Página inicial > Últimas Notícias - PRAEC > UFPI recebe Fórum Regional de Pró-Reitores de Assuntos Estudantis

UFPI recebe Fórum Regional de Pró-Reitores de Assuntos Estudantis

A Reunião Regional Nordeste do FONAPRACE (Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Estudantis) acontece na Universidade Federal do Piauí (UFPI), este ano. O encontro reúne profissionais em torno de debates visando à melhora da política de apoio estudantil nas instituições federais de ensino superior.

A abertura do evento ocorreu no Cine Teatro, na quarta-feira, dia (06/05), às 19:00hrs. A mesa de honra contou, dentre outros, com o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis da UFPI, a Profª. Dra. Cristiane Batista, o Vice-Coordenador Nacional do Fonaprace, Thompson Lopes (UFPB), o Secretário Nacional de Políticas Afirmativas, o professor Ronaldo Barros e o acadêmico Merval Pedro Guimarães Neto, representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE/UFPI).

Em seguida ocorreu a palestra de abertura com a Profª. Dra. Janeusa Trindade de Souto, abordando a assistência estudantil no Brasil antes e depois do PNAS (Política Nacional de Assistência Social).

No segundo dia de debates, vários profissionais, dentre assistentes sociais, nutricionistas, pedagogos, psicólogos, dentistas, coordenadores de restaurantes universitários e os Pró-Reitores de assuntos estudantis de várias universidades federais de estados do nordeste, dividiram-se em grupos, tanto para propor melhorias, avaliar o atual cenário das políticas voltadas ao estudante quanto trocar experiências acerca do que é feito nas universidades a respeito de temas como saúde, moradia, bolsas, cultura, esporte, lazer e alimentação.

“Sempre esperamos que as regionais possam contribuir para alavancar todo o nosso processo de discussão em nível nacional, apresentando bons encaminhamentos e e ótimas sugestões”, afirmou o vice –coordenador nacinal da FONAPRACE, Thompson Lopes.

O FONAPRACE se propõe a pensar sobre o atual momento de políticas estudantis e propor novas ideias que aperfeiçoem esses auxílios.

Cenidalva Teixeira, diretora do Departamento de Assuntos Estudantis, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), ressaltou os resultados concretos que o fórum já alcançou desde 1985 quando foi criado.

Pela tarde a palestra A Importância das Ações Afirmativas e suas Relações com a Assistência Estudantil do Secretário Nacional de Políticas Afirmativas (SEEPPIR),  Ronaldo Barros, relacionou a lei das cotas, a importância econômica dos negros para o país com o atual cenário de movimentos afirmativos e o quadro de racismo ainda corrente.

Sobre o encontro ele comentou: “O FONAPRACE  sempre apresenta bons resultados, sobretudo aqui no nordeste, normalmente os encontros norte e nordeste tem qualificado os encontros nacionais: sempre apresentam propostas novas, sempre enfrentam os problemas, seja na área de restaurantes, de saúde, de bolsas, atividades esportivas, inclusão e políticas afirmativas, então colocar isso na pauta e apresentar uma solução para o MEC (Ministério da Educação) para ampliar os recursos do PNAS (Programa Nacional de Assistência Estudantil) sempre é importante”

“As pessoas se mostraram extremamente receptivas para as discussões deste fórum, esperamos ótimos resultados e muitos ganhos”, disse o coordenador da Regional Nordeste, Antônio Glaúcio de Sousa Gomes (UFCG).

O terceiro dia do evento foi marcado pela finalização dos debates dos grupos e a elaboração da Carta do FONAPRACE/Nordeste, onde consta as principais discussões, propostas de soluções e encaminhamentos.

A Carta do fórum é enviada para o encontro nacional a ser realizado em Brasília/DF ainda este mês.