Na última quarta-feira (11/09/19) foi realizado, no auditório do Campus Amílcar Ferreira Sobral, na Universidade Federal do Piauí, o evento Setembro Amarelo em alusão ao mês de sensibilização e prevenção do suicídio, que foi conduzido pelos professores Bruna Cavalcante e José Cláudio Lira, ambos do curso de enfermagem.
Alunos da universidade, professores, servidores e a comunidade em geral, se juntaram para ouvir discussões a respeito e participar de forma ativa com perguntas e depoimentos sobre o tema.
O evento contou com a colaboração das psicólogas Idalina França, Juliana Dias e Ana Maria Batista — essa última, psicóloga do Núcleo de Apoio ao Estudante da UFPI, que falou sobre a importância do atendimento psicológico para os alunos do campus. Esteve presente também, a cirurgiã-dentista Marina Holanda, que traçou relações sobre o fenômeno suicídio e sinais identificados na cadeira do dentista.
A programação do evento ainda contou com a apresentação de um grupo musical formado por alunos e um “jantar amarelo”, preparado pelo restaurante universitário.
O suicídio é um fenômeno complexo e silencioso, mas sua ocorrência pode ser minimizada com pequenas atitudes de fala ou escuta. Procure ajuda de um profissional.