Aconteceu na manhã da última terça-feira (15), a solenidade de abertura do curso de capacitação sobre prevenção às drogas. O evento tem por objetivo orientar e formar professores, servidores da educação, estudantes e instituições a desenvolver ações com o objetivo de cuidar dos problemas relacionados ao uso das drogas. O curso é uma realização da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em parceria com a Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas do Estado do Piauí (CENDrogras), Polícia Militar do Piauí e a Secretária de Educação do Piauí (SEDUC).
Mesa de Honra em solenidade de abertura
Na ocasião, estiveram presentes a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, Profa. Dra. Cristiane Bezerra; o Prof. Me. Carlos Eduardo Leal, representando a coordenação do evento; Sâmio Falcão Mendes, representando a Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas do Estado do Piauí; e representando a Polícia Militar, a coordenadora estadual do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), Major Elizete Lima.
Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, Profa. Dra. Cristiane Bezerra
Em seu pronunciamento, a Professora Cristiane Bezerra destacou a satisfação da Universidade em promover tal iniciativa. "A parceria exitosa entre essas instituições já rendeu bons frutos, não só para a UFPI, mas para a sociedade piauiense. Então nessa oportunidade será realizado um curso de capacitação, em que o maior ganho será a multiplicação de pessoas qualificadas que serão responsáveis por levar a todo Piauí, informações e orientações na prevenção às drogas. Além da edição de hoje, no dia 19 de abril acontecerá em Floriano, 24 de maio em Picos, 16 de junho em Bom Jesus, 21 de julho em Parnaíba, e no intervalo entre agosto e dezembro outros cinco municípios do nosso estado serão contemplados com o curso de capacitação".
Coordenador da CENDrogas, Sâmio Falcão
O Coordenador da CENDrogas, Sâmio Falcão, parabenizou o empenho da equipe da PRAEC ao conduzir a organização do curso de capacitação. "Eu gostaria de agradecer a todos da UFPI pelo acolhimento e dedicação na realização deste evento. A CENDrogas vem trazer um pouco da nossa missão promovida no Piauí, nas políticas públicas sobre drogas, desde a prevenção, passando pelo tratamento, recuperação, reinserção social, redução de danos, reiniciação familiar. Então no decorrer do dia, nós iremos aproveitar a oportunidade para manter o diálogo, para poder posteriormente ofertar o acolhimento às pessoas que sofrem dependência química", afirmou.
Coordenadora Estadual do PROERD, Major Elizete Lima
Na sua fala, a Major Elizete Lima explicou as atividades exercidas pelo PROERD. "O PROERD é um programa de prevenção às drogas, em que as polícias militares do Brasil fazem dentro das escolas. Policiais militares fardados vão para dentro das salas de aula ensinar as nossas crianças e adolescentes a dizer não às drogas e violência. O projeto tem duração de 10 semanas, e a cada semana é tratado um assunto diferente, como por exemplo, o uso de drogas lícitas e ilícitas, mas nós vamos bem além disso, porque debatemos sobre bullying e outras violências. Após a conclusão do curso, as nossas crianças passam por uma formatura, recebendo um certificado, demonstrando que elas estão capacitadas a dizer não às drogas".
Após a abertura do curso de capacitação sobre prevenção às drogas, aconteceu a primeira palestra intitulada "As ações do estado nas políticas públicas sobre drogas e o papel da família nessa temática", ministrada pelo Gerente de Políticas Públicas do CENDrogas, Adeílson Medeiros Moura Costa. Será emitida declaração de participação ao final do evento, com carga horária de 8 horas.