anos – Gratidão! Uma equipe pequena em tamanho, mas grande em determinação. Parabéns, equipe! Sem vocês nada disso seria possível”.